O Santa Cruz Futebol Clube foi uma agremiação da cidade de Maceió (AL). Fundado no dia 25 de Agosto de 1931, no bairro do Prado, por militares (oficiais e praças) do 20º Batalhão de Caçadores do Exército. Sargento Geminiano Gomes foi seu 1º Presidente.

A sua Sede ficava localizada na Avenida Fernandes Lima, s/n, no Farol, em Maceió. A equipe mandava os seus jogos no Estádio Severiano Gomes Filho (propriedade: Clube de Regatas Brasil – CRB), com Capacidade para 6 mil pessoas. No Campeonato Alagoano da 1ª Divisão, o Santa Cruz conquistou o Bicampeonato em 1945 e 1948. Após chegar ao ápice, no ano seguinte (1949) acabou sendo extinto.

Santa Cruz - campeão Alagoano de 1948

FONTE: Pesquisador do futebol pernambucano, Luciano da Silva

  3 Responses to “Inédito!! Santa Cruz Futebol Clube – Maceió (AL): Bicampeão Alagoano em 1945 e 1948”

  1. Obrigado meu amigo Ielo!

    Sobre o Tiradentes, onde Lauthenay Perdigão iniciou a carreira, foi um clube que tinha categorias de base e o time principal realizava amistosos com equipes profissionais, e, em alguns momentos conquistando grandes resultados!

    Os demais pontos, precisam ser ligados. A falta de jornais de época para pesquisar nos limita drasticamente. As descobertas, neste momento, depende dos pesquisadores da terrinha!
    Espero que possamos encontrar mais novidades!

    Abração!

  2. Em tempo: Por alguma razão não consigo corrigir meus comentários já muito tempo.

    Assim, corrigindo:

    Temos o Duque de Caxias Sport Clube participando em 1933, ficando na ultima (6ª Colocação), que muda de nome….

    Abs.

  3. Sergio e Luciano da Silva,

    Parabéns por mais um escudo inédito, este da lista de campeões alagoano, que aumenta a importância.

    Temos então,6ª colocação), que muda de nome para Associação Atlética Militar e participa de 1934, campeonato que não chegou ao fim, ficando sem seu campeão. Participa nos 2 anos posteriores de 1935 e 1936.

    Em 1937, muda novamente o nome para Santa Cruz Futebol Clube, participando de todos os campeonatos até 1945, obtendo seu 1º Titulo Estadual. Participa de 1946, e por alguma razão (ou informação errada) não participa pela 1a vez de 1947.

    Volta a participar em 1948 e novamente o campeonato alagoano. E encerra suas participações no Estadual, a não ser que tenha mudado de nome novamente nos anos posteriores.

    Se retrocedermos 6 anos antes, para 1927, temos o 1º Campeonato da Coligação Esportiva de Alagoana, considerado oficialmente o 1º campeonato alagoano (eu não), temos a participação do Tiradentes Sport Club, também tricolor (vermelho, branco e preto), que participou no ano seguinte em 1928.

    Fica a pergunta: Seria o primeiro time militar de Maceió, e antecessor do Santa Cruz SC?

    Lembrando que existiu um Tiradentes Esporte Clube, na dec de 50, que não tem registros de participação nos campeonatos estaduais, e sua origem seria de estudantes de Maceió.

    Abs.

   
© 2019 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha