Agregando a publicação do amigo e membro Júlio Diogo, apresento o ‘Campeão do Torneio Início Niteroiense de 1937′: Clube Combinado 5 de Julho é uma agremiação da cidade de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. O ‘Gigante da Zona Norte foi Fundado numa terça-feira, do dia 05 de Julho de 1927, por iniciativa de um grupo de amigos que se, num terreno baldio, próximo a uma farmácia situada na Praça do Barreto, local então usado para a prática de futebol nos finais de semana.

Breve história

A primeira sede foi na Rua Guimarães Júnior, em frente ao Café Triângulo, próximo ao Humaitá, tendo se transferido para a sobreloja da Padaria Pão Relvas, na Praça do Barreto, local onde foi elaborado o primeiro Estatuto da Entidade.
O Clube Combinado 5 de Julho conseguiu o terreno localizado atrás do Mercado do Barreto, por ato do saudoso Governador Roberto Silveira, atendendo a reivindicação do ex-presidente do clube Armando Barcellos, em cujo local se construiu o atual ‘Complexo Social Esportivo’, na Rua Primeiro de Março, s/n, na Praça do Barreto, em Niterói.

Sede social

O Complexo Social Esportivo 5 de Julho, ocupa uma área de 10.800 m, onde construiu a Praça de Esportes, Ginásio Armando Barcellos, Parque Aquático, Enfermaria, Sauna, Churrasqueiras, Sala dos Grupos, Cobertura Recreativa onde funcionam playground, quadra de peteca e futevôlei, prancha abdominal, barra e cavaletes para exercícios físicos e um pequeno campo de futebol para a garotada, se constituindo, sem dúvida num excepcional ponto de concentração popular, contando com uma história brilhante e com 1.666 sócios proprietários.

Presidiram o Clube Combinado 5 de Julho

Antônio Vitoriense, Adão Saraiva, Horácio, Armando Barcellos, José de Andrade (Zé Cunhado), Milton Ribeiro Filho, José Manoel Lopes Maia (Zequinha), Anedir (Didico/Mandato Tampão), Aureliano Monteiro, Antônio de Oliveira (Toninho/Mandato tampão), Enésio Fonseca, José Carlos da Silva Burgos e Ronaldo Ferreira Nunes.

 

Medalha de Tiradentes

Curiosidades

‘Gigante da Zona Norte já foi agraciado com a ‘Medalha de Tiradentes’ (é destinada a premiar pessoas que hajam prestado relevantes serviços à causa pública do Estado do Rio de Janeiro). Apesar do clube ser Alviverde, na foto (abaixo) é possível notar que o escudo no centro da quadra possui faixas verticais na cor vermelha e o time do Combinado 5 de Julhoque enfrentou o Botafogo, pelo Estadual de Vôlei Infantil Feminino – utiliza o uniforme da cor azul. E atrás da quadra dá para ver na parede o distintivo nas cores verde e branco.

Fontes: Acervo Pessoal

 Fotos: Google Maps – Blog Juca Júnior – Wikipédia

 

  10 Responses to “Clube Combinado 5 de Julho – Niterói (RJ): Fundado em 1927”

  1. Verdade meu irmão Toninho!
    No ritmo sem atravessar na avenida! Rsrs

    Abração!

  2. Realmente, o show não pode parar.

    É justamente isso o que exprime a batuta daquele que labuta.

    Grande abraço

  3. Obrigado Toninho!!
    A labuta e a música tem um ponto em comum: O show não pode parar!

    Abração irmão!!

  4. Mais um excelente trabalho.

    Parabéns irmão!!!

    Abração

  5. Parabéns Sérgio!
    Excelente artigo! Este escudo me lembra de clubes argentinos.
    Abs!
    Basei

  6. Parabéns pessoal por mais essa relíquia.

  7. Valeu Julio!
    Podemos dizer quer somos quase uma Fênix! Rsrs

    O importante que o pior já passou.
    Agora é continuarmos a fazer o que sabemos: pesquisar!

    Abração!

  8. Belo artigo Sérgio !! Pensei que era um clube já extinto de vida curta, mas é um clube social e esportivo importante de Niterói !! Mais uma vitória de todos !! E pensar que o blog quase acabou!!!

  9. Valeu Virginio!
    Essa eu tinha, mas pensava ser um mero clube social!
    Mas com a publicação do Julio Diogo vi que o clube tinha história!

    Esse é um exemplo que a união faz a força!
    Um apresenta um dado… Vem o outro e agrega
    Afinal não podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo!
    Por isso que o coletivo de pessoas unidas é “Grupo”.
    E o coletivo de pessoas desunidas é “Bando”. rs

    Abração!

  10. Mais uma pérola para os amantes da história do futebol.

   
© 2019 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha