Talvez seja a maior confusão e dúvida existente entre os pesquisadores, afinal o Congo é Brazzaville?? o Congo é Kinshasa???Que tem haver o Zaire com isso?O TP Mazembe é de onde???
Pois então hoje vamos acabar de vez com essa confusão.
Existem dois Congos hoje em dia, o Congo-Brazzaville que teve colonização francesa cuja capital é Brazzaville e que nunca trocou de nome.No futebol suas equipes principais são o C.A.R.A Brazzaville, Etoile du Congo e os Diables Noirs todos da capital, também tiveram seu momento de glória com a conquista da Copa dos Clubes Campeões Africanos em 1974 pelo C.A.R.A.

Existe também o Congo-Kinshasa ou R.D.Congo, este que mudou de nome e foi onde se iniciou toda a confusão.Terceiro maior país da Africa, se tornou independente da Bélgica em 1960(por isso se chamava antes de Congo Belga), devido a uma ditadura onde nomes ocidentais foram extintos do país ele passou a se chamar em 1971 de Zaire.Finalmente em 1997 voltou a se chamar Republica Democrática do Congo.
No futebol o TP Mazembe foi vencedor da Copa dos Campeões Africanos 4 vezes e finalista do Mundial ao derrotar o Inter de Porto Alegre por 2×0 nas semifinais, perdendo a final para a Inter de Milão por 3×0.Temos também o Vita Club de Kinshasa vencedor da Copa dos Campeões em 1973 e vice em 1981 e outro grande do país é o DC Motema Pembe vencedor 12 vezes do campeonato nacional, contra 12 do Vita e 11 do Mazembe.

Mas o incrível é que simplesmente uma capital fica de frente para outra, sim isso mesmo, de Kinshasa você enxerga Brazzaville.Entre elas o Rio Congo e uma distância de 4km sem pontes de ligação.É o único caso entre dois países capitais tão próximas.Abaixo uma imagem de satélite a esquerda Brazzaville e a direita Kinshasa.Está em estudo uma ponte de entre ambos, mas ainda é um projeto.

Fonte:arquivos pessoais e foto do google maps

  One Response to “Congo!!!Afinal qual o correto!!!”

  1. Rapaz… Se o mestre está em dúvida quedirá eu? Sugiro que convoquemos os seguintes “auxiliares” para esse enigma: pedir ajuda aos universitários? Cartas? Placas? Ou a Mãe Diná? Rssssssrsrrss

    Abração!

   
© 2014 História do Futebol-Final Suffusion theme by Sayontan Sinha