O Sport Club Municipal foi uma agremiação da cidade de Porto Alegre (RS). O Rubro-Verde Municipalista foi Fundada na quarta-feira, do dia 08 de Dezembro de 1915, pelo niteroiense (RJ) Henrique Poppe Leão, então aos 34 anos. Um fato curioso é que Henrique Poppe foi um dos fundadores do Sport Club Internacional de Porto Alegre, em 1909, e que presidiu em 1910.

O seu 1º Campo ficava na Rua Souza Reis, s/n. No final de 1917, o Municipal inaugurou o seu novo campo: Ground da Chácara dos Maricás, situado na Rua Benjamin Constant, s/n. Ambos ficavam no mesmo Bairro: de São João, em Porto Alegre.

Na Sala da Escola Bibiano de Almeida, no 4º Distrito, ocorriam as reuniões e assembléias do clube. No domingo, do dia 06 de Agosto de 1922, o clube inaugurou, às 14 horas, a sua nova Sede, também localizada na Rua Benjamin Constant, nº 240 (antigo Stand de Tiro de Guerra, nº 318), no Bairro São João.

Títulos

O 2º Team do S.C. Municipal foi Campeão do Campeonato Citadino de Porto Alegre da 2ª Divisão da Federação Sportiva Rio-Grandense de 1917.  O time campeão formou com: Orestes; Muratori e Portella; Heid, Edgar e Maineri I; Paulo (Cap.), Novo, Tubarão, Maineri II e Cambota.

Na sua estreia na 1ª Divisão da Associação Porto Alegre de Football de 1921, se sagrou campeão do Torneio Início de Porto Alegre. A conquista rendeu para o clube um convite, onde realizou a sua primeira excursão foi para a cidade de  São Leopoldo.

No domingo, do dia 05 de Junho de 1921, às 14 horas, enfrentou o Sport Club Nacional. O 2º Quadros venceu os donos da casa pelo placar de 3 a 2. Às 16 horas, teve início a partida principal, tendo o Municipal obtido mais um triunfo pelo marcador de 2 a 1.

 

Algumas Formações

Time de 1917: Balão (Cap.); Arranca e Pedro; Carioca, Euzébio e Nando; Cláudio, Boleslan, Julio, Pedro Il e Loló.

Time de 1921: Pavim (Trave); Muratori e Nando; França (Sanguinetti), Grigollo e Antoninho {Cap. (Heid)}; Mano, Novo (Soveral), Koch, Oswaldo e Cezar (Fabretti).

Time de 1923: Emmanuel; Roedel e Sancho; Soveral, Mano e Fulhmann; Novo, Bertini, Fabretti, Aramis e Blaski.

 

FONTES: Wikipédia – A Federação  - O Exemplo (RS)

FOTOS: Douglas Marcelo Rambor – Marlon Compassi

   
© 2017 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha