Este é o escudo do Figueirinha Futebol Clube da comunidade de São Marcos ( Três Riachos), que disputa o Campeonato da Comarca de Biguaçu (SC).

O clube nasceu de maneira informal em 1975. Os amigos encontravam-se a0s domingos para jogar – muitos descalços – uma pelada. A fundação oficial foi em 21 de fevereiro de 1976.

O primeiro campo foi construído num pasto, ao lado de um riacho, situado em terreno próximo de um arrozal. Antes dos jogos a garotada era “convocada” para retirar as fezes dos bois que pastavam no local.

Acompanhei o nascimento deste time, joguei no infantil (uniforme era um luxo que não havia). Atuei até de gandula. Quando o Figueirinha jogava e a bola caía no rio ou no mato, a garotada disputava para ver quem recuperava mais rapidamente  a “bola 5 de pneu”.

O prazer de devolvê-la ao campo com um chute valia o esforço. No intervalo a gente fazia disputa de penaltis (mas nunca jogamos quatro consecutivos para fora) e cruzamento.

Em determinado dia um garoto chutou a bola num fio de arame farpado. A única bola furou e o jogo não teve segundo tempo.

O mentor e um dos fundadores do clube foi meu tio e padrinho Reduzino Furtuoso, o Gino. O diminutivo no nome foi uma homenagem ao seu querido Figueirense de Florianópolis, que naquela época participava do Campeonato Brasileiro.

O time ficou décadas jogando apenas jogos amistosos e festivais. Até as mulheres resolveram vestir a camisa alvinegra. Em 2007, elas o título do Campeonato de Futebol Feminino de Antônio Carlos.

Em 2009, o Figueirinha (agora Associação Esportiva Recreativa e Cultural Figueirinha FC) estruturou-se e começou a participar dos campeonatos promovidos pela Liga da Comarca de Biguaçu – Licob.  A torcida é a que mais vibra entre os times do município.

Time do Figueirinha na Licob em 2009

Foto: Adalberto Klüser /Arte do escudo: Priscila Klüser

  One Response to “Figueirinha de Três Riachos (SC)”

  1. boa,adalberto!

   
© 2017 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha