Escudo inédito rarissimo encontrado em papel timbrado por Guilherme Nascimento, em arquivos de correspondências enviados ao Santos FC, repassado ao Rodolfo Stella.

Em 1917, houve a fusão, com a intenção de fortalecer a equipe de futebol, do América Foot-Ball Club e o Paraná Sport Club, clube dos funcionários da empresa American South Brasilian Engineering Company, que era sediada em Ponta Grossa e transferiu-se para a capital .

A união destes clubes proporcionou em seu primeiro ano, ser campeão paranaense em 1917, mas no ano seguinte não reeditou boa campanha ficando na 5ª colocação (penultimo lugar) e acabou desfazendo a fusão em fevereiro de 1919.

 

 

O América FBC volta a participar do campeonato paranaense em 1919 e o Paraná SC em 1920.

Como muitos já sabem, o América FBC em 1924, realiza nova fusão e definitiva com o Internacional SC, originando o grande Clube Atlético Paranaense.

  

Fontes:

Escudo papel timbrado encontrado por Guilherme Nascimento, repassado para Rodolfo Stella.

Histórico e dados: Livro “Futebol Paraná História”.

Comentários de Rodrigo Santana, baseado em pesquisas no Jornal A República da dec de 10 e 20.

 

  7 Responses to “América Paraná Sport Club – Curitiba / PR”

  1. Ielo,

    Se no timbrado está sem, acredito que não haja dúvidas. A respeito das cores e das datas, acho eu, que já podemos mudar no artigo.

    Att.

  2. Rodrigo,

    1. Sobre o hífen, foi justamente pelo papel timbrado que surgiu a dúvida. Pelas regras de ortografia não deveria ter o hífen, mas como se trata de nome proprio e da ortografia do começo do século passado e os jornais também utilizavam o hífen fica a dúvida.

    2. Realmente as cores da foto do América foram suposições, considerando os tons escuros de cinza, e a afirmação ser da equipe do América, mas poderia ser perfeitamente rubro-verde com detalhes em branco. Pelo relato de sua fonte do Jornal A Republica, ela deixa claro que o uniforme da final era tricolor, “pelas gloriosas cores alvi-rubro-verde do pavilhão americano”. Seria a foto que está no livro a formação da final do campeonato?

    3. Não há mais dúvida sobre a data de fundação do Paraná SC.

    4. Desconhecia está fusão do Internacional e a mudança de nome, seria bem plausivel a mudança do escudo, no mínimo na substituição da letra “F” para letra “S”. Se o América Paraná SC, mesmo tendo durado 2 anos, teve novo uniforme e novo escudo, é bem provável que o Internacional Sport Club também tenha novo escudo, como novo papel timbrado. Lembrando sempre que os paranaenses, principalmente os curitibanos, sempre tiveram a preocupação com a qualidade dos seus escudos e o rigor da indetificação. Considero Curitiba uma das cidades com os melhores escudos brasileiros.

    Abs.

  3. Olá Ielo,

    1 – O nome da equipe encontrei das duas formas nos jornais, porém se você reparar no timbrado o nome é sem o hifem. Sobre as cores, na minha opinião, não restam dúvidas e a equipe usava o vermelho, verde e branco.
    2 – Você cita que o America está com uniforme rubro-negro na foto de 1917, mas como sabemos que sejam essas as corres se a foto é em preto/branco?
    3 – A respeito da data de fundação, em 2005, os autores do livro “Paraná Futebol História” (1990) lançaram uma edição revisada, o livro “Futebol do Paraná: 100 anos de História” e neste já está correta a informação, cita que o clube foi fundado em 30/05/1912.

    Outra dúvida que possuo no futebol paranaense é a respeito do Internacional. O mesmo foi fundado com o nome Internacional Foot-Ball Club. Contudo o mesmo fez uma fusão com o Centro Hípico Paranaense em 1921 e passou a chamar Internacional Sport Club. Alguém sabe se o escudo também mudou?

  4. Rodrigo,

    Muito boas suas considerações.

    No livro fonte temos na pag 5 a data de fundação do Paraná SC sendo 30 de novembro de 1910, já na pag 6 ele descreve que só disputaria a primeira partida com o Coritiba em 1912, considerando a sua fonte do Jornal A República de 25 jun 1912, assim concluimos que sua fonte é melhor que a do livro, pois é o Jornal da época.
    O mesmo podemos dizer das cores, tanto do Paraná SC, como da fusão América Paraná SC, assim a possibilidade da mudança de cor do papel timbrado é plausivel, ou a propria grafica da época utilizou erroneamente outra tinta.
    Acredito que suas fontes são melhores. Embora ao observamos outro papel timbrado da epoca de outro clube como o União Brasil temos o verde realmente.
    Seria bom que outros membros apresentassem suas opiniões ou outras informações para termos mais certeza dos fatos, até porque, um escudo que sempre cometem este erro é o Carioca FC do Rio, muitos colocam o azul no lugar do verde.

    Outra dúvida, o nome oficial tem hifen ou não, ou seja, América-Paraná SC ou América Paraná SC.

    Como dizem no legislativo: “Está em discussão a matéria”.

    Abs.

  5. Rodolfo

    Sensacional, parabens !

  6. Jornal A República de 17/12/1917 em reportagem a respeito da decisão do campeonato daquele ano cita que “o querido club tricolor, o America-Paraná F.C.” (acredito que nesse casso foi apenas um erro de digitação do F no lugar do S). E ainda, no próximo parágrafo confirmam as cores: “o clube vencedor conta innumeros admiradores que têm verdadeiro fanatismo pelas gloriosas cores alvi-rubro-verde do pavilhão americano.” Sendo assim, as cores corretas do escudo acima são o VERDE, BRANCO E VERMELHO.
    Possivelmente a tinta utilizada no timbrado mudou de cor com o tempo.

    Fico a disposição.

  7. Olá Ielo,

    Primeiro devo parabenizá-lo pelo grande achado.

    Segundo, devo fazer algumas correções:

    1 – O Paraná Sport Club foi fundado em 30/05/1912, conforme notícia do Jornal A República de 25/06/1912.
    2 – As cores da equipe eram realmente Verde/Branco, conforme o jornal A República de 24/07/1912 em matéria de uma partida envolvendo A referida equipe e o Internacional Foot-Ball Club. Em matéria do mesmo jornal na data de 06/09/1912 mais uma vez é citado que a equipe tinha as cores Verde/Branco.

   
© 2014 História do Futebol-Final Suffusion theme by Sayontan Sinha