Encontrei um distintivo diferente do Esporte Clube Italva.  Essa agremiação fica no Município de Italva (14.063 habitantes, segundo o Censo IBGE/2010), localizado na Região Noroeste Estado do Rio de Janeiro. A equipe alvinegra foi Fundada no dia 28 de Março de 1945, possui a sua Sede e também o Estádio Jorge Nasser (capacidade para 5 mil pessoas), na Rua Olívia Faria, s/n – no centro de Italva.

Estreou no profissionalismo em 1993 ao disputar o Campeonato Carioca da Série C. Terminou o primeiro turno na liderança, mas no returno perdeu força a ficou na 3ª colocação. Em 1994, recebeu o convite da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) para integrar o Campeonato Carioca da Série B, mas na fase inicial ficou em terceiro lugar em seu grupo e não se classificou para a fase final.

Em 1995, é convidado a integrar uma divisão acima, a Intermediária, mas fica em terceiro em seu grupo na fase inicial e acaba eliminado do campeonato. Em 1996, se licenciou das competições profissionais. Retornou em 2007, quando o Italva participou do Campeonato Carioca da Série C.

Escudo atual

No mesmo ano o Italva emprestou o elenco para a seleção local disputar e ganhar o Campeonato das Ligas Municipais promovido pela Ferj. A seleção de Italva venceu a de Cachoeiras de Macacu na final, consagrando-se campeã do torneio. Na Terceira Divisão a campanha é boa e o clube se classifica para a Copa Rio de 2008, torneio que dá vaga ao campeão para a Copa do Brasil.

Contudo, o clube não consegue na Terceira Divisão chegar à fase final do torneio, pois sucumbe na anterior. Nesse ano, voltou a se licenciar das competições novamente, não jogando sequer a Copa Rio, por conta de dívidas com a Ferj. Atualmente, o Italva participa das competições citadinas e torneios na região e também no Espírito Santo.

PS: O escudo foi extraído da foto acima, quando o Esporte Clube Italva foi vice-campeão  da III Copa Vale do Paraíba de 1998. Claramente, tanto o distintivo quanto o uniforme foram inspirados no Atlético Mineiro.

 

Fontes: Blog do clube – Wikipédia

   
© 2019 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha