A Sociedade Esportiva e Cultural Flamengo de São Valentim fica na cidade gaúcha de Bento Gonçalves. O clube surgiu no dia 27 de Novembro de 1958 por jovens moradores de São Valentim precisavam de um local para jogar futebol.

Na época existia apenas um clube na localidade, chamado Vasco, e este clube não oportunizava a todos os jovens de São Valentim uma maior participação na prática do futebol, então, com a iniciativa do Sr. Pedro Cusin, um dos sócios fundadores, dissidente do Vasco, fundou o Flamengo que era o Clube rival na época.

Foi fundado na Linha Picadela o Clube Flamengo, cujo seu primeiro local para prática de esportes era destinado a pastagem de animais e como durante o dia trabalhavam, jogavam à noite com uma bola de couro pintada de cal, nas noites de luar, era tanta a dificuldade na época que no primeiro jogo oficial do Flamengo-BG o fardamento foi emprestado pelo Clube Corinthians de Bento Gonçalves.

Posteriormente foi cedido um terreno da família Coser, onde o Flamengo-BG ficou por vários anos, e atualmente nos últimos 20 anos está instalado em sede própria no centro de São Valentim, em um dos lugares mais belos do local, onde possui seu Complexo Esportivo.

O PORQUÊ DO NOME FLAMENGO
 Nos anos 50 e 60, era comum os fanáticos por futebol ouvirem as rádios do Rio de Janeiro e de São Paulo, a Rádio Nacional, a Rádio Record , entre outras, com isso, por não terem times que se destacassem e que representassem a sua região, tornavam-se fãs dos times daquelas cidades, cujos jogos eram transmitidos para todo o Brasil. O rádio naquela época, para as pessoas, era uma distração tão importante quanto a televisão o é hoje, e estava presente em todas as casas.

A ADMIRAÇÃO PELO FLAMENGO DO RJ

Na região a maioria das pessoas que escutavam as transmissões dos jogos através do rádio, tornaram-se fãs dos clubes do Rio de Janeiro e São Paulo. Em 1958 como já havia um time, em São Valentim com o nome Vasco, os dissidentes do Vasco criaram outro time que representava a comunidade de São Valentim em Bento Gonçalves. Esses fundadores optaram por colocar-lhe, o mesmo nome do time pelo qual tinham tanta admiração, o FLAMENGO do Rio de Janeiro.

PRINCIPAIS TÍTULOS DO QUADRO “A”:

Os principais títulos do clube são: Campeão da Copa Libertadores (Unican) da Região Nordeste, – Campeão da Copa Serrana, – Tri-campeão do Interdistrital, – Bi-Campeão da Copa Nostra Itália; – Campeão da Copa Bento.  Em 2011 participando pela segunda vez do Estadual de Amadores, já conquistou o primeiro título.


Flamengo campeão do Estadual de Amadores 2011

 

ESCOLINHA DE FUTEBOL: Possui escolinha de futebol há quase 15 anos, hoje composta por aproximadamente 170 alunos, e seus professores são formados em Educação Física, com a coordenação do professor Acácio Eggres

O Clube é bastante convidado para jogos amistosos em pré-temporadas desses clubes, já atuou contra: – Grêmio e Internacional de Porto Alegre, – Ulbra de Canoas, – Clube Esportivo, – Gaúcho de Passo Fundo, – Juventude de Caxias do Sul, entre outros.

O jogo entre o Flamengo e o Grêmio de Porto Alegre, já tornou-se uma atração em Bento Gonçalves, por estar seu complexo esportivo entre meio de parreirais, este jogo recebeu o jargão de “Batalha dos Parreirais”. Em 2012, mais uma vez o Flamengo estará fazendo um amistoso contra o Grêmio.

NOME DO ESTÁDIO E CAPACIDADE:

O nome do estádio é Aristides Bertuol, conhecido popularmente como ‘Cadeirão Rubro-Negro’, e tem capacidade de público para 3.500 pessoas. Já recebeu mais de 4 mil pessoas em um jogo contra o Grêmio.

O FLAMENGO HOJE: Atualmente, o Flamengo possui aproximadamente um quadro de 300 sócios. O Lema da sociedade é “Uma entidade voltada para o social”. A Diretoria atual é composta por:
Presidente: Amarildo Tibolla
Vice presidente: Amarildo Moro
Tesoureiro: Abel Pompermayer
Diretor de Esportes: Gilmar Roman
Presidente do Conselho Deliberativo: Sérgio Roman

Foto: Leouve

   
© 2019 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha