O São Paulo Futebol Clube foi uma agremiação da cidade de Goiânia (GO). Fundado em 1955, pelos irmãos Colicchio, do antigo município de Campinas (atualmente um bairro de Goiânia). O ‘Tricolor Goiano’ teve vida efêmera e existiu apenas três anos. Nesse curto espaço de tempo, disputou dois Campeonatos Goianos da 1ª Divisão.

Estreou em 1956, e não fez feio. Conseguiu um empate e uma vitória contra o Vila Nova (2 a 2 – 2 a 1, respectivamente), terminando na 7ª posição, num total de 10 clubes. Ainda nessa temporada, o São Paulo acumulou goleadas sofridas impactantes: 10 a 3 e 11 a 0, ambos para o Goiás; 7 a 1 para o Atlético Goianiense.

Quem mais aproveitou esses placares elásticos foi o atacante ‘Tão Segurado’, do Goiás, que dos onze gols assinalados, balançou as redes sete vezes. No ano seguinte (1957), o São Paulo fez uma campanha decepcionante, terminando em último lugar. Dos 16 jogos, só venceu um; empatou outro e foi derrotado em 14 oportunidades.

Alguns fatos curiosos. Novamente o Vila Nova foi derrotado (2 a 1), mas no segundo turno conseguiu enfim vencer a primar: 2 a 0. Além disso, o ‘Tricolor Goiano’ sofreu algumas goleadas para o Atlético (4 a 0); Goiânia (4 a 1 e 4 a 0); Mariana (4 a 0).

Contudo, a maior goleada sofrida aconteceu no dia 27 de julho de 1957, quando humilhado pelo Goianás por impressionantes 14 a 1. Desse montante de gols, o atacante Dimas marcou a metade: sete gols.

Fonte: Livro “30 anos de Futebol em Goiânia”, publicado em janeiro de 1975, de autoria de Lisita Junior, pela Editora Dom Bosco – Rsssf Brasil

   
© 2018 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha