Interessanta matéria publicada na Gazeta de Sergipe no ano de 1963 de autoria do Prof. Tito sobre a primeira partida entre Cotinguiba e Sergipe. Este clássico é apelidado de “clássico vovô” por serem as equipes mais antigas e tradicionais do futebol sergipano:

“Naquele longinquo ano de 1916, desportistas como Godofredo Menezes, Constancio Vieira, Alexandre Polto, Clemente Freitas, Lauro Souza, Josué e muitos outros, ainda em plena flor da juventude, contribuíram decisivamente para que Cotinguiba e Sergipe que só praticavam o remo adotassem o futebol.
E duarnte alguns meses, num campinho improvisado na Praça Pinheiro Machado, os jogadores de Cotinguiba e Sergipe, reunidos indistintamente, realizaram treinos e mais treinos para adestrarem a pratica do futebol, que naquela época ainda era pouco conhecido entre nós.
Juntos, ou seja num combinado Sergipe-Cotinguiba jogaram pela primeira vez “prá valer” contra o Sergipe F.C. (atual E.C. Propriá) que já era na época, veterano deste esporte. Saíram vencedores os aracajuanos por 4×0 e ganharam com isto um valiosíssimo troféu, oferecido pela firma comercial “Ao Preço Fixo”.
Porém finda as comemorações pela estrondosa vitória, surgia o impasse: A quem pertenceria o rico troféu ? Teremos que nos separar para decidir com quem fica a taça, concluíram os atletas.
E assim foi feito. Cada clube encomendou seus uniforme e os preparativos eram cada vez mais intensos para o primiro encontro futebolístico, que foi marcado para o dia 10 de dezembro de 1919.
Abaixo a ficha técnica desta partida histórica entre estes dois grandes rivais do futebol sergipano:

SERGIPE 3-2 COTINGUIBA
Data: 10 de dezembro de 1919
Local: Praça Pinheiro Machado, em Aracaju / SE
Juiz: Edgar Magalhães
Gols: Roque (2) e Clóvis (contra) / Godofredo (2)
Sergipe: Alonso; Cravo e Oliveira; Constancio Viera, Lauro e Rolinha; Josué, Vitor, Moraes, Roque e Mendes.
Cotinguiba: Alexandre; Alberto e Travassos; Bessa, Godofredo e Eduardo; Clóvis, Nelson, Chaves, Valdemar e Paulo.

Aí está amigos a história do primeiro jogo Sergipe x Cotinguiba, o “vovô” dos clássicos do futebol sergipano.”

   
© 2019 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha