O Sport Club Pimenta de Mello foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). O Rubro-negro foi Fundado na sexta-feira, do dia 13 de Setembro de 1918, por funcionários da firma Pimenta de Mello & Cia. A sua 1ª Sede ficava situada na Rua da América, nº 171 (sobrado) – Santo Cristo, Rio de Janeiro. Posteriormente, o Pimenta de Mello se mudou para o Centro do Rio e por fim, para o Bairro imperial de São Cristóvão.

Em 1919, se filiou na Alliança Sportiva Municipal  (ASM), onde disputou o Torneio Início e do Campeonato da ASM. Esta liga contou com a participação das seguintes equipes:

Cruz de Malta Athletico Club (Santo Cristo);

Athletico Cajuense Football Club (de São Cristóvão).

Sport Club Avenida Liberdade (do Centro).

Sport Club Bonsucesso (de Bonsucesso).

Sport Club Boa Vista (do Alto da Boa Vista).

Navarro Football Club (do Catumbi-Rio Comprido).

Pereira Passos Football Club (da Saúde-Centro).

Sport Club Pimenta de Mello (de S. Cristo-Centro-S. Cristóvão).

Vinte e Cinco de Novembro Football Club (da Gamboa-Santo Cristo).

Tiradentes Athletico Club (da Aldeia Campista-Maracanã).

Na foto acima os diretores e atrás a bandeira do SC Pimenta de Mello. Na imagem abaixo o time posado

Na segunda-feira, do dia 08 de março de 1920, se filiou a Associação Carioca de Sports Athleticos (ACSA). Porém, pouco tempo depois acabou se retirando, que sem que a razão tenha sido informada pelos veículos de comunicação da época.

Dois meses depois com o patrocínio do Sport Club Pimenta de Mello foi fundado  a liga da Alliança Sportiva Carioca (ASC). A sede provisória da nova liga ficava no SC Pimenta de Mello. Os clubes filiados foram:

Sant’Anna Football Club;

Dois de Junho Football Club;

Triângulo Football Club;

Independente Football Club;

Para se filiar as exigências da ASC eram: ter Estatutos; ter uma Praça de Esportes própria ou alugada; para a jóia de 30$000 (30 mil Réis); pagar mensalmente a quantia de 15$000 (15 mil Réis).

1ª Sede: Rua da América, nº 171 (sobrado) - Santo Cristo, Rio de Janeiro (RJ)

No domingo, do dia 23 de Maio de 1920, foi realizado o 1º Torneio Início, organizado pela ASC, no campo do Progresso Football Club, localizado na Rua João Rodrigues, s/n, no Bairro da São Francisco Xavier, na Zona Norte do Rio. Os participantes foram:

Dois de Junho Football Club;

Nova York Football Club;

Penha Football Club;

Sant’Anna Football Club;

SC Pimenta de Mello;

Triângulo Football Club.

No 1º jogo, que teve início às 13 horas, o Nova York venceu o Triângulo 1 a 0 (2 a 1, nos escanteios). Na segunda partida, o Dois de Junho bateu o Pimenta de Mello por 1 a 0 (2 a 0, nos escanteios). No 3º jogo, o Penha eliminou o Sant’Anna por um escanteio a zero.

Na fase semifinal, o Dois de Junho venceu o Nova York por 2 a 1 (2 a 1, nos escanteios). Na decisão, o Dois de Junho conquistou o título ao empatar em 1 a 1, mas vencer o Penha nos escanteios: 2 a 1.

Com isso, o  campeão Dois de Junho recebeu um artístico bronze, enquanto o Penha, vice-campeão, ganhou uma rica taça.

 

Time-base de 1920: Ernesto; Sexta e M. Souza; Alberto F., Erasmo e Raul; Cosme, Bahianinho, Victorio, Vicente e Rubens.

FONTES: O Paiz – O Malho

 

  5 Responses to “Sport Club Pimenta de Mello – Rio de Janeiro (RJ): Fundado em 1918”

  1. Gerson,

    Se eu tivesse as ferramentas do nosso amigo e membro Rodolfo Stella

    montaria um time de botão dessa agremiação! Rsrs

    Abração!

  2. Distintivo muito bonito, prezados!

  3. Meu amigo Ielo,
    Mas uma vez agradeço pelo apoio e pela força!

    A cura para a nossa sociedade é educação, saúde e segurança!

    E a cultura está inserida na educação!

    Preservar a nossa história é conhecer o nosso passado, para corrigirmos no presente e
    colhermos os frutos no futuro!

    Um grande abraço!

  4. Sergio e amigos,

    Mais um “palacete” que poderia ser restaurado e preservado o Patrimônio Histórico do bairro de Santo Cristo para utilização de sua comunidade, bairro este, vizinho da antiga sede do Pereira Passos FBC, que também deveria preservar sua memoria e ao mesmo tempo oferecer um espaço cultural.

    Imagine voces, neste Centro Cultural, aulas de artes e musica para a comunidade, que além de recuperar a estética do bairro, incentivaria a população na preservação e ao mesmo tempo, vivenciar seu bairro e sua história.

    Estes bairros receberam bons equipamentos culturais e turísticos, incluindo a via portuária, o aquário, a Cidade do Samba, a Vila Olímpica, mas não recuperou a estética do espaço da comunidade. Poderiam começar com estes “prédios” culturais, que pelo visto, estão abandonados. Não necessitaria de muita verba, bastaria em torno de 300 a 500 mil reais cada, e em torno de 100 a 200 mil / ano para o desenvolvimento de cursos culturais ou tecnicos a comunidade.

    Se observarmos melhor, veremos no google stree, um viatura e um policial bem armado na “espreita” na entrada da comunidade. Se observamos mais, veremos muitas pichações, em tudo. Se observarmos melhor, veremos um “grafite”, muito bem feito, mostrando que eles querem cultura e o “palacete” poderia ser utilizado pelo comunidade.

    A Sociedade está doente, e o remédio é um espaço de qualidade, educação e cultura.

    Se observarmos mais, veremos muitas placas de candidatos a deputado, todas irregulares perante as leis eleitorais, pois é não é um prédio residencial, e sim, comercial ou associativo.

    É bem provável que pertença a alguma sociedade do bairro, ou da própria prefeitura, ou mesmo de alguma empresa que faliu, podendo a prefeitura desapropriar e depositar em juízo, quando não há quem receber. Se algum destes políticos foi eleito, tem a obrigação moral de lutar pela comunidade e recuperar este patrimônio e devolve-lo a comunidade em forma de associação cultural. Ou mesmo, a própria comunidade poderia se apropriar do local, reorganizado o antigo clube e revindicar sua posse. As leis estão para serem usadas pela população ou pelo poder publico.

    Ótimos artigos,

    Abs.

  5. Gostaria de fazer uma observação.
    Se notar o escudo há as letras SPM (Sport Pimenta de Mello).
    A letra ‘C’ (Club) está na perna da letra “P”.

    Não sabemos o porquê desse estilo, porém o certo é que o escudo é desta forma!

    Abraços.

   
© 2017 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha