DATA: 22 DE ABRIL DE 1951
LOCAL: BELÉM – PA

1º JOGO

CANUDENSE

1-1

UNIÃO ESPORTIVA (2-1 ESC)

2º JOGO

JABAQUARA

0-0

SANTA CRUZ (3-1 ESC)

3º JOGO

SANTA MARIA

1-0

PARAENSE

4º JOGO

AUTO

3-1

DRAMÁTICO

5º JOGO

TUNA LUSO

1-0

PAYSANDU

6º JOGO

REMO

2-0

PAULISTA

7º JOGO

COMBATENTES

3-0

CANUDENSE

8º JOGO

SANTA MARIA

0-0

JABAQUARA (2-1 ESC)

9º JOGO

AUTO

0-0

TUNA LUSO (4-3 ESC)

10º JOGO

REMO

1-0

COMBATENTES

11º JOGO

SANTA MARIA

0-0

AUTO (1-0 ESC)

FINAL

REMO

1-0

SANTA MARIA

CAMPEÃO – CLUBE DO REMO (BELÉM – PA)

 

O Petrolina Social Futebol Clube está de cara nova. A diretoria da Fera Sertaneja anunciou a mudança do escudo do clube. O novo símbolo é bem diferente do distintivo usado nos últimos anos. De acordo com a assessoria de comunicação do Petrolina, as mudanças também atingem os uniformes e o mascote do clube.

“Todo um estudo foi desenvolvido para que o novo escudo continuasse a trazer as referências da região, mas com uma nova roupagem, com a finalidade de engrandecer mais ainda o nome da equipe e da cidade. Mesmo com as mudanças, as cores que caracterizam o tricolor sertanejo, o verde, vermelho e o amarelo foram mantidos, mas todo o material está mais moderno indo de encontro às referências de equipes internacionais“, informou o comunicado do Petrolina.

Antes da mudança do escudo, a nova diretoria do Petrolina surpreendeu os torcedores, ao anunciar a contratação do técnico Andrade, campeão brasileiro com o Flamengo, em 2009. O objetivo é recolocar a Fera Sertaneja na elite do futebol pernambucano. No ano passado, alegando problemas financeiros, a equipe ficou fora da disputa da Série A2 do estadual.

Ribeiro, presidente do Petrolina, o técnico de futebol Andrade e o vice-presidente do clube, Márcio Matias (Foto: Magda Lomeu)

FONTES & FOTO: Agência CH – Página do clube no Facebook – GloboEsporte.Com

 

O Murici Futebol Clube é uma agremiação da cidade de Murici (AL). O “Verde Alagoas” foi Fundado no Sábado, no dia 07 de Setembro de 1974. A sua Sede fica localizada na Rua Mário Leão, s/n, no Centro de Murici. O Estádio é o José Gomes da Costa, com capacidade para 4 mil pessoas.

A primeira participação no Campeonato Alagoano da 1ª Divisão aconteceu somente em 1999, quando a equipe terminou na quinta colocação. Em 2010 o Murici alcança o tão sonhado título do Campeonato Alagoano da 1ª Divisão, ao bater o ASA na grande decisão. O título inédito classificou a equipe pela primeira vez para a Copa do Brasil e para o Campeonato Brasileiro da Série D.

O Murici encarou o Flamengo logo na primeira fase da Copa do Brasil de 2010, e acabou sendo derrotado por 3 a 0 em casa, sendo então eliminado, sem necessidade de haver um segundo confronto. Devido as enchentes do Rio Mundaú, o Murici não pôde disputar a Série D no ano de 2010.

Em 2011 o Murici faz outra grande campanha no Campeonato Alagoano, mas é batido na semifinal pelo ASA. Em 2014 chega novamente a semifinal, mas é batido pelo Coruripe. Em 2015 disputa pela segunda vez a Copa do Brasil, e outra vez é eliminado na primeira fase da competição.

Depois de disputar três partidas pelo Campeonato Alagoano de Futebol de 2016, Felipe Feijó, presidente da FAF anunciou a exclusão do Murici da competição, por decisão do TJD-AL, uma vez que a equipe não inscreveu o número mínino de jogadores (18) para disputar o Estadual.

Entretanto alguns dias depois, ficou definido em reunião da PMAL e membros da FAF, que o Murici permaneceria no Campeonato Alagoano e enfrentaria o CRB em casa no sábado, dia 16, dando fim a novela “Murici no Alagoano“. Para dar fim a essa novela de vez, o Murici derrotou o “galo” por 3 a 1 de virada, chegando a seis pontos na competição, tornando-se o terceiro colocado de seu grupo.

A equipe do Murici apresentou uma grande evolução no Campeonato Alagoano, e conseguiu terminar a competição como a terceira melhor equipe da classificação geral, conseguindo a segunda vaga para a Série D. Além disso o atacante Katê, artilheiro do Murici, fez parte da Seleção do Campeonato Alagoano.

Nesse mesmo ano o Murici disputou a Série D. No grupo A9 o Murici fez seis partidas, venceu duas, empatou duas e perdeu duas, somando oito pontos. Apesar de ter mostrado eficiência no ataque, o clube mostrou dificuldades na defesa e terminou eliminado na primeira fase, com apenas dois pontos atrás do primeiro colocado, o Campinense.

 

FONTES: Federação Alagoana de Futebol (FAF) – Página do Clube no Facebook 

 

O Jaciobá Atlético Clube é uma agremiação da cidade de Pão de Açúcar, no estado Alagoas. A equipe Alvianil foi Fundado no dia 25 de Janeiro de 1964. A sua Sede fica situado na Rua Professor José de Freitas, s/n, no Centro de Pão de Açúcar.

O nome Jaciobá vem da palavra em guarani que significa “Espelho da Lua“. A equipe manda os seus jogos no Estádio Elísio da Silva Maia, com capacidade 4 mil pessoas. O Jaciobá foi Vice-Campeonato Alagoano em 1991 e 1998.

FONTES: Wikipédia – Página do clube no Facebook – Paulo da Silva Freire Sobrinho.

 

FONTES: Google Maps – Site ORM

 

O Olaria Futebol Clube Recreativo é uma agremiação da cidade de Belém (PA). Fundado no dia 25 de dezembro de 1948 e reorganizado em 30 de outubro de 1961. A sua Sede própria fica situada na Rua 02 de Dezembro, 267; enquanto o Ginásio Esporte, fica na Passagem Furo do Maguari, 78; ambos  em Campina de Icoaraci (Icoaraci), em Belém.

O Olaria de Icoaraci participou do Campeonato Paraense da 2ª Divisão, organizado pela Federação Paraense de Futebol (FPF), em 1986. No dia 29 de maio de 2002, a Câmara Municipal de Belém (publicada no DOM nº 9.718) sancionou a Lei que fica reconhecido como de Utilidade Pública para o Município de Belém.

FONTES: Google Maps – Leis Municipais (Belém-PA)

 

 

FONTE & FOTO: jornalista e professor Paulo Fanaia

 

Amigos, este é o escudo do Olaria de Icoaraci (disputou a segunda divisão de Amadores – ou semiprofissionais) do Pará, no ano de 1986. O endereço vai com a foto

*Google Maps

 

 

Apresento aos senhores o escudo inédito do Esporte Clube Humaitá, oriundo da cidade de Cáceres, no Mato Grosso. O clube foi uma agremiação social muito importante em sua cidade.

Em  1980, a equipe se aventurou no profissionalismo, disputando a primeira divisão co campeonato local. Porém, a campanha não foi das melhores (apenas nove pontos, em 22 jogos). O resumo da campanha do Humaitá poe ser encontrado aqui.

Agradecimentos ao jornalista e professor Paulo Fanaia

 

 

O Elo Marítimo, campeão de 3 edições da segundona paraense, brigou por quase 10 anos para conseguir disputar uma única edição do Campeonato paraense de Futebol, isso porque a Federação paraense de Futebol e a CBF impuseram condições rígidas, que muitos clubes não atendiam nos anos 1980.

Abaixo, segue uma nota do jornal Diário Do Pára, explicando um pouco da situação:

 

 

 

 

 

Fonte: Jornal Diário do Pará/Biblioteca Nacional

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1986

-ELO MARÍTIMO

-INTERNACIONAL

-YAMADA

-PONTE NOVA

-TAMBÉS

-TERRA FIRME

-TRABALHISTA

-OLARIA

 

10/08

ELO 5X1 INTERNACIONAL

 

18/08

INTERNACIONAL 3X0 TRABALHISTA

YAMADA 3X2 PONTE NOVA

TAMBÉS 1X1 TERRA FIRME

ELO 2X0 OLARIA

 

24/08

TERRA FIRME 2X2 PONTE NOVA

INTERNACIONAL 3X0 OLARIA

 

30-31/08

TERRA FIRME 1X1 INTERNACIONAL

ELO 2X2 TAMBÉS

OLARIA 3X3 YAMADA

PONTE NOVA 1X0 (TRABALHISTA)

 

29/09

OLARIA 1X1 TRABALHISTA

PONTE NOVA 1X1 TAMBÉS

 

23/11

YAMADA 0X0 TRABALHISTA

TAMBÉS 3X0 INTERNACIONAL

 

26/12

YAMADA 0X0 TRABALHISTA

ELO 5X0 TAMBÉS

 

29/12

TERRA FIRME 1X1 PONTE NOVA

*OUTROS JOGOS E RESULTADOS DESCONHECIDOS

 

DECISÃO

25/01/87

ELO 1X0 TERRA FIRME

*ELO CAMPEÃO DE 1986

 

 

PARAENSE SEGUNDA DIVISÃO 1985

-SÃO CRISTOVÃO

-TRABALHISTA

-PONTE NOVA

-TAMBÉS

-ELO MARÍTIMO (SUBSTITUIDO PELO OLARIA ESPORTE CLUBE, DE ICOARACI)

-SACRAMENTA

-NORTE BRASILEIRO (DO BAIRRO DA CREMAÇÃO)

-MAGUARI ESPORTE CLUBE (ICOARACI)

-INDEPENDENTE

-INTERNACIONAL

-TERRA FIRME

-ARRUMADOR ESPORTE CLUBE (TAMBÉM DO SINDICATO DOS ESTIVADORES)

 

25/08

SÃO JOAQUIM X INTERNACIONAL/NORTE X MAGUARI/TRABALHISTA X PONTE NOVA/

INDEPENDENTE X TAMBÉS

 

2ª RODADA 31/08 E 01/09

MAGUARI X TRABALHISTA/INTERNACIONAL X INDEPENDENTE/TERRA FIRME X PONTE NOVA/SÃO CRISTÓVÃO X SACRAMENTA/

 

8/09

TAMBÉS X ARRUMADOR

 

14 E 15/09

SÃO JOAQUIM X TAMBÉS/PONTE NOVA X NORTE/ARRUMADOR X TERRA FIRME/SACRAMENTA X INDEPENDENTE

 

21 E 22/09

TAMBÉS X SÃO CRISTÓVÃO/TERRA FIRME X MAGUARI/ARRUMADOR X INTERNACIONAL/OLARIA X TRABALHISTA/INDEPENDENTE X SÃO JOAQUIM/SACRAMENTA X PONTE NOVA

 

28 E 29/09

PONTE NOVA 0X0 OLARIA/SÃO CRISTÓVÃO X NORTE BRASILEIRO/SÃO JOAQUIM 1X0 SACRAMENTA/TRABALHISTA 2X0 ARRUMADOR/TAMBÉS 5X2 INTERNACIONAL/INDEPENDENTE 0X2 TERRA FIRME

 

05 E 06/10

MAGUARI X SACRAMENTA/ARRUMADOR X SÃO JOAQUIM/TRABALHISTA X NORTE/TERRA FIRME X OLARIA/TAMBÉS X ?/

 

20/10

INDEPENDENTE X TRABALHISTA/TERRA FIRME X SÃO JOAQUIM/OLARIA X SÃO CRISTÓVÃO

 

26 E 27/10

MAGUARI X TAMBÉS/OLARIA X SACRAMENTA/SÃO JOAQUIM X SÃO CRISÓVÃO/INTER X PONTE NOVA/ARRUMADOR X INDEPENDENTE/NORTE X TERRA FIRME

 

2 E 3/11

TERA FIRME X INTER/SÃO JOAQUIM X TRABALHISTA/INDEPENDENTE X NORTE/SÃO CRISTÓVÃO X MAGUARI/ARRUMADOR X OLARIA/

 

10/11

TRABALHISTA X TERRA FIRME/NORTE X SACRAMENTA/INTER X MAGUARI/SÃO JOAQUIM X

 

PONTE NOVA/SÃO CRITÓVÃO X INDEPENDENTE

 

16 E17/11

MAGUARI X ARRUMADOR/ PONTE NOVA X SÃO CRISTÓVÃO/INDEPENDENTE X OLARIA/TERRA FRME X TAMBÉS/TRABALHISTA X INTER/NORTE X SÃO JOAQUIM

 

24/11

PONTE NOVA X INDEPENDENTE/MAGUARI X SÃO JOAQUIM/

7/12

NORTE 0X0 INTER/SÃO JOAQUIM 2X0 OLARIA/SACRAMENTA 3X2 TERRA FIRME

 

*OUTROS JOGOS E RESULTADOS DESCONHECIDOS

 

TRIAGONAL FINAL

 

16/12

SACRAMENTA 3X0 SÃO JOAQUIM

19/12

SACRAMENTA X NORTE/

 

SACRAMENTA CAMPEÃO DE 1985

*O ELO DESISTIU DA SEGUNDA DIVISÃO, POR NÃO CONCORDAR QUE TODOS OS JOGOS FOSSEM NO CAMPO DO SACRAMENTA.

 

 

CAMPEONATO PARAENSE SEGUNDA DIVISÃO 1984

*JOGOS DISPUTADOS NO CAMPO DO SACRAMENTA – ESTÁDIO MARTINIANO ALMEIDA

 

PARTICIPANTES:

-ESPORTE CLUBE TRABALHISTA (BAIRRO DA PEDREIRA)

-SÃO CRISTÓVÃO FUTEBOL CLUBE (BAIRRO DO GUAMÁ)

-ELO MARÍTIMO (REPRESENTAVA O SINDICATO DOS ESTIVADORES)

-TAMBÉS ESPORTE CLUBE (BAIRRO DO JURUNAS)

-INDEPENDENTE ATLÉTICO CLUBE

-INTERNACIONAL ESPORTE CLUBE RECREATIVO (BAIRRO DA PEDREIRA) 

-SÃO JOAQUIM ESPORTE CLUBE (BAIRRO DA MARAMBAIA) 

-PONTE NOVA FUTEBOL CLUBE (ICOARACI)

 

DATA DOS JOGOS (AS OUTRAS DATAS E RESULTADOS SÃO DESCONHECIDOS)

23/09

SÃO JOAQUIM X PONTE NOVA

 

21/10

INDEPENDENTE X ELO

TAMBÉS X INTERNACIONAL

 

11/11

TAMBÉS X INDEPENDENTE

 

9/12

TAMBÉS X SÃO CRISTÓVÃO

PONTE NOVA X INDEPENDENTE

 

24/03/85

TRABALHISTA X INTERNACIONAL

 

03/03/85

INTERNACIONAL 0X3 ELO (DECISÃO DO SEGUNDO TURNO)

*ELO MARÍTIMO CAMPEÃO DE 1984

 

Entre os anos de 1980 a 1986, a Federação paraense de Futebol organizou o Campeonato Paraense da Segunda divisão. Este campeonato não era profissional (haja vista que os clubes tinham até alguma estrutura, mas a CBF  e a FPF, visto as condições que os clubes possuíam e os estádios extremamente precários que as partidas eram realizadas), não obtiveram licença para se profissionalizar (leia-se, também, negligência da CBF)

O curioso é que alguns desses clubes que disputaram essa divisão conseguiram autorização para jogar profissionalmente (Elo Marítimo – que era o time do Sindicato dos Estivadores, Independente – time do detetive Francisco Bastos e o Yamada – time dos funcionários da loja Y. Yamada). O interessante, também é que os clubes também pleiteavam participar da divisão principal do futebol paraense.

Segue abaixo a lista de campeões da segunda divisão do pará (80-86):

1980: Santa Rosa (Icoaraci)

1983: Elo Marítimo

1984: Elo Marítimo

1985:  Sacramenta

1986: Elo Marítimo

 

FONTE: Sport Ilustrado

 

Anos 80

O Saquarema Futebol Clube é uma agremiação da cidade de Saquarema (RJ). Fundado no dia 09 de Fevereiro de 1920, a sua Sede fica localizada na Rua Barão de Saquarema, nº 612, no Bairro de Campo Aviação, em Saquarema. O seu estádio é o Heitor Bravo, com capacidade para aproximadamente 2 mil pessoas.

A sua maior glória aconteceu no ano de 1991, quando o Saquarema se sagrou Campeão do Campeonato Carioca da Segunda Divisão, organizado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).

 

Anos 90

 

FONTES: Ferj – Wikipédia

 

DATA: 19 DE JUNHO DE 1955
LOCAL: ESTÁDIO DA CURUZÚ, EM BELÉM / PA

1º JOGO

REMO

0-0

PAYSANDU (2-1 PEN)

2º JOGO

COMBATENTES

0-0

PINHEIRENSE (1-0 ESC)

3º JOGO

TUNA LUSO

0-0

ARMAZENADOR (1-0 ESC)

4º JOGO

REMO

1-0

COMBATENTES

FINAL

REMO

1-0

TUNA LUSO

CAMPEÃO – CLUBE DO REMO (BELÉM – PA)

 

 

Amigos, pesquisando pela rede, encontrei alguns uniformes e escudos de clubes já conhecidos, porém, algumas cores são diferentes e os escudos também diferem do que nós já conhecemos. Mando as fotos aos senhores:

1) Carajás Esporte Clube (foto do time que participou da Segunda Divisão do Pará, em 2013) Fonte:  Jornal O Liberal

2) Pinheiro Atlético Clube/MA Fonte: Blog Futebol Maranhense Antigo

3) Dourados Esporte Clube/MS

4) Sociedade Esportiva Pontaporanense/MS

5) Mariano Esporte Clube/ES

6) Real Beltranense/PR

7) Comercial de Cornélio Procópio/PR

8) Portuguesa Santista/SP (escudo dos anos 70)

9) Sociedade Atlética Imperatriz/MA (placa dos anos 1980)

 

Amigos, este é o escudo do Santa Cruz de Belém, clube que muitos anos foi filiado da F. P. D., e por várias vezes, disputou a série B do campeonato paraense (disputou em 1950, 51, 52, 53 e 54). O time tinha sede no bairro da Pedreira (na avenida Pedro Miranda), e chegou a ser campeão paraense de futsal nos anos de 1980.

Abaixo, foto do escudo:

Redesenho: Sérgio Mello.

 

Depois do feriado de Natal, as atividades da página voltam com algumas novidades. Uma delas é o escudo oficial do Júlio César, datado do ano de 1968.

Segue ainda a foto extraída do jornal O Liberal, de onde foi possível a descoberta.

Redesenho: Sérgio Mello.

 

EQUIPES PARTICIPANTES:

 

EQUIPE

CIDADE

001

ATLÉTICO LIBERATO DE CASTRO BELÉM – PA

002

BENEFICENTE AVANTE FUTEBOL CLUBE SALVATERRA – PA

003

CLUBE DO REMO BELÉM – PA

004

CLUBE JÚLIO CÉSAR BELÉM – PA

005

GREMIO DESPORTIVO COMBATENTES BELÉM – PA

006

PAYSANDU SPORT CLUB BELÉM – PA

007

TUNA LUSO BRASILEIRA BELÉM – PA

 

1º TURNO

 

02.06.1966

REMO

3-0

LIBERATO DE CASTRO

04.06.1966

COMBATENTES

2-1

AVANTE

05.06.1966

TUNA LUSO

1-0

JÚLIO CÉSAR

08.06.1966

PAYSANDU

3-0

AVANTE

11.06.1966

COMBATENTES

1-1

JÚLIO CÉSAR

12.06.1966

REMO

3-2

TUNA LUSO

15.06.1966

REMO

1-0

JÚLIO CÉSAR

18.06.1966

AVANTE

3-0

LIBERATO DE CASTRO

19.06.1966

PAYSANDU

2-1

COMBATENTES

22.06.1966

TUNA LUSO

4-0

COMBATENTES

25.06.1966

JÚLIO CÉSAR

2-1

AVANTE

26.06.1966

PAYSANDU

5-0

LIBERATO DE CASTRO

29.06.1966

REMO

4-1

AVANTE

02.07.1966

COMBATENTES

3-0

LIBERATO DE CASTRO

03.07.1966

PAYSANDU

2-0

TUNA LUSO

06.07.1966

PAYSANDU

2-0

JÚLIO CÉSAR

11.07.1966

REMO

1-0

COMBATENTES

11.07.1966

TUNA LUSO

8-2

LIBERATO DE CASTRO

16.07.1966

TUNA LUSO

W0-0

AVANTE

17.07.1966

JÚLIO CÉSAR

0-0

LIBERATO DE CASTRO

24.07.1966

REMO

1-1

PAYSANDU

 

 

J

V

E

D

GP

GC

PG

01º

PAYSANDU

06

05

01

00

15

02

11

02º

REMO

06

05

01

00

13

04

11

03º

TUNA LUSO

06

04

00

02

15

07

08

04º

COMBATENTES

06

02

01

03

07

09

05

05º

JÚLIO CÉSAR

06

01

02

03

03

06

04

06º

AVANTE

06

01

00

05

06

11

02

07º

LIBERATO DE CASTRO

06

00

01

05

02

22

01

 

2º TURNO

 

27.07.1966

REMO

3-1

LIBERATO DE CASTRO

31.07.1966

COMBATENTES

1-1

AVANTE

31.07.1966

TUNA LUSO

3-0

JÚLIO CÉSAR

03.08.1966

PAYSANDU

5-0

AVANTE

06.08.1966

JÚLIO CÉSAR

1-0

COMBATENTES

10.08.1966

REMO

3-0

JÚLIO CÉSAR

13.08.1966

AVANTE

2-0

LIBERATO DE CASTRO

14.08.1966

TUNA LUSO

4-0

COMBATENTES

20.08.1966

AVANTE

2-1

JÚLIO CÉSAR

24.08.1966

PAYSANDU

4-0

LIBERATO DE CASTRO

27.08.1966

REMO

3-0

AVANTE

28.08.1966

PAYSANDU

1-1

JÚLIO CÉSAR

01.09.1966

REMO

4-1

COMBATENTES

04.09.1966

COMBATENTES

4-0

LIBERATO DE CASTRO

07.09.1966

TUNA LUSO

1-1

LIBERATO DE CASTRO

10.09.1966

JÚLIO CÉSAR

2-0

LIBERATO DE CASTRO

11.09.1966

REMO

2-2

TUNA LUSO

17.09.1966

PAYSANDU

5-1

COMBATENTES

17.09.1966

TUNA LUSO

6-1

AVANTE

25.09.1966

PAYSANDU

1-1

TUNA LUSO

02.10.1966

PAYSANDU

2-1

REMO

 

 

J

V

E

D

GP

GC

PG

01º

PAYSANDU

06

04

02

00

18

04

10

02º

REMO

06

04

01

01

13

05

09

03º

TUNA LUSO

06

03

03

00

17

05

09

04º

JÚLIO CÉSAR

06

02

01

03

05

09

05

05º

AVANTE

06

02

01

03

06

16

05

06º

COMBATENTES

06

01

01

04

07

15

03

07º

LIBERATO DE CASTRO

06

00

01

05

02

16

01

 

3º TURNO

 

12.10.1966

REMO

3-0

LIBERATO DE CASTRO

15.10.1966

COMBATENTES

4-1

AVANTE

16.10.1966

JÚLIO CÉSAR

2-0

TUNA LUSO

22.10.1966

JÚLIO CÉSAR

1-0

COMBATENTES

23.10.1966

PAYSANDU

1-0

TUNA LUSO

29.10.1966

AVANTE

3-2

LIBERATO DE CASTRO

30.10.1966

PAYSANDU

2-0

COMBATENTES

03.11.1966

REMO

2-0

JÚLIO CÉSAR

05.11.1966

TUNA LUSO

4-0

COMBATENTES

06.11.1966

PAYSANDU

1-0

LIBERATO DE CASTRO

09.11.1966

REMO

1-0

AVANTE

12.11.1966

COMBATENTES

3-1

LIBERATO DE CASTRO

13.11.1966

REMO

3-2

TUNA LUSO

16.11.1966

REMO

1-0

COMBATENTES

19.11.1966

TUNA LUSO

W0-0

LIBERATO DE CASTRO

20.11.1966

PAYSANDU

1-0

JÚLIO CÉSAR

23.11.1966

TUNA LUSO

5-2

AVANTE

26.11.1966

JÚLIO CÉSAR

3-2

LIBERATO DE CASTRO

27.11.1966

PAYSANDU

2-0

AVANTE

03.12.1966

JÚLIO CÉSAR

1-0

AVANTE

04.12.1966

PAYSANDU

3-1

REMO

 

 

J

V

E

D

GP

GC

PG

01º

PAYSANDU

06

06

00

00

10

01

12

02º

REMO

06

05

00

01

11

05

10

03º

JÚLIO CÉSAR

06

04

00

02

07

05

08

04º

TUNA LUSO

06

03

00

03

11

08

06

05º

COMBATENTES

06

02

00

04

07

10

04

06º

AVANTE

06

01

00

05

06

15

02

07º

LIBERATO DE CASTRO

06

00

00

06

05

13

00

 

* CAMPEÃO – PAYSANDU SPORT CLUB (BELÉM – PA)

 

Mais um clube paraense que disputou a série B nos anos de 1950 (pelo menos em 1951, 1952 e 1953). Trata-se do Parque Atlético Clube, clube formado por funcionários e militares do Parque da Aeronáutica, em Belém. O clube foi fundado em 1946 e treinava no campo da Aeronáutica, localizado no bairro de Val-de Cans, em Belém.

Segue abaixo foto original do time:

 

 

Mais um clube desvendado: trata-se do Canudense Clube. Com sede no bairro do Marco (segundo o jornal O Liberal de 1951), a equipe foi uma das muitas que disputou a Série B do Campeonato Paraense. A equipe disputou a segundona em pelo menos cinco oportunidades (1950, 51, 52 53 e 54). O time era conhecido como “alvos”.

Segue ainda algumas informações apuradas na Biblioteca Nacional:

Redesenho do escudo: Sérgio Mello.

 

Amigos, apresento o escudo oficial do Liberato de astro, descoberto no jornal O Liberal de 1967. Com detalhes, podemos perceber que o nome do clube era Associação Atlética Liberato de Castro. O clube tinha uma sede provisória na avenida Primeiro de Dezembro (hoje João Paulo II), mas a F.P.D. ameaçou excluir a equipe de competições oficiais por não possuir sede fixa. O jeito foi fazer um acordo e mudar sua “sede” para o Sport Ouro Negro (clube social), localizado na travessa Humaitá, no bairro do Marco, em Belém.

Segue abaixo a foto do clube, retirada do jornal:

 

 

DATA: 28 DE MAIO DE 1954

LOCAL: ESTADIO DA CURUZU, EM BELÉM – PA

 

1º JOGO

ARMAZENADOR

0-0

PAYSANDU (1-0 ESC)

2º JOGO

COMBATENTES

0-0

TUNA LUSO (2-0 ESC)

3º JOGO

REMO

0-0

AUTO CLUBE (2-1 ESC)

4º JOGO

ARMAZENADOR

1-0

COMBATENTES

FINAL

ARMAZENADOR

1-0

REMO

 

CAMPEÃO – ARMZENADOR ESPORTE CLUBE (BELÉM – PA)

 

DATA: 26 DE ABRIL DE 1953

LOCAL: ESTADIO DO SOUZA, EM BELÉM – PA

 

1º JOGO

PAYSANDU

0-0

COMBATENTES (1-0 ESC)

2º JOGO

TUNA LUSO

0-0

AUTO CLUBE (4-1 PEN)

3º JOGO

REMO

1-0

PAYSANDU

FINAL

TUNA LUSO

2-0

REMO

 

CAMPEÃ – TUNA LUSO COMERCIAL (BELÉM – PA)

 

DATA: 17 DE MARÇO DE 1968
LOCAL: ESTÁDIO ANTONIO BAENA, EM BELÉM / PA

1º JOGO

TUNA LUSO

2-0

SACRAMENTA

2º JOGO

REMO

2-0

SPORT BELÉM

3º JOGO

COMBATENTES

0-0

PAYSANDU (3-1 PEN)

4º JOGO

TUNA LUSO

0-0

REMO (3-1 PEN)

FINAL

COMBATENTES

0-0

TUNA LUSO (3-0 PEN)

 

CAMPEÃO – GRÊMIO DESPORTIVO COMBATENTES (BELÉM – PA)

 

DATA: 01 DE JULHO DE 1967
LOCAL: ESTÁDIO ANTONIO BAENA, EM BELÉM / PA

1º JOGO

JÚLIO CÉSAR

1-0

COMBATENTES

2º JOGO

AVANTE

1-0

REMO

3º JOGO

TUNA LUSO

0-0

LIBERATO DE CASTRO (5-4 PEN)

4º JOGO

PAYSANDU

1-0

JÚLIO CÉSAR

5º JOGO

TUNA LUSO

2-0

AVANTE

FINAL

PAYSANDU

1-0

TUNA LUSO

 

CAMPEÃO – PAYSANDU SPORT CLUB (BELÉM – PA)

 

DATA: 26 DE MAIO DE 1966
LOCAL: ESTÁDIO ANTONIO BAENA, EM BELÉM / PA

1º JOGO

LIBERATO DE CASTRO

0-0

COMBATENTES (3-0 PEN)

2º JOGO

TUNA LUSO

0-0

JÚLIO CÉSAR (2-0 PEN)

3º JOGO

REMO

0-0

AVANTE (2-1 PEN)

4º JOGO

PAYSANDU

2-0

LIBERATO DE CASTRO

5º JOGO

TUNA LUSO

1-1

REMO (5-4 PEN)

FINAL

PAYSANDU

1-0

TUNA LUSO

 

CAMPEÃO – PAYSANDU SPORT CLUB (BELÉM – PA)

 

REALIZADO EM 06/06/1965, NO ESTÁDIO DA CURUZU

 

JOGO 1 – AVANTE 0X0 LIBERATO (3X2 PARA O AVANTE NOS PÊNALTIS).

JOGO 2 – PAYSANDU W.OX0 JÚLIO CÉSAR (O JÚLIO CÉSAR NÃO CONSEGUIU REGULARIZAR SEUS JOGADORES).

JOGO 3 – TUNA X COMBATENTES (O COMBATENTES ENTROU APENAS COM 7 JOGADORES, E FOI DESCLASSIFICADO).

JOGO 4 – AVANTE 1X1 REMO (3X2 PARA O AVANTE NOS PÊNALTIS).

JOGO 5 – TUNA LUSO 1X1 PAYSANDU (0X2 PARA O PAYSANDU NOS PÊNALTIS).

JOGO 6 – FINAL – PAYSANDU 2X1 AVANTE (MILTON MARABÁ, AOS 5’ E AOS 8’; JACOB, AS 14”).

 

*PAYSANDU CAMPEÃO DO TORNEIO INÍCIO DE 1965.

 

REALIZADO EM 25/05/52, NO ESTÁDIO DE ANTÔNIO BAENA

JOGO 01 – SANTA CRUZ 1X2 PARQUE ATLÉTICO CLUBE

JOGO 02 – AUTO CLUB 1X0 CANUDENSE

JOGO 03 – COMBATENTES 2X0 SANTA MARIA

JOGO 04 – PAYSANDU 0X0 DRAMÁTICO (2X3 PARA O DRAMÁTICO NOS PÊNALTIS)

JOGO 05 – REMO 1X0 PARAENSE

JOGO 06 – TUNA LUSO 1X0 JABAQUARA

JOGO 07 – PAULISTA 1X1 UNIÃO ESPORTIVA (PAULISTA GANHOU DE 2X1 NOS ESCANTEIOS)

JOGO 08 – AUTO CLUB 1X0 PARQUE ATLÉTICO CLUBE

JOGO 09 – COMBATENTES 1X0 DRAMÁTICO

JOGO 10 – REMO 1X0 PAULISTA

JOGO 11 – AUTO CLUB W.OX0 TUNA LUSO (TUNA DESISTIU)

JOGO 12 – REMO 1X0 COMBATENTES

JOGO 13 (FINAL) – REMO 1X0 AUTO CLUB

 

PARTICIPANTES

AUTO CLUBE DO PARÁ

ASSOCIAÇÃO DOS EX-COMBATENTES

CLUBE DO REMO

PAYSANDU SPORT CLUB

TUNA LUSO COMERCIAL

 

PRIMEIRO TURNO

08/06/52

TUNA LUSO 0X0 COMBATENTES

15/06/52

REMO 8X2 AUTO CLUB

22/06/52

COMBATENTES 0X3 PAYSANDU

29/06/52

TUNA LUSO 0X1 REMO

06/07/52

PAYSANDU 3X1 AUTO CLUB

13/07/52

REMO 2X1 COMBATENTES

20/07/52

PAYSANDU 2X1 TUNA LUSO

27/07/52

COMBATENTES 2X1 AUTO CLUB

03/08/52

REMO 6X1 PAYSANDU

10/08/52

AUTO CLUB 0X5 TUNA LUSO

 

CLUBES

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

POS

REMO

08

04

04

00

00

17

04

03

1º (c)

PAYSANDU

06

04

03

00

01

09

08

01

TUNA LUSO

03

04

01

01

02

06

03

03

COMBATENTES

03

04

01

01

02

04

06

-02

AUTO CLUB

00

04

00

00

04

04

18

-14

 

SEGUNDO TURNO

24/08/52

COMBATENTES 1X3 TUNA LUSO

07/09/52

AUTO CLUB 2X8 REMO

09/11/52

PAYSANDU 7X0 AUTO CLUB

16/11/52

REMO 1X1 TUNA LUSO

23/11/52

PAYSANDU 2X0 COMBATENTES

08/12/52

PAYSANDU 4X2 TUNA LUSO

14/12/52

TUNA LUSO 8X3 AUTO CLUB

21/12/52

REMO 1X1 PAYSANDU

04/01/53

COMBATENTES 3X2 AUTO CLUB

01/02/53

REMO 4X2 COMBATENTES

 

CLUBES

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

POS

PAYSANDU

07

04

03

01

00

12

03

09

1º(c)

REMO

06

04

02

02

00

14

06

08

TUNA

05

04

02

01

01

14

09

05

COMBATENTES

02

04

01

00

03

06

11

-05

AUTO CLUB

00

04

00

00

04

07

26

-19

 

FINAL

22/02/53

REMO 3X0 PAYSANDU

01/03/53

PAYSANDU 1X2 REMO

 

- CAMPEÃO: CLUBE DO REMO (BELÉM-PA)

 

PARTICIPANTES

AVANTE

COMBATENTES

JÚLIO CÉSAR

LIBERATO DE CASTRO

REMO

PAYSANDU

TUNA LUSO

 

1º TURNO

17/06/65 LIBERATO 4X1 COMBATENTES
19/06/65 TUNA LUSO 3X0 AVANTE
20/06/65 PAYSANDU 4X0 JÚLIO CÉSAR
23/06/65 REMO 3X0 JÚLIO CÉSAR
27/06/65 PAYSANDU 6X1 LIBERATO
28/06/65 AVANTE 1X4 COMBATENTES
29/06/65 REMO 2X0 TUNA LUSO
03/07/65 JÚLIO CÉSAR 4X1 LIBERATO
04/07/65 PAYSANDU 5X1 COMBATENTES
07/07/65 REMO 6X2 AVANTE
10/07/65 COMBATENTES 1X0 JÚLIO CÉSAR
11/07/65 TUNA LUSO 4X0 LIBERATO
28/07/65 TUNA LUSO 4X2 COMBATENTES
31/07/65 AVANTE 1X3 JÚLIO CÉSAR
01/08/65 REMO 0X1 PAYSANDU
14/08/65 TUNA LUSO 1X1 JÚLIO CÉSAR
15/08/65 PAYSANDU 8X0 AVANTE
12/09/65 REMO 2X1 LIBERATO
15/09/65 REMO 2X1 COMBATENTES
18/09/65 AVANTE 1X0 LIBERATO
19/09/65 PAYSANDU 2X1 TUNA LUSO

 

 

CLASIFICAÇÃO DO 1º TURNO

CLUBES

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

POS

PAYSANDU

12

06

06

00

00

26

02

24

REMO

10

06

05

00

01

15

05

10

TUNA LUSO

07

06

03

01

02

13

07

06

JÚLIO CÉSAR

05

06

02

01

03

08

11

-03

COMBATENTES

04

06

02

00

04

10

16

-06

LIBERATO

02

06

01

00

05

07

18

-11

AVANTE

02

06

01

00

05

05

24

-19

 

 

2º TURNO

22/09/65 REMO 2X1 AVANTE
25/09/65 COMBATENTES 0X0 JÚLIO CÉSAR
26/09/65 TUNA LUSO 1X1 LIBERATO
29/09/65 TUNA LUSO 1X1 AVANTE
02/10/65 LIBERATO 2X0 COMBATENTES
03/10/65 PAYSANDU 4X1 JÚLIO CÉSAR
13/10/65 REMO 1X2 TUNA LUSO
16/10/65 JÚLIO CÉSAR 0X1 LIBERATO
17/10/65 PAYSANDU 2X1 AVANTE
20/10/65 REMO 6X0 JÚLIO CÉSAR
23/10/65 PAYSANDU 6X0 LIBERATO
24/10/65 AVANTE 2X1 COMBATENTES
27/10/65 REMO 2X2 COMBATENTES
30/10/65 AVANTE 2X2 LIBERATO
31/10/65 PAYSANDU 1X0 TUNA LUSO
03/11/65 REMO 1X1 LIBERATO
06/11/65 JÚLIO CÉSAR 1X1 TUNA LUSO
07/11/65 PAYSANDU 1X1 COMBATENTES
13/11/65 AVANTE 1X2 JÚLIO CÉSAR
14/11/65 TUNA LUSO 4X1 COMBATENTES
28/11/65 PAYSANDU 1X4 REMO

 

CLASSIFICAÇÃO DO 2º TURNO

CLUBES

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

POS

PAYSANDU

09

06

04

01

01

15

07

08

REMO

08

06

03

02

01

16

07

09

TUNA LUSO

07

06

02

03

01

09

06

03

LIBERATO

07

06

02

03

01

07

10

-03

AVANTE

04

06

01

02

03

08

10

-02

JÚLIO CÉSAR

04

06

01

02

03

04

13

-09

COMBATENTES

03

06

00

03

03

05

09

-04

 

- CAMPEÃO: PAYSANDU SPORT CLUB (BELÉM-PA)

 

PARTICIPANTES

AVANTE

COMBATENTES

JÚLIO CÉSAR

LIBERATO DE CASTRO

REMO

PAYSANDU

TUNA LUSO

UNIÃO ESPORTIVA

1° TURNO

13/05/62

JÚLIO CÉSAR 2X1 LIBERATO

19/05/62

UNIÃO ESPORTIVA 0X2 JÚLIO CÉSAR

20/05/62

TUNA LUSO 3X3 AVANTE

26/05/62

PAYSANDU 2X1 COMBATENTES

27/05/62

AVANTE 3X0 LIBERATO

27/05/62

REMO 1X0 JÚLIO CÉSAR

30/05/62

LIBERATO 2X1 COMBATENTES

02/06/52

AVANTE 1X0 UNIÃO ESPORTIVA

03/06/52

TUNA LUSO 3X1 COMBATENTES

09/06/62

PAYSANDU 2X1 JÚLIO CÉSAR

10/06/62

TUNA LUSO 2X1 LIBERATO

16/06/62

LIBERATO 2X0 UNIÃO ESPORTIVA

17/06/62

PAYSANDU 2X2 TUNA LUSO

24/06/62

REMO 1X1 AVANTE

24/06/62

COMBATENTES 1X2 JÚLIO CÉSAR

01/07/62

REMO 1X1 COMBATENTES

01/07/62

AVANTE 2X1 JÚLIO CÉSAR

08/07/62

PAYSANDU 4X0 LIBERATO

08/07/62

UNIÃO ESPORTIVA 2X3 TUNA LUSO

14/07/62

TUNA LUSO 2X0 JÚLIO CÉSAR

15/07/62

REMO 3X0 LIBERATO

15/07/62

AVANTE 3X1 COMBATENTES

22/07/62

PAYSANDU 3X3 UNIÃO ESPORTIVA

28/07/62

PAYSANDU 1X1 AVANTE

29/07/62

REMO 1X0 TUNA LUSO

05/08/62

REMO 4X1 UNIÃO ESPORTIVA

11/08/62

COMBATENTES 3X3 UNIÃO ESPORTIVA

12/08/62

REMO 1X3 PAYSANDU

CLUBES

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

POS

PAYSANDU

11

07

04

03

00

17

09

08

AVANTE

11

07

04

03

00

14

07

07

REMO

10

07

04

02

01

12

06

06

TUNA LUSO

10

07

04

02

01

15

10

05

JÚLIO CÉSAR

06

07

03

01

03

09

10

-01

LIBERATO

04

07

02

00

05

06

15

-09

COMBATENTES

02

07

00

02

05

09

16

-07

UNIÃO ESPORTIVA

02

07

00

02

05

09

18

-09

DECISÃO DO 1° TURNO

19/09/62

PAYSANDU 4X1 AVANTE

2° TURNO

14/10/62

TUNA LUSO 3X1 JÚLIO CÉSAR

21/10/62

AVANTE 0X0 REMO

28/10/62

PAYSANDU 3X0 JÚLIO CÉSAR

04/11/62

REMO 2X0 TUNA LUSO

10/11/62

REMO 1X1 JÚLIO CÉSAR

11/11/62

PAYSANDU 3X3 AVANTE

15/11/62

TUNA LUSO 2X1 AVANTE

18/11/62

PAYSANDU 1X2 TUNA LUSO

25/11/62

JÚLIO CÉSAR 0X1 AVANTE

25/11/62

REMO 2X2 PAYSANDU

CLUBES

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

POS

TUNA LUSO

06

04

03

00

01

07

05

02

REMO

05

04

01

03

00

05

03

02

PAYSANDU

04

04

01

02

01

09

07

02

AVANTE

04

04

01

02

01

05

05

00

JÚLIO CÉSAR

01

04

00

01

03

02

08

-06

FINAIS DO CAMPEONATO

23/12/62

PAYSANDU 2X1 TUNA LUSO

30/12/62

TUNA LUSO 0X2 PAYSANDU

- CAMPEÃO: PAYSANDU SPORT CLUB (BELÉM – PA)

Fonte: Felipe Feitosa (Belém-PA)

 

Em homenagem a Associação Cívica Floriano Peixoto, foi realizado um Festival Esportivo. O vencedor foi o CLUBE DO REMO. Abaixo os resultados:

DATA: 22 DE AGOSTO DE 1920
LOCAL: CAMPO DO REMO, EM BELÉM / PA

TAÇA GENERAL JOAQUIM IGNÁCIO

1º JOGO

UNIÃO ESPORTIVA

1-0

NACIONAL

2º JOGO

RECREATIVA

1-0

LUSO BRASILEIRO

FINAL

UNIÃO ESPORTIVA

2-0

RECREATIVA

TAÇA MARECHAL FLORIANO PEIXOTO

1º JOGO

PAYSANDU

2-0

BRASIL

2º JOGO

REMO

2-0

UNIÃO ESPORTIVA

FINAL

REMO

1-0

PAYSANDU
 

Em prol da Construção do Santuário de São Francisco de Assis, foi realizado um Festival Beneficente. O vencedor foi o CLUBE DO REMO. Abaixo os resultados:

DATA: 25 DE JULHO DE 1920
LOCAL: CAMPO DO REMO, EM BELÉM / PA

1º JOGO

PAYSANDU

1-0

BRASIL

2º JOGO

REMO

1-0

RECREATIVA

3º JOGO

PAYSANDU

3-0

NACIONAL

FINAL

REMO

1-0

PAYSANDU
 

Em 1920, em comemoração a promulgação da Constituição Federal, foi organizado um torneio eliminatório e que teve na ASSOCIAÇÃO DRAMÁTICA RECREATIVA BENEFICENTE de Belém a sua vencedora. Abaixo os resultados:

 

DATA: 22 DE JUNHO DE 1920

LOCAL: CAMPO DO PAYSANDU, EM BELÉM / PA

 

1º JOGO

RECREATIVA

1-0

LUSO BRASILEIRO

2º JOGO

NACIONAL

1-0

UNIÃO ESPORTIVA

FINAL

RECREATIVA

1-0

NACIONAL
 

EQUIPES PARTICIPANTES:

EQUIPE

CIDADE

001

CLUBE DO REMO BELÉM

002

CLUBE JÚLIO CÉSAR BELÉM

003

GREMIO DESPORTIVO COMBATENTES BELÉM

004

PAYSANDU SPORT CLUB BELÉM

005

PINHEIRENSE ESPORTE CLUBE BELÉM

006

SALVADOR ATLÉTICO BELENENSES BELÉM

007

TUNA LUSO COMERCIAL BELÉM

 

1º TURNO

 

03.05.1959

PINHEIRENSE

1-1

COMBATENTES

03.05.1959

PAYSANDU

4-3

BELENENSES

10.05.1959

JÚLIO CÉSAR

1-1

BELENENSES

10.05.1959

REMO

4-0

COMBATENTES

17.05.1959

REMO

7-0

TUNA LUSO

17.05.1959

JÚLIO CÉSAR

1-1

PINHEIRENSE

24.05.1959

BELENENSES

2-6

TUNA LUSO

24.05.1959

PAYSANDU

1-0

JÚLIO CÉSAR

24.05.1959

REMO

5-0

PINHEIRENSE

28.06.1959

JÚLIO CÉSAR

0-0

COMBATENTES

29.06.1959

BELENENSES

1-2

PINHEIRENSE

05.07.1959

PAYSANDU

2-0

COMBATENTES

05.07.1959

TUNA LUSO

1-1

JÚLIO CÉSAR

12.07.1959

REMO

3-1

BELENENSES

12.07.1959

TUNA LUSO

5-2

COMBATENTES

12.07.1959

PAYSANDU

4-2

PINHEIRENSE

19.07.1959

PAYSANDU

3-2

TUNA LUSO

19.07.1959

BELENENSES

3-0

COMBATENTES

26.07.1959

REMO

3-1

JÚLIO CÉSAR

26.07.1959

TUNA LUSO

3-2

PINHEIRENSE

02.08.1959

PAYSANDU

1-0

REMO

 

 

J

V

E

D

GP

GC

PG

01º

PAYSANDU

06

06

00

00

15

07

12

02º

REMO

06

05

00

01

22

03

10

03º

TUNA LUSO

06

03

01

02

17

17

07

04º

PINHEIRENSE

06

01

02

03

08

15

04

05º

JÚLIO CÉSAR

06

00

04

02

04

07

04

06º

BELENENSES

06

01

01

04

11

16

03

07º

COMBATENTES

06

00

02

04

02

15

02

 

 

 

 

2º TURNO

 

09.08.1959

COMBATENTES

1-1

BELENENSES

09.08.1959

PAYSANDU

4-0

JÚLIO CÉSAR

09.08.1959

TUNA LUSO

5-0

PINHEIRENSE

16.08.1959

REMO

2-2

PINHEIRENSE

23.08.1959

JÚLIO CÉSAR

2-0

COMBATENTES

23.08.1959

PAYSANDU

4-1

BELENENSES

06.09.1959

REMO

3-2

TUNA LUSO

13.09.1959

TUNA LUSO

4-0

COMBATENTES

13.09.1959

REMO

1-0

JÚLIO CÉSAR

20.09.1959

REMO

4-0

BELENENSES

20.09.1959

PAYSANDU

3-0

COMBATENTES

20.09.1959

JÚLIO CÉSAR

4-0

PINHEIRENSE

04.10.1959

PAYSANDU

4-0

PINHEIRENSE

04.10.1959

TUNA LUSO

5-2

BELENENSES

11.10.1959

REMO

2-1

COMBATENTES

11.10.1959

TUNA LUSO

2-1

JÚLIO CÉSAR

18.10.1959

JÚLIO CÉSAR

3-0

BELENENSES

18.10.1959

PAYSANDU

1-0

TUNA LUSO

25.10.1959

REMO

0-0

PAYSANDU

01.11.1959

PINHEIRENSE

4-3

BELENENSES

08.11.1959

COMBATENTES

2-0

PINHEIRENSE

 

 

J

V

E

D

GP

GC

PG

01º

PAYSANDU

06

05

01

00

16

01

11

02º

REMO

06

04

02

00

12

05

10

03º

TUNA LUSO

06

04

00

02

18

07

08

04º

JÚLIO CÉSAR

06

03

00

03

10

07

06

05º

COMBATENTES

06

01

01

04

04

12

03

06º

PINHEIRENSE

06

01

01

04

06

20

03

07º

BELENENSES

06

00

01

05

07

21

01

 

3º TURNO

 

07.02.1960

PAYSANDU

5-1

JÚLIO CÉSAR

14.02.1960

REMO

3-1

TUNA LUSO

21.02.1960

REMO

1-0

JÚLIO CÉSAR

20.03.1960

PAYSANDU

3-2

TUNA LUSO

30.03.1960

TUNA LUSO

1-4

JÚLIO CÉSAR

03.04.1960

REMO

2-1

PAYSANDU

 

 

J

V

E

D

GP

GC

PG

01º

REMO

03

03

00

00

06

02

06

02º

PAYSANDU

03

02

00

01

09

05

04

03º

JÚLIO CÉSAR

03

01

00

02

05

07

02

04º

TUNA LUSO

03

00

00

03

04

10

00

 

FINAL

 

10.04.1960

PAYSANDU

0-0

REMO

17.04.1960

PAYSANDU

3-1

REMO

24.04.1960

PAYSANDU

3-3

REMO

 

* COM ESTES RESULTADOS, O PAYSANDU SPORT CLUB DE BELÉM SAGROU-SE CAMPEÃO PARAENSE – 1ª DIVISÃO DE 1959.

 

A Sociedade Athlética União Sportiva foi uma agremiação de Belém (PA). O Tiva foi Fundado no dia 15 de Agosto de 1906, ficava situado na Praça Justo Chermont, onde funcionava a Associação Recreativa “Ernesto Matoso”. Nessa época, só existiam no Pará a Associação Desportiva e Recreativa e Beneficente e o Sport Club do Pará.

Em 1908 tornou-se o 1º campeão do Campeonato Paraense, conquistando a chamada Taça Estado do Pará, toda de prata. A equipe base era formada por: Moreira; F. Mota e Cecílio; Franco, Lobato e Alves; Conceição, Everaldo, Rubilar, Henrique e Mota.

A União arrebatou o Bi em 1910, no segundo Campeonato Paraense da história. Assim como aconteceu em 1909, o Campeonato Paraense não disputado em 1911. Ainda assim, a União Sportiva possuía o melhor quadro, composto por: Elpídio, Alves e Corrêa; Zito, Lobato e Conceição; Rubilar, Antonico, Henrique, Nahon e Guimarães.

Tempos depois, esses atletas deixaram o clube e migraram para outras agremiações, a exemplo de Nahon, Antonico e Rubilar que foram para o Grupo do Remo, sendo que este último foi, além de fundador da União Sportiva, um dos reorganizadores do Remo em 1911.

Além de bicampeã estadual, a União Sportiva conquistou também a Taça Província do Pará e o bicampeonato do Torneio Início em 1924 e 1927. O maior futebolista da história do clube foi Euclides Pessoa do Nascimento, o Marituba, que tornou-se o recordista de prolongamento de carreira, jogando durante 25 anos (de 1917 a 1942), sempre na União. O clube foi extinto em 1967.

Em 2008, a União voltou à ativa para disputar a Copa do Centenário do Campeonato Paraense, que contou com a participação de Remo, Paysandu e Tuna Luso. A União foi representada por jogadores do Clube Municipal Ananindeua.

Na estreia venceu o Papão por 2 a 1, no dia 26 de outubro. No entanto, tanto Remo quanto Paysandu desistiram de disputar a Copa por falta de público, levando a União a disputar a sua segunda partida contra a Tuna como se já fosse a final. O empate contra a Águia em 0 a 0, no dia 2 de novembro, deu à União o vice-campeonato perdendo somente no saldo de gols.

 

PS: No redesenho do escudo, as cores foram invertidas pelo fato da foto ser um ‘negativo’.

 

FONTES: Wikipédia – Jornal O Liberal

© 2017 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha