28 de março de 2024

CACELLAIN COPA DO MUNDO JOGOS AO VIVO

, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS, Prognósticos, palpites de futebol ESCALAÇÕES E NOTÍCIAS Blog do Apostador on-line, dedicado a dicas das melhores casas de apostas, prognósticos e palpites de partidas de futebol no Brasil e Mundo

Segunda Nave Satélite do município é inaugurada em Sepetiba – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

4 min read

A Nave Satélite fica localizada no Ciep Deputado Ulysses Guimarães, em Sepetiba – Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, inaugurou, nesta sexta-feira (22/12), a Nave Satélite de Sepetiba, localizada no Ciep Deputado Ulysses Guimarães, na Zona Oeste. O equipamento cria espaços de inclusão digital, inovação tecnológica e acesso à internet para a população, além de oferecer qualificação de jovens e adultos em tecnologias da informação com cursos, oficinas e workshops gratuitos voltados ao mercado de trabalho. O prefeito Eduardo Paes participou da cerimônia, ao lado da secretária de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque.

– Estamos em um Ciep, uma política pública desenvolvida pelo Brizola lá atrás. Desde então, já passaram diversos prefeitos e este equipamento continuou educando muita gente em Sepetiba. Hoje, o mundo é todo interconectado, digital e tecnológico. Nesta Nave damos a oportunidade da inclusão digital, preparando essa molecada para um futuro muito melhor. Que bom poder dar esse presente para Sepetiba na véspera do Natal – afirmou Eduardo Paes.

Esta é a segunda Nave Satélite implantada na cidade. A primeira foi inaugurada no mês passado, no Ciep Dr. Nelson Hungria, em Paciência, também na Zona Oeste. Com a nova unidade, a Prefeitura busca a capilarização desses espaços multiuso e interativos para acelerar e incentivar a capacitação digital, científica e tecnológica da população do município do Rio. As Naves Satélites expandem para outras regiões os conteúdos e atividades que as Naves do Conhecimento já oferecem com sucesso. A expectativa é que a unidade de Sepetiba atenda cerca de 450 pessoas por mês.

– Queremos levar a tecnologia para mais gente, chegando mais perto das casas das pessoas. Já temos as Naves do Conhecimento, que são equipamentos grandes. A ideia agora, com as Naves Satélites, é termos equipamentos menores que possam se expandir pela cidade, levando o acesso à tecnologia para todo mundo – disse Tatiana Roque.

O projeto Naves Satélites contempla a reforma das bibliotecas originalmente edificadas nos Cieps e, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, cria ambientes com recursos que possibilitam a públicos diversos acessar e aprender a utilizar as ferramentas de mídias digitais.

O projeto Naves Satélites contempla a reforma das bibliotecas originalmente edificadas nos Cieps – Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

 

Inicialmente, estarão disponíveis os cursos: Informática para o Primeiro Emprego, Excel Básico e Aprendendo a Mexer no WhatsApp. Duas oficinas também serão oferecidas aos usuários da unidade: Como Não Cair em Golpes na Internet e WhatsApp para seu Negócio. As atividades dão direito a certificado para os alunos participantes. A Nave Satélite vai atender o público em geral, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 14h. O local tem espaço com computadores destinados ao livre acesso à internet com orientação de uma equipe de apoio aos usuários.

Durante a inauguração da unidade de Sepetiba, também foi realizada a doação de livros pelo Grupo Editorial Record para os alunos da Nave Satélite.

– Espero vir mais vezes aqui, na Nave Satélite. Essa é a segunda vez que uso um computador. Gosto muito de jogar, assistir vídeos. Quero aprender a usar melhor o computador – disse Matheus Azevedo Alves, de 11 anos.

Ambientes da Nave Satélite

A unidade conta com dois pavimentos e uma área total de 360m²

Recepção – Com totem de autoatendimento para cadastro dos usuários na unidade.

NaveLab – Mesa com capacidade para 12 alunos, com bancada para equipamentos.

Lounge – Ambiente destinado à utilização de aparelhos pessoais e de leitura, com sofás.

Conforto Digital – Espaços individuais, compostos por puffs e suportes com tablets para navegação na internet.

Lantable – Mesa composta de oito módulos para utilização dos equipamentos de forma livre e revertida para sala de aula.

Área externa – Espaço com mesa e bancos. Na parte externa da unidade também será realizado o Cine Nave, com exibição de filmes relacionados à ciência, tecnologia e inovação.

Os ambientes da Nave Satélite são climatizados e com acessibilidade, inclusive com elevador de acesso ao segundo pavimento.

 Nave Satélite de Sepetiba

Endereço: Rua José Fernandes, 892 – Sepetiba. Dentro do Ciep Deputado Ulysses Guimarães.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, 8h às 17h, e sábado, 8h às 14h.
Fechada aos domingos e feriados.

Marcações: Ciência e Tecnologia Ciep Deputado Ulysses Guimarães inauguração Inclusão digital Nave Satélite Prefeitura do Rio sepetiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *