O Spartanos Football Club foi uma agremiação da cidade de São Paulo (SP). O time Alvinegro foi Fundado na quinta-feira, do o dia 1º de Janeiro de 1914. A sua Sede e o campo ficavam no Bairro da Penha – Zona Leste de capital Paulistana.

O seu grande feito aconteceu no Torneio Paulista da Divisão Municipal de 1921 (os jogos, no entanto, foram realizados no ano seguinte: 1922), quando faturou o título. Na 1ª Fase, em jogo único, no domingo, do dia 12 de fevereiro de 1922, derrotou o Brasil Sport Club por 4 a 2.  Na 2ª Fase, também em jogo único, no domingo, do dia 05 de março de 1922, venceu o Busiris Football Club por 1 a 0. Pela 3ª Fase, também em jogo único, no domingo, do dia 19 de março de 1922, bateu a Associação Athletica Ordem e Progresso por 3 a 1.

Na fase semifinal, no domingo, do dia 26 de março de 1922, enfrentou a Associação Athletica Sul América. Num jogo equilibrado, a partida terminou empatada em 1 a 1. Com o resultado, foi necessário um jogo-extra. Então, no domingo, do dia 02 de abril de 1922, as duas equipes voltaram a se enfrentar. Desta vez, o Spartanos superou o adversário pelo marcador de 2 a 1.

Na grande final, no domingo, do dia 09 de abril de 1922, o adversário foi o Oriente Football Club. Numa partida disputada, o Spartanos venceu apertado por 2 a 1, fincando com o inédito título. A campanha do Spartanos Football Club: foram seis jogos, com cinco vitórias e um empate; marcando 13 gols, sofrendo seis, com um saldo positivo de sete tentos.

Time-base de 1915: Ferraz; Toledo e Miranda (Cap.); Wenceslau, Orlando e Cesário; Benjamin, Eurípedes, Maneco, Vieira e Josias.

 

FONTES: A Gazeta (SP) – Correio Paulistano – Livro “Os esquecidos – Arquivo de Futebol Paulista”, da editora Datatoro, de autoria do amigo e membro Rodolfo Kussarev – Waldomiro Junho

  2 Responses to “Spartanos Football Club – São Paulo (SP): Campeão do Torneio Paulista da Divisão Municipal de 1921”

  1. Obrigado meu amigo Ielo!

    Fiz a correção!

    Acredito que o jornais Correio Paulistano e A Gazeta podem ser periódicos que ajudem a descobrir o local dessas agremiações. Encontrei o Spartanos nesses dois!

    Abs.

  2. Sergio,

    Muito bom artigo, do Spartanos Foot-Ball Club da Penha (bairro que faz divisa com Guarulhos).

    A título de correção, Spartanos FBC, foi campeão municipal em 1921, embora o Divisão Municipal da APEA tenha realizado as partidas já no ano seguinte em 1922, entre 29 de janeiro de 1922 a 9 de abril de 1922. Fato infelizmente confuso e comum a época, como costa no livro fonte “Os esquecidos”.

    Alguém sabe quais eram os bairros sede dos demais clubes desde Torneio:

    Brasil Sport Club
    Busiris Football Club
    Associação Athletica Sul América

    Sendo que são:
    Associação Athletica Ordem e Progresso do Canindé
    Oriente Football Club da Vila Prudente

    Abs.

   
© 2017 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha