Uma das polêmicas deste Campeonato Fluminense,foi a presença da Associação Esportiva Eletrovapo de Niterói na TAÇA BRASIL.
Segundo o Eduardo Viana em seu livro ocorreu o seguinte:

“Em que pese a proclamação do AMERICANO FC como Campeão Fluminense de Profissionais de 1964,a FFD,erroneamente impôs,já em 1965,uma Eliminatória para apontar o representante da FFD,na Taça Brasil,a ser disputada entre o Campeão Estadual e a equipe do AE ELETROVAPO,vencida por este,baseando-se,discricionariamente,no seu poder para credenciar o representante do estado.Tal eliminatória foi disputada sob protesto,pelo AMERICANO FC,providência que,entretanto,feneceu devido a procrastinação do TJD da FFD,que até o dia da primeira partida da TAÇA BRASIL,não se dignou a julgar o processo.
Também protestou administrativamente,o AMERICANO contra a classificação da AE ELETROVAPO,sem a realização do terceiro jogo programado na eliminatória,com apenas uma vitória e um empate sem perfazer 4 pontos,como previa o regulamento,o que,entretanto,através de despacho,foi indeferido,sem que o calendário da CBD,comportasse recurso ao TJD da FFD.”

  6 Responses to “O CASO ELETROVAPO EM 1965”

  1. Vagner,ainda não decifrei ele todo,mas creio que não,talvez alguem que more em niteroi possa ter

  2. Esse ivro fala alguma coisa desse ELETROVAPO? sede? uniforme? continua uma incógnota.

  3. Seguinte,eu tinha começado a colocar no Blog os participantes e os clubes que jogavam as ligas só que é tão confuso que resolvi retirar isso e fazer separadamente,primeiro colocarei os campeonatos fluminense,depois posteriormente colocarei os participantes de cada liga por ano..
    Em relação a sua pergunta,sim o AMERICANO foi declarado campeão por ter conquistado a Liga Campista e não ter adversários para a disputa do Campeonato Fluminense já que não ocorreram as outras ligas profissionais,porém,a confusão foi que a LIGA DE NITERÓI apareceu depois com um campeonato no qual o ELETROVAPO foi campeão e fizeram esta lambança em relação ao representante na TAÇA BRASIL,que por direito era do AMERICANO já que na época somente a LIGA DE CAMPOS participou e a LIGA DE NITERÓI teve seu campeonato após a declaração do AMERICANO campeão fluminense.
    Minha lista é da fonte mais segura creio eu e colocarei no blog aos poucos,é a do Livro do Eduardo Viana.

  4. Não entendi. O Campeonato Fluminense não teve participantes no campo e o Americano foi campeão? Qual é a sua lista?

  5. O site da federação esta errado,extraíram errado Marcos,porque possuo o livro e ele fala que o AMERICANO foi declarado campeão e a ELETROVAPO ganhou o direito de jogar a TAÇA BRASIL.
    Só salientando que no caso a ELETROVAPO entrou como campeão niteroiense,só que esta disputa foi realizada após a do Campeonato Fluminense que não teve participantes no campo pelo fato da Liga Campista ser a única naquele momento com campeonato oficial,a Liga de Niterói jogou posteriormente,por isso a confusão.
    Bom em relação a sua pergunta este campeonato é comlicadíssimo mesmo,eu estou tentando ao máximo decifrar os ocorridos,porque é muito confuso..Posso te garantir ,que caso o livro do Eduardo tenha as informações imparciais o que acredito a minha lista até a gora é a mais correta das que existem por aí.A do Rsssf se não me engano se baseia num livro do Frigrifico.

  6. No site da FFERJ a Eletrovapo consta como campeã fluminense de 1965 (informação extraída do livro de Eduardo Viana, segundo o próprio site), mas na Rsssf o campeão desse ano é o Americano.

    Por sinal, é bastante diferente a relação de campeões fluminenses da Rsssf e da FFERJ. E a relação de título do Americano, no site do próprio Americano, também não bate nem com a Rsssf nem com a FFERJ. Qual a origem de tantas discrepâncias?

   
© 2017 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha