O Codó Futebol Clube foi uma agremiação da cidade de Codó, que fica a 290 km da capital (São Luís) do estado do Maranhão. O Tricolor Codoense (nas cores azul, branco e vermelho) foi Fundado na segunda-feira, do dia 1º de Maio de 1995. A equipe mandava os seus jogos no Estádio Municipal Renné de Matos Bayma, com Capacidade para 12 mil pessoas, situado na cidade de Codó.

Na esfera profissional, o Codó Futebol Clube disputou apenas uma edição do Campeonato Maranhense da Primeira Divisão de 1996, organizado pela Federação Maranhense de Futebol (FMF). A competição contou com a participação de nove clubes.

Na primeira fase, onde as equipes se enfrentaram em turno e returno, o Codó fez ótima campanha, terminando na 4ª colocação, com 27 pontos (foram 16 jogos: oito vitórias, três empates e cinco derrotas, com 29 gols pró, 16 contra e um saldo positivo de 13).

Na segunda fase, os oito melhores foram divididos em dois grupos de quatro equipes, o Codó voltou a surpreender e terminou na liderança da sua chave: 10 pontos em seis jogos; três vitórias, um empate e suas derrotas; marcando oito gols, sofrendo quatro e um saldo de quatro.

Com isso, o clube avançou para o Quadrangular Final. Nessa fase, o Codó não foi bem e terminou em 4º lugar (cinco pontos, em seis jogos: uma vitória, dois empates e três derrotas; marcando cinco gols, sofreu nove e um saldo negativo de quatro). O campeão foi o Caxiense (10 pontos); o Sampaio Corrêa ficou com o Vice (nove pontos e três vitórias); enquanto o Moto Club foi o 3º colocado (nove pontos e duas vitórias).

Na sua primeira participação na Elite do Futebol Maranhense, o Codó Futebol Clube terminou na 4ª posição, na classificação geral: 42 pontos (foram 28 jogos: 12 vitórias, seis empates e 10 derrotas, com 42 gols pró, 29 contra e um saldo positivo de 13).

Apesar de ótima campanha, o Codó Futebol Clube se retirou das competições profissionais para não mais retornar. Apesar de uma só edição, o clube deixou saudades do povo codoense.

 

FOTO: Futebol Maranhense Antigo

FONTES: Rsssf Brasil – Wikipédia 

   
© 2019 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha