O Santa Rita Esporte Clube foi uma agremiação da Cidade de Goiânia (GO). Localizada no antigo Município de Campinas (com a criação da nova capital de Goiás: Goiânia, deixou de ser município passando a ser um Bairro), a equipe áureo-anil foi Fundada em 1959, por um grupo de dirigentes de Campinas, dentre os quais Elon Soares, que tinha como meta montar um time competitivo.

Depois as cores do time foi inspirado no uniforme igual da Seleção Brasileira. No mesmo ano em que surgiu, o Santa Rita debutou no Campeonato Goiano da 1ª Divisão, terminando na penúltima posição.

Em 1961, o time deu início a uma arrancada ao conquistar os títulos do Torneio Início e o Campeonato Goiano, ambos referentes a 2ª Divisão. Veio o ano de 1962, que ficou marcado na história do clube, uma vez que fez uma campanha excelente no Goiano da 1ª Divisão, ficando com o vice-campeonato.

A campanha do Santa Rita foi a seguinte: 15 pontos em 11 jogos, com sete vitórias; um empate e apenas três derrotas; marcando 27 gols e sofrendo 19. O campeão foi o Vila Nova que somou 20 pontos.  A equipe áureo-anil ainda disputou o Goiano de 1963, antes de se incorporada ao Campinas E.C.

  

Fonte: Livro “30 anos de Futebol em Goiânia”, publicado em janeiro de 1975, de autoria de Lisita Junior, pela Editora Dom Bosco – Rsssf Brasil

   
© 2019 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha