O Pereira Passos Football Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Foi Fundado no sábado, do dia 03 de Maio de 1913. A sua Sede ficava localizada na Rua do Livramento, 85 (sobrado), no bairro Saúde, no Rio de Janeiro.

Na sexta-feira, do dia 28 de Maio de 1915, patrocinado pelo Pereira Passos Football Club foi  Fundado a Associação Carioca de Foot-Ball (ACF), com Sede provisória na Rua da Saúde, nº 333. A nova entidade recebeu os seguintes filiados:

Foto posada de 1919

Avenida Foot-Ball Club;

Confiança Athletico Club;

Municipal Foot-Ball Club;

Sport Club Mackenzie.

O Pereira Passos participou do Campeonato Carioca de 1929, organizado pela Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT). No ano seguinte, o clube fechou às portas. Meses depois, já em 1931, um grupo se reuniu para reorganizar o clube. Posteriormente, existiu por mais uma década até desaparecer em definitivo.

Sede da Rua do Livramento, 85 (sobrado), no bairro Saúde, no Rio de Janeiro

FONTES: Google Maps – Revista Época Sportiva – Jornal do Brasil (JB) – Correio da Manhã – A Época – A Rua – A Batalha

  2 Responses to “Inédito!! Pereira Passos Football Club, da Saúde – Rio de Janeiro (RJ): Fundado em 1913”

  1. Obrigado meu amigo Ielo.

    Eu gosto de acrescentar o maio número de dados possíveis!

    Sempre que possível farei assim!

    Abs.

  2. Sergio e Toninho Sereno,

    Excelente resgate, incluindo a foto do prédio pelo Google Maps, que a 100 anos atrás foi sede do Pereira Passos Football Club.

    Este conjunto arquitetônico, deveria ser tombado pelo Condephaat, e ocupado como um centro de memoria do bairro. Parece, pelo menos na fachada que o mantem as características da época, coisa rara de encontrar, e retratar como eram as sedes dos clubes menores do inicio do futebol brasileiro, representantes da localidade do bairro. Será que ainda existirá outra situação semelhante?

    Provavelmente está foto deve ser a equipe campeã de 1919 da ASM / Alliança Sportiva Municipal, titulo carioca conquistado pelo clube, importantíssima para a história do Bairro carioca da Saúde.

    Abs.

   
© 2017 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha