Poucos devem se lembrar, mas Pelé jogou pelo Vasco da Gama. Isso aconteceu no torneio do Morumbi, realizado em 1957, com jogos disputados no maracanã. Além do clube da cruz de malta também participaram Flamengo, Belenenses de Portugal e Dínamo da Iugoslávia. O Santos cedeu alguns jogadores ao Vasco que tinha sua equipe principal jogando pela Europa. Entre os jogadores do Santos estava um menino, chamado Pelé, que já despontava com um futuro craque. Melhor para o clube de São Januário, que brilhou no torneio representado pelo combinado Vasco-Santos.
A estréia do Vasco no torneio foi arrasadora. Goleou o Belenenses por 6×1 com Pelé fazendo os três primeiros gols da partida ainda no primeiro tempo. Alvaro dois e Pires contra completaram o marcador para os brasileiros. Matateu foi o gol dos portugueses. O jogo foi realizado no dia 19 de junho no maracanã. Pelé jogou pela primeira vez no Vasco com a seguinte formação: Vagner. Paulinho de Almeida e Belini. Urubatão. Brauner e Ivan. Iêdo (Artoff). Pelé. Alvaro. Jair da Rosa Pinto (Waldemar) e Pepe.
Três dias depois, os vascainos voltaram ao campo para enfrentar o Dinamo de Zagreb. O resultado foi de 1×1. Pelé fez o gol brasileiro. No dia 26, o jogo foi contra o Flamengo. Novamente 1×1. Dida abriu a contagem para o Flamengo e Pelé empatou para o Vasco. Mais três dias, e o time de Pelé enfrentou o São Paulo no Pacaembú. Mais uma vez, um empate de 1×1. Gino marcou para o São Paulo e novamente Pelé fez o gol dos vascainos. Começava, e muito bem, a carreira de Pelé junto aos cariocas. A torcida do Rio de Janeiro sentia que ali estava um futuro ídolo do futebol brasileiro.

   
© 2014 História do Futebol-Final Suffusion theme by Sayontan Sinha