A Associação Atlética Paraisense é uma agremiação da cidade de São Sebastião do Paraíso (MG). Seu Estádio é o Comendador João Alves de Figueiredo, com capacidade para 9 mil pessoas. A Mais Querida ou Verdona foi Fundado no dia 05 de Março de 1919, pelo Coronel Alfredo Serra Júnior, o ‘Dr. Serrinha’.

HISTÓRIA

O clube tem uma história rica em altos e baixos. Em 1956 disputou a final do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão e perdeu para o Valériodoce naquela lembrança da perda de dois pênaltis do jogador Mingo. Somente nos anos 80, que a Verdona voltou a brilhar. Onde enfrentou e ganhou de equipes que faziam parte da elite dos campeonatos mineiro e paulista. No Estádio Comendador João Alves já jogaram grandes times como Fluminense, Santos, Cruzeiro, Atlético, Guarani e Ponte Preta, de Campinas, Botafogo e Comercial de Ribeirão Preto, além de grandes equipes do cenário regional e nacional.

TÍTULO

As maiores conquistas do Paraisense ocorreram no Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, tendo no currículo dois vices (1989 e 1995) e o título obtido no Campeonato Mineiro da Terceira Divisão, em 2001. Participou do Campeonato Mineiro da 1ª Divisão em quatro oportunidades: 1990 (8º lugar), 1991 (8º lugar), 1992 (15º lugar) e 1996 (12º lugar). Em1989, em uma partida emocionante ela empatou com o Ipiranga em Manhuaçu e subiu pela primeira vez a elite do futebol mineiro.

DECLÍNIO

Após bons tempos, o Paraisense viveu estado de abandono. Uma visão terrível para os seus torcedores que viram o mau estado de conservação das arquibancadas, muros que cercam o estádio, principalmente na lateral na rua que dá acesso aos armazéns do extinto IBC. Uma parte do muro ao lado dos vestiários, de frente para a Rua Delmira Figueiredo Westin estava  inclinado, com ameaça de desabamento.

REVIRAVOLTA

A partir de 2013, o clube voltou a “respirar sem ajuda de aparelhos“. Inicialmente com as categorias de base e tem um ótimo projeto para o futuro. A ideia é que em apenas três anos a equipe possa disputar o Campeonato Mineiro Sub-17 e Sub-15 e também jogar a Taça BH da mesma categoria.

Posteriormente, o intuito é voltar a disputar o Campeonato Mineiro profissional. O Estádio recebeu uma pintura na última semana e por fora melhorou o seu aspecto.

 Abaixo (Foto) da Associação Atlética Paraisense (anos 40)EM PÉ (esquerda para a direita): Waldemar Lanzoni, Baiano, Enzo Lizareli, Renan Mambrini, Ciro de La Torre, Zé Riva, João Marcomini (Campolongo), Dr. Nei e Rey. AGACHADOS (esquerda para a direita):: Lu, Juca Mafra, Agnaldo Guidi, Miltinho e Ari.

FONTES & FOTOS: Página do clube no Facebook – Jornal do Sudeste – Blog Portal Esporte Notícia – Wikipédia

   
© 2019 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha