O Catalão Foot-Ball Club foi uma agremiação do Município de Catalão (GO). Fundado em 1913, a equipe catalano foi um dos primeiros clubes a surgirem em Goiás. Apesar de ficar a 256 km da capital goiana, na década de 10, Catalão possuía uma população de 30 mil habitantes mais do que o dobro de Goiânia (13 mil habitantes).

Enquanto o futebol ainda engatinhava, o Catalão Football Club já possuía um terreno para a construção de uma praça de esportes. Apesar de não ter participado oficialmente do Campeonato Goiano, o clube foi de estrema importância no desenvolvimento do futebol goiano.

 

Campeão Goiano ‘Extra-oficial’ em 1923

Abaixo um outro escudo do Catalão FBC, que não consegui identificar (apenas imagino como seja). Na dúvida, optei em não redesenhar para não criar um escudo ‘Fake’. Mas apresento para o caso de alguém enxergar melhor do que eu! Sobre as cores, o short é branco, camisa amarela com a gola e mangas na cor grená. O contorno do escudo é no estilo do ‘São Paulo F.C.’. O restante não consegui interpretar com exatidão.

 

Fontes e Fotos: Blog Nosso CatalãoPrimórdios do Futebol em Goiás de Cleber Dias - Livro ‘Arquivos do Futebol Goiano’, de autoria de João Batista Alves Filho 

  3 Responses to “Catalão Foot-Ball Club – Catalão (GO): Fundado em 1913”

  1. Sergio,

    Boas conclusões.

    A bela cor grená, do Catalão FBC, a sua recuparação histórica, faz com que este nosso trabalho, “quase” silencioso, ser importante para a constatação do equilibrio de forças e caracteristicas dos grandes centros metropolitano (capitais) e as cidades do interior, cada qual com sua importancia.

    Hoje, até os estudos linguisticos da ligua portuguesa no Brasil, concluiram que o dialeto caipira, vindo da Lingua Geral, por varios seculos foi a lingua dos brasileiros, é perfeitamente aceitavel, falar como o matuto caipira, não existinto o certo ou o errado na forma de se expressar.

    Abs.

    Quem sabe, a partir destes trabalhos, não incentive ao moradores de Catalão a utilizar a camisa Retrô do pioneiro do Estado, o Catalão Foot-Ball Club, na cores Grená, campeão extraoficial de 1923.

    Eu gostaria de utilizar uma aqui em Botucatu.

  2. Meu amigo Ielo,

    Sei que você é muito criterioso e minucioso, tanto nos seus trabalhos quanto na analise das demais publicações.

    Por isso sei que os seus elogios têm embasamentos! Obrigado!

    Sobre a relevância do Interior ela é pública e notória. Só não vê quem não lê! Historicamente o Interior colabora em todos os setores deste país. No desporto há diversos exemplos. Como o basquete brasileiro que sobrevive até hoje graças ao Interior paulista.

    Mas voltando ao Catalão… Acredito que este clube ditou moda, no que tange a cor grená. Me atrevo a dizer que Goiás é o estado com o maior número de clubes que utilizaram a ‘Cor Grená’. Agora sabemos quem ‘deu o pontapé’ nesse aspecto!

    Um grande abraço!

  3. Sergio,

    Excelente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Que belo trabalho de pesquisa.

    Desculpe a “puchada de sardinha“, mas é o “interiorr” de Goiás mostrando sua força e sua história…

    Itumbiara, Anapolis, Goias Velha, Pi-ra-can-ju-ba, Ceres, Morrinhos, Buriti, Pirinópolis, Pires do Rio, Santa Helena, Rio Verde, Goianás, epá digo Nova Veneza, Formosa, Silvania, Luziânia, Itaperaí, Caldas Novas, Dupla Sertaneja, Aparecida, São Miguel do Araguaia, Anicuns, Corumbá de Goias, Goiatuba, Goianésia, São Luis do Monte Belo, Alexânia, Quirinópolis, e tantas outras belas cidades.
    Mas, há que poderia ter sido escolhida para ser capital do Estado na decada de 30, CATALÃO, que tem hoje um grande representante, o Clube Recreativo Atlético Catalão – CRAC,´é o berrçô do futebol goiano, junto com a antiga capital Goiaz Velho.
    Um Estado que já foi divido, e continua grande. É… Goiás

    Parabens Sergio pelo minucioso trabalho,

    Abs.

    Lembrando: Que hoje temos também o Campeonato do Norte de Goias que cresce a cada ano paralelo ao Campeonato Estadual.

   
© 2019 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha