Villa Fonseca Football Club foi uma agremiação da cidade de São Pedro da Aldeia (RJ). Fundado em 1928, pelos dois irmãos da família Fonseca, que tinham uma fábrica de tijolos, no Bairro de Porto do Carro, em São Pedro da Aldeia.

Como a Liga Aldeense de Desportos (LAD) só foi fundada em 08 de Março de 1953, antes desta data os clubes de São Pedro da Aldeia e até de Araruama disputavam as competições em Cabo Frio, por serem municípios vizinhos.

A 1ª liga criada em Cabo Frio surgiu em 1926, a Liga Sportiva de Cabo Frio (LSCF), por ordem da Associação Fluminense de Esportes (AFE), de Niterói. Quatro anos depois, em 1930, a entidade foi refundada com a mesma nomenclatura: Liga Sportiva de Cabo Frio (LSCF). Na ocasião, contou com a presença de quatro agremiações:

Tamoyo Sport Club;

River Football Club, da Gamboa;

América Football Club, do bairro Praia do Siqueira;

União Football Club.

Em 1933, nova mudança:  surgiu a é Associação Leste Fluminense de Sports Atléticos (ALFSA). Esta em especial tinha uma peculiaridade, uma vez que englobavam as cidades de Araruama – Cabo Frio – São Pedro da Aldeia – Silva Jardim. Esta liga foi a que mais tempo durou: oito anos até a criação da Liga Cabofriense de Desportos (LCD), em 1941.

O Villa Fonseca Football Club participou das competições organizadas pelas Liga Sportiva de Cabo Frio (LSCF), de 1926 e 1930; e Associação Leste Fluminense de Sports Atléticos (ALFSA), 1933. Na criação da Liga Cabofriense de Desportos (LCD), em 1941, o Villa Fonseca  já tinha desaparecido.

 

FONTE:  José Francisco de Moura, ‘Professor Chicão’

   
© 2017 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha