- Em novembro de 1911, um grupo de entusiastas da elite florianopolitana fundou o Barriga Verde Futebol Clube. Não existe registro do dia de sua criação. A extinção ocorreu por volta de julho de 1912, quando a maioria dos atletas foi incorporada ao recém criado Club Sportivo Anita Garbaldi.

- Em 1929, um novo clube é criado. Recebeu a denominação de Barriga Verde Futebol Clube (cores verde e branca). O insucesso no campeonato citadino impediu que a agremiação tivesse vida longa.

- Em 4 de dezembro de 1930 é fundado em Laguna o Barriga Verde Futebol Clube. Tornou-se um dos mais tradicionais clubes do Estado entre as décadas de 1930 e 1960. A maior revelação foi Mengálvio, que depois de rápida passagem pelo Aimoré (RS) tornou-se um dos imortais do Santos FC (SP).

Barriga Verde década de 1930

Equipe que disputou o campeonato da AESC em 1939

Foto colorizada do tradicional uniforme do Barriga Verde

Mais um registro histórico do Barriga Verde

Time do Barriga Verde na década de 1950

- No dia 25 de agosto de 1939, integrantes da Força Pública (atual Polícia MIlitar) fundaram a Associação Atlética Barriga Verde. Este novo clube registra em sua história grandes eventos no campo esportivo, recreativo e cultural.

Em 23/10/1983 ocorreu uma fusão entre o Clube dos Oficiais da PMSC (fundado em 3/12/1932) e a Associação Atlética Barriga Verde dando origem a uma nova entidade: a Associação Barriga Verde dos Oficiais Militares Estaduais.

Fonte: acervo do autor, ofício da A.A. Barriga Verde, fotos da coleção de Dalmo Mendes Faísca.

   
© 2017 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha