Dúvida enviada pelo Marcio Javaroni que em breve retornará ao nosso convívio!Repasso aos especialistas em futebol paulista.

Há alguns anos, como você sabe, pesquiso a história do futebol de Ribeirão Preto para a publicação de um livro, que, digamos, já está bem adiantado e acabei deparando-me com um grande achado: um caderno, manuscrito, de um antigo diretor do Commercial FC (falecido, o material estava com seu filho), no qual ele anotava todos os resultados do clube, com as devidas escalações do alvinegro, de 1928 a 1936, ano em que o Commercial se fundiu com a Sociedade Recreativa.

Neste caderno, um dado me chamou muito a atenção: ele descreve os jogos “conhecidos” do Commercial no Paulistão de 1928 (Palestra Itália, Guarani, Portuguesa, Syrio e Corinthians). No entanto, são citados mais dois jogos, contra o Ypiranga e o Santos, o que daria a entender que o clube terminou a disputa do primeiro turno (pois completaria os sete jogos) antes de abandonar o torneio.
As únicas fontes conhecidas desse campeonato citam que o Commercial abandonou o torneio após o jogo contra o Corinthians, em 26/08, no entanto, o que justificaria uma partida contra o Santos após esse data? Até mesmo porque devemos levar em conta que a APEA proibia jogos de filiados contra não-filiados…

Partindo do pressuposto que todos os jogos pós-1930 estão corretos (a hemeroteca da cidade começa nesta data e, pelas minhas pesquisas, comparei todos os jogos e batem todas as informações), acho difícil o autor ter “inventado” esses dois jogos – um antes, Ypiranga, e outro depois do “tal” duelo contra o Corinthians.
Assim sendo, creio eu que o Commercial tenha completado esses sete jogos, abandonando o torneio talvez após algum determinando julgamento de fatos relativos ao jogo do Corinthians, mas não imediatamente após aquele jogo. Gostaria de ouvir a opinião de vcs a respeito.

Para dar maiores subsídios, os jogos que encontrei são os seguintes:

· Ypiranga 5 x 1 Commercial – 05/08/1928 – Local: São Paulo (SP)

COMMERCIAL: Jota – Tayan e Caty – Dominguinhos, Marquim e Carlito – Pedro, Maia, Eloy, Vespú e Marinho. Gol do CFC: Eloy

· Santos 4 x 3 Commercial – 09/09/1928 – Local: Santos (SP)

COMMERCIAL: Jota – Tayan e Caty – Dominguinhos, Catanduva e Carlito – Maia, Mingo, Waldomiro, Vespú e Marinho. Gols do CFC: Marinho e Vespú (2)

O jogo do Corinthians é citado no livro como tendo ocorrido no dia 26/08, com vitória do Commercial por 2 a 1, gols de Chapa e Maia. Particularmente, minha opinião é de que o clube disputou realmente todos esses jogos, mas depois foi julgado e punido por algo desse jogo contra o Corinthians, daí resolveu retirar-se do campeonato e da APEA, pedindo filiação à LAF.

Vale ressaltar que no mesmo caderno, em outubro, no dia 14, consta um jogo do Commercial contra a AA Palmeiras, na época filiada à LAF, o que comprova sua saída da APEA e entrada na Liga.

  No Responses to “Dúvida em São Paulo!!!”

  1. Edu,

    Pela experiência que tenho neste tipo de pesquisa, acredito que os jogos ocorreram como você descreve.

    Dá pra fazer o caminho inverso, que pode comprovar a realização dos jogos: verificar a relação de jogos de Ypiranga e Santos nesta temporada.

    Já tirei muitas dúvidas desta maneira.

   
© 2019 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha