Um dos tópicos que fez o futebol brasileiro ter se tornado uma grande potência do esporte foi e é os clubes de pequeno e médio investimento. Nele, saíram centenas e centenas de craques que abasteceram e ainda municiam os grandes clubes do país.

Quando ouço ou leio “intelectuais” que “filosofam” e pedem o fim dos campeonatos estaduais demonstra uma total ignorância (como diz o nosso dicionário: “alguém que ignora alguma coisa”), pois o extermino dos estaduais acarretaria o fim de milhares de clubes espalhados pelo país!

Exemplos de grandes craques são infinitos. O Pelé veio do Bauru Atlético Clube; o Garrincha veio do EC Pau Grande; o Didi veio do Industrial FC, de Campos; só para citar alguns gênios da bola!

Um outro exemplo, é o goleiro Ubirajara Motta, que teve passagens pelo Bangu (1952 a 1968), Botafogo (1968 a 71), Flamengo (1972 a 1976) e Seleção Brasileira. No entanto, o que poucos sabem é que o arqueiro deu os seus primeiros passos no modesto Deodoro Atlético Clube (do Bairro de Deodoro), aos 14 anos, em 1950. Dois anos depois já estava jogando nos juniores do Bangu, sendo que foi Bicampeão Carioca de Juniores nos anos de 1952 e 1953.


Ubirajara Gonçalves Motta, o Ubirajara Branco, nasceu no Rio de Janeiro no dia 4 de setembro de 1936 e continua morando na cidade maravilhosa, onde já foi presidente da Fugap (Fundação de Garantia do Atleta Profissional). O ex-arqueiro, que virou contador depois de encerrar a carreira, está aposentado.


Em 1955 já jogava nos aspirantes do Bangu, e em 1956 fez sua estréia no time titular profissional do Bangu substituindo o goleiro Ernani, onde Bira teve o privilégio de jogar junto com Zizinho, e lembra de um jogo neste ano contra o Vasco em que Zizinho foi expulso por reclamar com o árbitro de um gol do Vasco em que estava impedido, isto ocorreu após o final do primeiro tempo e o árbitro disse para Zizinho nem retornar no segundo tempo.

FONTES & FOTOS: Wikipédia – Terceiro Tempo – O Historiador do Futebol (Marcelo Dieguez) – Acervo de Ubirajara Motta

  2 Responses to “Deodoro Atlético Clube – Deodoro (RJ): Aqui deu os primeiros passos, o ex-goleiro Ubirajara Motta”

  1. Meu amigo Ielo,
    Infelizmente há muitas pessoas despreparadas em diversas áreas
    E não sendo o bastante ainda posam de “gênios” com formulas mirabolantes para resolver
    os problemas!
    Para resolver algum problema, a pessoa precisa conhecer na raiz para poder realizar alguma melhoria!

    Em suma: está faltando pessoas competentes em cargos estratégicos!

    Abraços!

  2. Sergio e Auriel,

    Parabéns pelo artigo.

    Compartilho também da mesma opinião/critica aos “intelectuais” , que na verdade, são “divulgadores” a a serviço das grandes mídias esportivas nacional, como o site “Lance” e a ESPN-Brasil, Fox, Rede Globo, entre outros, que para melhor vender seus produtos as grandes empresas nacionais, só querem transmitir o campeonatos nacionais e os campeonatos europeus. Contratos grandes de publicidade, e assim “sufocam” as mídias regionais que transmitem os campeonatos estaduais. É muita ganância, e a cada ano, perdemos mais “celeiros de craques” dos clubes médios e pequenos.

    Abs.

   
© 2017 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha