Em 6 de novembro de 1952, numa casa situada a rua Sátiro Dias, no bairro da Guarita em Natal, com a presença de 32 ferroviários (entre engenheiros, diretores e demais funcionários) era fundado o FERROVIÁRIO ESPORTE CLUBE. Na realidade o clube foi fundado com o nome de TRAÇÃO ESPORTE CLUBE e sua mudança ocorreu posteriormente, conforme nota publicada nos jornais da época sobre a fundação do terceiro clube dos ferroviários da Estrada de Ferro Sampaio Corrêa.

A finalidade da reunião era a união dos funcionários da Rede Ferroviária em torno de uma associação esportiva. Esta primeira assembléia foi realizada sobre um clima de tristeza, pois nesta mesma data 2 ferroviários tinham falecido em um acidente quando manobravam a locomotiva nº 208.

Assinaram a ata de fundação os srs. José Sotero Sobrinho, Antonio José da Silva, Francisco Mariano de Souza, Nelson Luzia, Geraldo Sales, José Pereira Alves, Severiano Estevam dos Santos, Reginaldo Bento da Silva, José Euiripedes de Vasconcelos, Januário Sotero da Silva, José Moura de Vasconcelos, Joaquim Castriciano de Brito, Josué Fernandes Primo, Manoel David Bezerra, José da Penha Siqueira Costa, Francisco Pereira Feitosa, Manoel Laurindo da Silva, José Francisco de Souza e Aluízio Menezes de Melo.

Na oportunidade foi eleita a primeira diretoria que ficou assim constituída:

Presidente de Honra – Engenheiro João Galvão de Medeiros
Presidente – José Sotero Sobrinho
Vice Presidente – Antonio José da Silva
Secretário – Francisco Mariano da Silva
Tesoureiro – Januário Sotero da Silva
Diretor de Esportes – José Pereira Alves
Diretor Social – Severino Estevam dos Santos
Orador – José Moura de Vasconcelos

Os estatutos do novo clube sómente foram registrados no Diário oficial em 1960, na gestão do presidente Aluízio Menezes de Melo. Em seus primeiros anos de vida, o clube participou apenas de amistosos e no final da década de 50 se inscreveu na Liga Desportiva do Bairro das Quintas, onde conquista seu último título amador em 1960. Após esta conquista e já contando com uma base sólida de associados (na época 535 sócios pagantes) e boa situação financeira, o clube solicita filiação junto a Federação Norte-riograndense de Desportos, sendo aceito seu pedido conforme boletim oficial divulgado em 29 de dezembro de 1960.

Disputa o Campeonato Potiguar durante o período de 1961 até 1980. Abaixo a tabela de participações do clube durante este período:

 

Ano

Jogos

Vitórias

Empates

Derrotas

Gols Marcados

Gols Sofridos

1961

15

02

01

12

14

43

1962

14

04

01

09

15

31

1963

14

03

04

07

20

25

1964

17

08

02

07

33

24

1965

16

07

01

08

22

25

1966

12

04

02

06

18

26

1967

10

00

01

09

04

28

1968

10

02

01

07

06

14

1969

18

05

05

08

27

38

1970

19

06

01

12

27

51

1971

07

00

03

04

04

16

1972

12

00

03

09

07

29

1973

12

00

07

05

04

21

1974

06

00

00

06

02

19

1975

06

00

01

05

02

22

1976

08

00

02

06

05

20

1977

10

01

01

08

04

31

1978

12

02

00

10

11

36

1979

12

03

04

05

15

18

1980

17

08

07

02

34

13

1981

11

01

02

08

05

23

 

Durante sua participação na divisão principal do futebol potiguar, a equipe realiza campanhas modestas. Suas maiores conquistas foi o título do Torneio Início de 1964 e a conquista da Série B (2ª divisão) em 1980.

 

Manchete sobre o título do Torneio Início de 1964

Nota-se na camisa do goleiro o nome Ferroviário Esporte Clube (1964)

Observa-se a partir do início da década de 70, a queda acentuada em suas participações. Este fato deve-se a uma série de fatores: custos maiores para manter o futebol profissional, falta de torcedores, queda do número de sócios e desinteresse de dirigentes em dirigir o clube.

Ao final do campeonato de 1981, a equipe comunica a Federação que não iria disputar a partida de 11 de outubro contra o Baraúnas, por falta de dinheiro para custear a viagem e ao mesmo tempo dá entrada no pedido de licenciamento por dois anos. No mês seguinte o clube é envolvido de forma indireta no escândalo da loteria esportiva por uma vitória sobre o ABC (aliás a única na competição), onde houve suspeita de suborno aos jogadores do ABC para facilitar a vitória da equipe ferroviária. Com isto a equipe afasta-se definitivamente das competições e logo depois desaparece para sempre.

Cabe salientar, que dentro a grande maioria de clubes representativos dos ferroviários, este foi um dos poucos que não recebeu nenhuma ajuda financeira da rede Ferroviária. Foi mantido pelas mensalidades não obrigatórias dos sócios e ajuda financeira de seus abnegados.

 Ferroviário Esportivo Clube x Clube Ferroviário de Natal

Existe uma dúvida entre os pesquisadores sobre o verdadeiro nome da equipe. Circula na internet um escudo e o nome de Clube Ferroviário de Natal. Existe a dúvida se o clube mudou durante sua vida de nome, entretanto em nossas pesquisas, através de boletins oficiais da Federação, da Confederação Brasileira de Desportos e editais de convocação de assembléia do clube, sempre aparece o nome FERROVIÁRIO ESPORTE CLUBE. A última citação do clube em boletins oficiais ocorreu em 07 de junho de 1981 e a equipe ao final do ano foi desfeita, portanto não seria possível fazer a mudança para as disputas já em andamento da competição, além de que naquela época não era uma prática freqüente a mudança de nome para não assumir as dívidas assumidas.

Existem ao longo da existência do clube, a publicação de diversos boletins oficiais publicados em jornais potiguares, pois era a forma de comunicação da época e em todos estes boletins o nome permanece o mesmo. Abaixo seguem boletins e convocações do período de existência do clube, para ilustrar o fato. Não são notas ou artigos de jornalistas, que podem por muitas vezes trocar ou confundir os nomes de algum clube, mas boletins oficiais publicados nos jornais em sua formatação original, o que não deixa dúvida quanto a veracidade dos documentos e que durante sua existência manteve-se fiel ao nome original. Sobre a existência ou não deste Clube Ferroviário de Natal, aí é motivo de uma nova pesquisa. Evitei nestas pesquisas, me basear em blogs e sites, pois hoje a grande maioria não passa de reprodutores de informações incorretas coletadas na internet,  centralizei em documentos oficiais para tentar evitar erros. Finalmente saliento que em pesquisas nos jornais disponíveis e em contato com pesquisadores locais, não foi mencionado ou não é de conhecimento a existência deste clube, mas continuaremos a pesquisa…

Quanto ao escudo original do clube, ao que me parece o mais próximo do correto seria o abaixo. A pesquisa de escudos não é o meu foco, mas este espaço fica aberto a opiniões e comentários.

Fontes: Diário de Natal, O Poti, Livro “Esportes em Natal” de Procópio Neto, Livro “Da bola de pito ao apito final” de Everaldo Lopes, Marcos Trindade (Natal/RN), Boletins oficiais da FND/FNF

  2 Responses to “Clubes do Rio Grande do Norte – Ferroviário Esporte Clube (Natal – RN)”

  1. Ricardo,

    acho dificil ter mudado de nome, pois ao longo dos anos as notas de
    assembléias do clube e os boletins oficiais da FND e depois FNF publicadas
    nos jornais ano a ano sempre se referiam a Ferroviário EC. Além disso não havia esta
    “moda” de mudar de nome para perdoar dívidas. Isto começou a ocorrer na
    década de 90 em diante com as brechas nas leis tributárias existentes.
    Antes do clube acabar na virada de 81/82 eu postei um documento oficial da
    CBD e um boletim descrevendo como FEC. Não daria tempo para esta mudança e
    ao mesmo tempo autorização para disputas do campeonato em 4/5 meses. Na minha percepção
    como pesquisador amador e com os documentos encontrados, tenho a certeza absoluta
    que o clube sempre existiu como Ferroviário EC, aliás foi fundado como
    Tração EC e talvez meses depois mudou de nome.
    Também já achei mais duas curiosidades e dúvidas: os jornais da década de 50 se referem ao Riachuelo como o alviverde dos navais !! e o Potiguar da então vila de Parnamirim como o alviceleste da base aérea de Parnamirim !! Aliás vi uma foto onde o escudo deste Potiguar é bem diferente do Potiguar que tem em Parnamirim, inclusive nas cores…mas são outras pesquisas…

  2. O Ferroviario foi realmente fundado com FEC, porém ao longo a sua historia teve mudanças, talvez por dividas, para CFN, porém dificil de certificar devido aos dificies meios de pesquisas no RN. Este escudo ai é uma supresa para quem acompanha o futebol do rn a tanto tempo!!!

   
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