O Atlas Foot-Ball Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). O ‘Querido Club da Haddock Lobo’ foi Fundado no domingo, do dia 19 de Novembro de 1916. A Sede Social do clube Alvirrubro ficava na Rua Haddock Lobo, s/n, o Bairro da Tijuca – Zona Norte do Rio; enquanto o seu Campo estava situado na Rua Barão de Itapagipe, nº 113, no Bairro Rio Comprido – Zona Norte do Rio.

O Campo do Atlas, atualmente fica o Edifício Geral do Hospital Central da Aeronáutica

Uma curiosidade do Atlas é que no Estatuto constava que “era dever dos sócios não perturbar a administração, os jogos do clube e a ordem nas arquibancadas“.

Na Revista Sports uma matéria contando um pouco do Atlas, em 05 de Abril de 1919. Abaixo a reportagem na íntegra:

“Seguindo o nosso programa, que é dar impulso aos pequenos clubes, que constituem o celeiro de abastecimento do nosso núcleo de jogadores, vamos dar publicidade ao que notamos numa visita feita ao Atlas, o Querido Clube da Haddock Lobo.

O seu campo, sitio á Rua Barão de Itapagipe, passa atualmente por reformas, a fim de ser aumentada  a área do ground, para o que foi aproveitada uma grande extensão de terreno adjacente, outrora ocupada por uma chácara.

Pretende também a atual diretoria, aumentar as arquibancadas, pois as existentes tornaram-se pequena para a assistência que sempre afluem aos jogos deste querido clube.

O Atlas conta em seu quadro principal, com elementos de real valor, entre os quais destacam-se: Juca Lima, o magistral e simpático keeper (goleiro), a principal barreira da defesa alvirrubra; e os irmãos Jacy, dois players completos, exímios fowards. Por todo mês, será realizado um festival esportivo; fazendo parte do programa um encontro entre o teamverde“, vencedor do torneio interno e o teamazul“, o segundo colocado. Nesta festa serão entregues as medalhas aos vencedores do último campeonato interno”.

 

FONTES: Google Maps – Revista Época Sportiva  

   
© 2017 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha