O Euterpe Football Club foi o primeiro e único clube de futebol surgido no Amazonas e, no norte do Brasil,formado somente por jogadores negros. O clube foi fundado no dia 07  de Agosto de 1919 pelo carteiro Benedito Peixoto.

Sua sede social localizava-se na residência de número 108 da rua 24 de maio. Suas cores eram o verde e branco. Na ata de sua fundação,ficou decidido que o Euterpe só aceitaria sócios e jogadores de cor negra.

Sobre a origem do nome do clube há uma curiosa teoria. Segundo se diz,o nome Euterpe seria um trocadilho que na verdade queria dizer “Eu Preto”,como uma maneira de identificar a cor da pele de seus integrantes.

A sua primeira diretoria teve o próprio Benedito Peixoto como presidente e Floriano Santana como capitão do time titular. Em 1920,o Euterpe filiava-se á federação local e foi inserido para participar do campeonato amazonense daquele ano.

Em sua estreia, perdeu de 6 a 1 para o Manáos Sporting. No ano seguinte,em 1921, novamente o clube estreava com uma derrota por goleada. Dessa vez perdia para o Rio Negro por 9 a 1,sendo que o solitário gol dos euterpianos foi marcado por Dodó.

O Euterpe costumava realizar suntuosas festas em sua sede social, aos sábados. O clube também organizava torneios festivos no Parque Amazonense. O único título conquistado pelo clube foi de um torneio realizado em 1920, onde o Euterpe conquistou a taça “27° BATALHÃO DE CAÇADORES“.

Com o tempo,o clube faria duas modificações.Devido á grande procura de novos sócios,o Euterpe passava a aceitar pessoas de outras raças, abrindo caminho para brancos e pardos.

O clube também mudava de endereço, passando a sua sede a instalar-se na casa de número 5 da rua Costa Azevedo. O Euterpe revelou bons jogadores. Os principais foram Dodó (Domiciano Borges) e Patrício, que foi um dos maiores dribladores do futebol amazonense em seus primórdios.

Assim como o Vasco e o Bangu, no Rio de Janeiro,o Euterpe também ajudou a quebrar as barreiras do preconceito racial no racista futebol brasileiro do início do século XX. O clube foi extinto no ano de 1930 mas já havia entrado para a história como o primeiro clube de futebol, formado somente por negros, a disputar um campeonato estadual de futebol no Brasil (1920).

 

FONTE: Professor e Pesquisador do Futebol Amazonense, Gaspar Vieira Neto 

   
© 2019 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha