POR: Gaspar Vieira Neto
Até bem pouco tempo, não se sabia qual tinha sido o primeiro clube de futebol a surgir no Amazonas. Mas,após exaustiva pesquisa, o professor Gaspar Vieira pôde finalmente esclarecer essa dúvida. O Racing Club Amazonense foi realmente o 1º clube de futebol a surgir em Manaus e em todo o Amazonas, embora há referencias que antes dele teria existido em Manaus um time inglês de nome desconhecido.

Waldemiro Carvalho e Pedro Ricevich, jogadores do Racing Club em 1910

O Racing foi Fundado no dia 13 de maio de 1906.O clube nasceu da iniciativa do jovem maranhense José Conduru Pacheco que conheceu o futebol em uma viagem que fizera a Belém do Pará.

Ao voltar para Manaus percebeu que não havia nenhum clube pebolístico na cidade pois o “Football“ainda era desconhecido para muitas pessoas, sendo ainda uma prática restrita dos ingleses que residiam na capital amazonense.
Conduru reuniu um grupo de amigos na casa itatyaia (Rua Marechal Deodoro com a Municipal) e, com eles,fundou o pioneiro clube. Além disso ele ainda tirou dinheiro do próprio bolso para encomendar,d a Europa, bolas e chuteiras.

O campo oficial do Racing era na praça Floriano Peixoto, no bairro da Cachoeirinha e sua sede social localizava-se na Rua Saldanha Marinho, 62 – Centro de Manaus. Suas cores eram o preto e branco. Teve como grandes rivais as equipes do Sport Manáos, Brasil e Manáos Athletic.

Viu desfilar em suas fileiras os primeiros craques da história de nosso futebol como o atacante Alberto Balalai e o goleiro Horizonte Ramos. Em 1912 devido uma crise financeira de seus sócios, o pioneiro clube do futebol Baré se extinguia pra sempre.

O Racing foi o maior responsável pela popularização e consolidação do futebol no Amazonas no início do século XX, impulsionando aquele, até então, curioso esporte entre os manauaras.

E José Conduru foi o principal responsável em impulsionar e divulgar o futebol entre os jovens amazonenses pois foi através de sua persistência,ideal e amor ao esporte que o futebol foi, timidamente, sendo conhecido de toda a população Baré.

 

FONTE: Professor e Pesquisador do Futebol Amazonense, Gaspar Vieira Neto 

  2 Responses to “Racing Club Amazonense: 1º Clube de Futebol do Amazonas”

  1. Valeu amigo!
    Agora sabemos como começou o futebol amazonense! rs

    Abraços

  2. Sergio,

    Excelente artigo pontuado os primordios do futebol amazonense, antes do primeiro estadual em 1914.

    Abs.

   
© 2018 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha