19 de abril de 2024

CACELLAIN COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Crescimento do setor de serviços na cidade em 2023 impulsiona economia carioca – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

2 min read

O setor de serviços cresceu 2,7% em 2023, em termos reais, na comparação com o ano anterior, segundo o Indicador de Atividades de Serviços do Rio (IAS-Rio). Divulgado pela Prefeitura e elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico, o índice aponta que no acumulado dos últimos três anos (2021-2023) o aumento foi de 6,5%, em relação a 2020, primeiro ano da pandemia.

Apesar dos desafios impostos pela crise sanitária, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico, Chicão Bulhões, ressalta que o carioca recuperou a confiança na economia, e os investidores passaram a olhar o Rio com mais atenção. Esse movimento resultou em mais eventos na cidade, negócios e atividades ligadas ao turismo, com uma geração líquida de empregos do setor de serviços de 193,5 mil no triênio 2021-2023, o que representa 75% do total de novos postos de trabalho dos cariocas nesse período, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

– O ano de 2023 agregou para o Rio uma combinação de fatos positivos. Primeiro, porque desde 2021 estamos trabalhando em mudanças na cidade. Porém, mudanças estruturais levam mais tempo para se concretizarem. Ano passado começamos a colher mais fortemente os frutos, isso quer dizer que as melhorias ficam mais perceptíveis para as pessoas. Assim, com o aumento da confiança na economia da cidade e várias iniciativas para atrair mais investimentos. Vivemos uma economia pulsante, com bons números de emprego e movimentação econômica – avaliou Chicão Bulhões.

O Indicador de Atividades de Serviços do Rio é uma combinação linear de três índices, baseados na arrecadação de ISS da cidade e nas pesquisas de comércio e serviços do estado divulgadas pelo IBGE. Os dados do IAS-Rio foram liberados na segunda edição de 2024 do Boletim Econômico do Rio, e a metodologia do indicador está no Observatório Econômico do Rio (observatorioeconomico.rio).

Categoria:

  • 25 de março de 2024
  • Marcações: Indicador de Atividades de Serviços do Rio Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *