Riograndense Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul. Fundado em 7 de maio de 1912, o Riograndense é considerado um dos 10 times mais antigos do Rio Grande do Sul.

A primeira partida interestadual do Riograndense em Santa Maria foi no dia 24 de Agosto de 1917, terminando em empate de 2 a 2 ao Guarany de Ponta Grossa, do Paraná. E sua primeira partida internacional em casa foi contra o Olympia (URU), de quem ganhou de 1 a 0.

Sua melhor colocação do clube no Campeonato Gaúcho foi em 1921, quando ficou em segundo lugar, perdendo o título para o Grêmio.

Atualmente, a Associação Amigos do Riograndense (AAR) é quem conduz as categorias de base do clube, no futebol de campo existem equipes sub-17 e sub-19, há também categorias de base no futsal, com times do sub-11, sub-17 e sub-20. Todas as categorias de base do clube disputam suas respectivas Copas Regionais e Estaduais.

Em 2016, sem recursos para reformar o seu Estádio e atender às demandas do Corpo de Bombeiros de Santa Maria, o Riograndense abandonou a Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho. Assim, a Federação Gaúcha de Futebol o puniu o retirando de competições oficiais por dois anos.

Títulos

* O campeonato de 1913 dividido com o XV de Novembro.

FONTES: Wikipédia - Rosélio Basei
   
© 2019 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha