Cascadura Football Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). O Alvinegro foi Fundado na segunda-feira, do dia 08 de Outubro de 1906. A sua Sede e o Campo ficavam situados na Estrada Real Santa Cruz, 2.868/70 (depois nos anos 20, mudou o nome para Avenida Suburbana, 2.365, próximo a Estação de Cascadura, e atualmente: Avenida Dom Hélder Câmara), no Bairro de Cascadura, na Zona Norte do Rio.

Naqueles tempos era comum haver ligas intermunicipais, metropolitanas e “internas”, como as suburbanas. Isso acontecia por causa das dificuldades de deslocamento das delegações entre os bairros mais distantes do Centro e cidades do interior do estado.

Em 09 de abril de 1914, na Sede do Cascadura foi fundado a Liga Sportiva Fluminense (LSF). No ano seguinte, no dia 22 de abril de 1915, se filiou à Associação Brasileira de Sports Athleticos (ABSA). Na de década de 20, se filiou a Liga Leopoldinense de Football (LLF).

FOTO do ano de 1928

FONTES: Gazeta de Notícias – A Imprensa – O Imparcial – O Paiz – Correio da Manhã – Jornal do Commercio – Estatuto do Cascadura F.B.C.

FOTOS: Site Flickr – Denise Oliveira – Vida Sportiva – Página do Facebook “Cascadura – Caminhos do Subúrbio

   
© 2018 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha