Após duas décadas longe dos gramados, o Nacional Futebol Clube, do município de Pombal (PB), está de volta. Fundado no dia 12 de junho de 1988 e com Sede na Rua Jerônimo Rosado, 410, no centro de Pombal. A agremiação Alviverde pombalense se profissionalizou três anos depois (1991). O Nacional disputará o Campeonato Paraibano da Série B pela quarta vez: 1992, 1993, 1994 e agora em 2014.

O Nacional de Pombal manda os seus jogos no Estádio Municipal Francisco Pereira Vieira, Pereirão, com capacidade para 5 mil pessoas. Nos jogos realizados nos seus domínios, o Nacional conta com um excelente público que praticamente lota as dependências do Pereirão.

 

Com uma população de 32.110 habitantes (segundo o IBGE de 2010), Pombal fica a 372 km de distância da capital paraibana. Abaixo uma foto recente do Nacional (posado).

História  do Nacional de Pombal

Tive o prazer de conversar com o presidente e fundador do Nacional Futebol Clube, Romero Freitas que falou um pouco da história do clube pombalense!

Nome, Fundação e escudo

“o nome e o escudo surgiu quase do nada o time voltou agora e eu deixei tudo como era antes sou conservador demais o time surgiu num domingo (12 de junho de 1988) de manhã, após uma reunião para disputar o campeonato citadino. Na época só tínhamos seis jogadores ai juntamos três equipes da região e formamos o Nacional. À tarde fomos a campo e vencemos por 1 x 0 a equipe do Constituinte, que era o time da cidade da época”.

O pioneiro no futebol profissional da cidade

“A partir daí o Nacional virou time grande da região, conquistando cinco títulos. Depois se tornou o primeiro time da historia de Pombal a se profissionalizar, participando de quatro segundas divisões da Paraíba, onde chegamos perto de subir no primeiro ano mas esse ano foi fantástico”.

Relação estreita com o clube

‘Sou grato ao Nacional, onde atuei e depois fui presidente e agora tomo conta dele como meu é uma das minhas grandes paixões. O meu filho de seis anos também já é um apaixonado pelo time”.

Um Debutante com suor, luta e lágrimas

“No primeiro ano em que estreamos (em 1992) a Federação Paraibana de Futebol criou a Segunda Divisão, que até então não existia. Na época o presidente da entidade mandou convites para várias equipes. O convite que nos foi dado, aceitamos. Porém, sabíamos que precisávamos resolver algumas pendengas, a principal era que não tínhamos um estádio”

“A guerra política naquela época era grande! Tínhamos um campo de terra batida sem segurança nem alambrado e nem vestiário e o prefeito queria emolir o estádio que só tinha as paredes. Mas não desanimei e corri atrás. Falei com amigos e políticos e tirei dinheiro do meu bolso para reformamos o estádio e deixá-lo em condições”.

Estádio foi inaugurado meia-hora antes do time estrear

“Montamos o time e estreamos em casa em 1992 contra o Sport de Teixeira e vencemos por 2 x 0. O fato engraçado deste jogo foi que a reforma do estádio terminou 30 minutos antes do jogo foi uma loucura o alambrado foi finalizado quando o arbitro entrou em campo”.

Bateu na trave!

“Disputamos seis jogos no primeiro ano e só perdemos dois jogos, justamente para que dois times que conseguiram o acesso para a Primeira Divisão. Em casa éramos. O time daquele ano foi o melhor de todos. Tínhamos jogadores de nomes na Paraíba, inclusive, que já foram campeões paraibanos. as adversidades eram muitas como  a falta de transporte, segurança da arbitragens, que só favorecia time da casa, comidas com produtos pra adoecer os times que vinha de fora. Mesmo com tudo isso,  terminamos em terceiro lugar a dois pontos atrás do primeiro colocado”.

Fontes e Fotos: Wikipédia – Página do clube no Facebook – Romero Freitas

  2 Responses to “Nacional Futebol Clube – Pombal (PB)”

  1. Amigos conversei com o presidente do Nacional de Pombal! Como o jornalismo está na veia…
    Fiz uma matéria e agreguei na publicação! Entre outras coisas a fundação completa!

    Abração!

  2. Só para acrescentar que aquele escudo antigo do Nacional de Pombal (um circulo verde, com um uma faixa circular fina da cor branca dentro e no centro a letra “N” é verdadeira! Esse novo escudo foi feito para a volta do clube ao futebol profissional!

    Abraço a todos!

   
© 2019 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha