Os colegas do blog Historia do Futebol escolheram o artigo   ÁLBUNS DE FIGURINHAS ATRAVÉS DOS TEMPOS   do colega  Gilberto  Malupublicado em maio, como o melhor artigo do blog em 2010.

Parabens Gilberto, de pelo artigo vencedor e também pelo conjunto de outros que voce publicou ao longo do ano de 2010. Esperamos contar com outras riquezas de artigos em 2011, agradecendo a sua contribuição e desejando um ano de muito sucesso.

¨¨ Solicito, mais uma vez, que entre em contato (ricardoamaralrn@yahoo.com.br) ou mesmo com Edu (educacella@globo.com) fornecendo o endereço que deseja receber os livros, premio ofertado ao melhor artigo do ano.

…………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

Vale a pena ler de novo, o melhor artigo de 2010:palmas

publicado em  7 de maio de 2010, In Historia do Futebol, By Gilberto Maluf.

A História das Figurinhas de Balas aqui no Brasil, muito provavelmente teve inicio nos anos 10 ou 20 do seculo passado ( XX ), com a Fábrica de Balas Grechi Comp. e outras fábricas de balas que eram suas concorrentes na época.

Não se têm noticias comprovadas de quantas coleções estas fábricas lançaram até o ano de 1920.

A Fábrica de Balas Grechi. Comp. por exemplo encerrou suas atividades no ano de 1920, sendo sucedida pela – Indústria de Balas e Chocolates A Americana no ano de 1921.Balas Sportman

A Americana lançaria sua primeira coleção de figurinhas de Futebol – As Balas SportMan (figurinhas avulsas, não tinha álbum) , já no inicio do ano de 1921.
balassportman1927
Esta coleção, muito provavelmente com 121 figurinhas, se tornaria praticamente o número de figurinhas padrão para as coleções posteriores das Balas SportMan, algumas coleções eram de 132 figurinhas.

Existe uma grande lacuna com relação a estas coleções das Balas SportMan; não se tem comprovação se todos os anos (1921 a 1935) foram lançadas estas figurinhas.

O que se sabe comprovadamente são as coleções do ano de 1921, 1927, 1929 e 1930.

Em 1921, uma revista da época – São Paulo Illustrado – já fazia a propaganda das Figurinhas Balas SportMan, e os demais anos (1927/1929 e 1930), já vi com colecionadores, como estas figurinhas são muito antigas e difícil de aparecer , quero crer que realmente foram lançadas para os anos que não mencionei.

Já no ao de 1936/37 ou antes( não tenho como comprovar) foi lançado a coleção de figurinhas das Balas Futebol sem o álbum ,coleção esta muito provavelmente com 121 ou 132 figurinhas.

Balas FutebolA partir de 1938 começa uma nova fase de coleções na Fábrica de Balas A Americana, foi o lançamento das figurinhas das Balas Futebol com o álbum.

A novidade para a época era o álbum para colar as figurinhas dos jogadores, e tambêm os prêmios (álbuns completos trocados por brindes e os sorteios – cupons ), até então as coleções (Balas SportMan e Balas Futebol) eram avulsas e não se sabe se davam prêmios. Fico imaginado a molecada da época, feliz da vida colando as figurinhas e sabendo que não mais corriam o risco de perder uma figurinha da coleção.

As figurinhas das Balas Futebol teve seu período de comercialização a partir de 1938 e encerrou-se em 1958. Foram 20 anos que marcaram para sempre duas gerações. Cada bala vinha com uma figurinha e em meados de 1954, passou a vir com duas figurinhas. Já no ano de 1958, último ano das Balas Futebol, a A Americana começou também a vender as figurinhas em pacotinhos como nos dias de hoje (bancas, bares, etc.), e lançaria nos dois anos seguintes seus dois últimos álbuns de balas e também em pacotinhos: os álbuns Campeonato de 1959 e 1960.

figurinhabalasfutebol
Começa mais uma nova fase da A Americana, desta vez a fase final; a partir de 1961 sai a Fábrica de Balas e entra a Editora Americana que lançaria alguns álbuns de futebol que distribuíam prêmios.

Até o final dos anos de 1960 e início dos anos 70, já com o sistema de figurinhas em pacotinhos que conhecemos até os dias de hoje, em todos os álbuns de futebol da Editora Americana era necessário achar a figurinha chave para ganhar determinado prêmio e o curioso é que também neste período aparece a Editora Astúrias com o mesmo endereço e os mesmos formatos de álbuns de futebol.

Já no inicio dos anos 70, a coisa ficou mais confusa ainda, outras editoras como a Dicorel por exemplo também surgiu com o mesmo endereço da Editora Americana e os mesmos formatos de álbuns de futebol.

A partir daí não se sabe o que realmente aconteceu com a Editora Americana. Uma coisa é certa tanto a Fábrica como a Editora Americana deixaram para sempre a saudade destes maravilhosos álbuns, marcando definitivamente na memória de muitos colecionadores que são apaixonados por Futebol.
anunciobalasfutebol1954
Agradecimentos a Antonio Carlos Bonin
Na época, foi lançada o álbum “Balas Futebol – Craques do Campeonato Mundial de Futebol 1950″. As figurinhas vinham embrulhadas nas embalagens das balas da indústria Americana, aumentando significavamente as vendas da fábrica. Apesar de ter sido publicado depois da Copa, a frustração pela perda do título no Maracanã não impediu que muitos o colecionassem. A página do Brasil era a primeira do álbum, seguida pela do Uruguai. Infelizmente, em posições invertidas em relação à colocação no campeonato. Além de imagens dos jogadores das 13 seleções participantes, apresentava também cenas de partidas. Os chamados “instantâneos”.

Não há registro de álbum de figurinhas editado no Brasil sobre a Copa de 54. Mas na Alemanha, o surpreendente título conquistado diante da favoritíssima Hungria não passou em branco. A campanha que terminou com o “Milagre de Berna” foi registrado em um livro ilustrado editado por uma fábrica de cigarros de Bremen. As figurinhas vinham nos maços e completavam uma obra que contava toda a história do Mundial disputado na Suíça. É possível imaginar hoje figurinhas em embalagens de cigarros? Algo impensável no século XXI.

camp. 1950
Em 1958, o país campeão mundial também celebrou a vitória com álbuns de figurinhas. Se antes da Copa não há registro de publicações do tipo no Brasil, o título inédito na Suécia foi retratado em um pequeno livro ilustrado da Editora Aquarela, com fotos dos 22 jogadores campeões e de integrantes da comissão técnica. E um perfil de três linhas para cada um. Pelé, por exemplo, foi apresentado como uma “das mais risonhas promessas do futebol brasileiro”.

Os retratos dos vencedores também foram incluídos em álbuns voltados para mostrar jogadores de clubes. Casos do “Titulares”, que tinha uma página dupla e um encarte destinados à seleção da Copa de 58, e do “Álbum Futebol”.

Em 62, foi diferente. As crianças e adolescentes brasileiros puderam colecionar figurinhas antes da Copa. Um dos mais conhecidos é o que foi lançado pela Editora J.D. Campos: “Campeonato Mundial de Futbol 1962″ (assim mesmo, sem o E). Este apresentava imagens dos principais craques da época, com Pelé, Garrincha, Didi, Di Stefano (com a camisa da Espanha), Bobby Charlton (Inglaterra), Sivori (Itália), Sanfilippo (Argentina), Seeler (Alemanha), Masopust (Tchecoslováquia) e Yashin (União Soviética)

Após o bicampeonato mundial, uma versão atualizada do álbum de 58 da Aquarela foi editado. Com boa parte das mesmas imagens de quatro anos antes. Mas na altura, Pelé não era mais classificado como uma ”risonha promessa”.
albumtitulares
Em 62, foi diferente. As crianças e adolescentes brasileiros puderam colecionar figurinhas antes da Copa. Um dos mais conhecidos é o que foi lançado pela Editora J.D. Campos: “Campeonato Mundial de Futbol 1962″ (assim mesmo, sem o E). Este apresentava imagens dos principais craques da época, com Pelé, Garrincha, Didi, Di Stefano (com a camisa da Espanha), Bobby Charlton (Inglaterra), Sivori (Itália), Sanfilippo (Argentina), Seeler (Alemanha), Masopust (Tchecoslováquia) e Yashin (União Soviética)

Após o bicampeonato mundial, uma versão atualizada do álbum de 58 da Aquarela foi editado. Com boa parte das mesmas imagens de quatro anos antes. Mas na altura, Pelé não era mais classificado como uma ”risonha promessa”.

Para o Mundial de 66, a Editora Bruguera preparou o álbum “Brasil na Copa do Mundo”, com imagens dos jogadores de todas as seleções brasileiras dos Mundiais de 30 a 62. Além de 43 convocados por Vicente Feola para a fase de preparação para o torneio que seria disputado na Inglaterra. Curiosidade: as figurinhas eram em preto e branco.

Já em 70, as imagens eram coloridas. E ficaram marcadas na memória de muitos jovens da época, que colecionaram o álbum “México 70″, que apresentava figurinhas dos jogadores das 16 seleções que participaram da Copa vencida pelo Pelé e cia. A imagem do Rei de Futebol estampava a capa da publicação, ao lado da sonhada Taça Jules Rimet. Na contra-capa, a foto de outro craque que brilharia nos gramados mexicanos: Tostão.

O álbum foi inclusive retratado no premiado filme “O ano em que meus pais saíram de férias”. O menino Mauro, de 12 anos, tinha a coleção de figurinhas como uma de suas poucas fontes de alegria no período em que ficou afastado dos pais.
albumpingpong82capa1
Quatro anos depois, nas bancas de jornais podia ser encontrado o álbum “Coleção Copa 74″. Com algumas curiosidades. Como a presença do holandês Israel, que jogava de óculos.

Em 78, quando os direitos de imagem e licenciamento praticamente ainda não existiam, vários álbuns foram lançados sobre a competição realizada em solo argentino. O que mais fez sucesso no país foi o “Brasil na Argentina”. A seleção canarinho teve espaço privilegiado, com cinco páginas. As demais 15 equipes contaram com uma cada.

Quatro anos depois, um álbum virou febre no país, marcando um geração de garotos que gostava de futebol: o “Ping Pong Espanha 82″. A venda de chicletes cresceu de tal forma diante da procura pelas figurinhas que muitas padarias e lojas de doces ficaram um bom tempo sem ter o produto. E, para aumentar a ansiedade dos colecionadores, muitas figurinhas só foram distribuídas em uma segunda leva. Caso do cromo de Roberto Dinamite. O editor reservou duas páginas para o Brasil. Mas seleções consideradas de menor expressão tiveram direito a apenas quatro figurinhas. Casos de Argélia, Kuwait, Camarões, Honduras, El Salvador e Nova Zelândia.
Em 86, a fábrica de chicletes tentou repetir o sucesso de quatro anos antes, mas teve problemas comerciais e não enviou o álbum para as bancas, apesar de ele ter sido preparado. Restou aos aficionados colecionar o “Game card Copa 86″. Que continha cromos dos times posados das 24 seleções participantes do Mundial e de apenas 12 jogadores: Maradona, Zico, Sócrates, Júnior, Cerezo, Platini, Boniek, Rummenigge, Paolo Rossi, Briegel, Fillol e Romerito. A novidade era um jogo em cartão de raspadinha, presente em todos os pacotinhos.

Em 90, a globalização chegou aos álbuns. E a Editora Panini, graças a um acordo com a Fifa, passou a ter o direito exclusivo de editar as figurinhas dos jogadores das seleções classificadas para o Mundial. O que serviu para padronizar os modelos. As páginas apresentam palavras escritas em vários idiomas (até mesmo o nome dos países). E a contra-capa tem sempre o mapa do país-sede.

Apesar da maior facilidade de obter as imagens dos atletas com o desenvolvimento tecnológico, a edição brasileira dedicada à Copa de 98 teve problemas: na seleção da Inglaterra, faltaram as fotos de Adams, Fowler e Ferdinand, que saíram normalmente na Europa. E nenhuma figurinha do Irã foi distribuída.

Se o licenciamento reduziu a variedade de álbuns dos Mundiais, não diminuiu em nada a paixão dos fãs do futebol e das figurinhas pelos álbuns das Copas. A mesma no Brasil há 60 anos. Passando de geração em geração.

http://www.nosthalgia.com.br

albuns982002

 

Encerrado o prazo para votação, ficou definido como melhor artigo do periodo de  outubro a dezembro de 2010,  a publicação,  O Verdadeiro escudo do Fenix Football Club, São Luis(1918) de Ramsses Silva na semana 44 de 2010.

Resultado final: Verdadeiro escudo do Fenix Football Club,São Luis(1918) de Ramsses Silva com 7 votos; Homenagem dos correios ao Futebol de Gilberto Maluf 4 votos; Fichas Técnicas do Torneio Início Carioca – Walter Iris 4 votos ; Temporada Do Madureira No Rio Grande Do Sul Em 1953, de Jorge Costa. 2 votos e O Benfica na Bahia de Franklin Carvalho 1 voto.

Parabéns, Ramssés,  por este e outros artigos interessantes publicado no blog.  Como é de conhecimento de todos, realizamos a escolha do melhor artigo do período de Fevereiro a Setembro 2010 e o escolhido foi o artigo Álbuns de Figurinhas através dos tempos  de  Gilberto Maluf.

Desta quinta-feira, dia 30/12 até a quinta-feira dia  6/1/2011, vamos escolher o melhor artigo publicado no Blog Historia do Futebol em 2011.   O vencedor receberá como brinde o livro “Futebol 100% Profissional”.

Parabéns aos colegas finalistas e a todos os participantes do blog,  que nos brindam diariamente com artigos, pesquisas e curiosidades  do futebol do Brasil e do Mundo.

 

 

 Abaixo os artigos e seus autores. Contamos com a sua participação e também sugestão.

 ARTIGO DA SEMANA NÚMERO 36/2010

Campanha do Vasco no Torneio Municipal de 1947 de Jorge Costa 

ARTIGO DA SEMANA NÚMERO 37/2010

 As 23 maiores freguesias!!! de Edu Cacella

ARTIGO DA SEMANA 38/2010

Torneio Início Carioca, de Walter Iris

ARTIGO DA SEMANA 039/2010

Fênix Foot-ball Club de São Luís de Ramsses Silva

ARTIGO DA SEMANA 040/2010

Homenagem dos correios ao Futebol de Gilberto Maluf

ARTIGO DA SEMANA 041/2010

Fichas Técnicas do Torneio Início Carioca de Walter Iris  e 

Temporada Do Madureira No Rio Grande Do Sul Em 1953, de Jorge Costa.

ARTIGO DA SEMANA 042|2010                

O Benfica na Bahia de Franklin Carvalho

ARTIGO DA SEMANA 43/2010

Aliados: escudo e fichas de grandes jogos de Mauricio Neves e

O Torneio do Almirante de Franklin Carvalho.

ARTIGO DA SEMANA 044/2010

Verdadeiro escudo do Fenix Football Club,São Luis(1918) de Ramsses Silva

 

 

 Encerrada a votação do ultimo “Artigo da Semana” de 2010.

  • Verdadeiro escudo do Fenix Football Club, São Luis (1918) de Ramsses 10 votos
  • Excursão do Esporte Clube Bahia ao Sul e Sudeste em 1961  Antonio Galdino e Escudos catarinenses, de Cícero Urbanski 8 votos
  • O teste nº 1 da LE e a Zebrinha, de Gilberto Maluf., Pontos corritos ou “Mata-Mata” de Antonio Ielo e Campeonato Sergipano de 1950 de Júlio Diogo 6 votos
  • Eu vi o Botafogo em sua época de ouro na Fonte Nova de Franklin Carvalho 5
  • Federação Atlética Suburbana, River FC seu campeão 1938, de Jorge Costa. 3
  • Cerâmica vence Recopa Sul-brasileira, de Roselio Luis Basei. 2 votos
  • O Bugre teve a sua chance, de Gilvanir Alves, Campeões Taça São Paulo de Futebol Infantil, Fernando Martinez e Escudo do Primavera, de Ricardo Amaral 1 voto
 

Tempos atrás, foi levantada uma questão importante no Blog; a veracidade das cores e do escudo do extinto clube maranhense Fênix Football Club que circulavam pela internet. Pois bem. Fiquei de pesquisar mais sobre o assunto e complementar o primeiro artigo sobre o Fênix, que inclusive foi o artigo da semana, com as informações pertinentes.

Primeiramente conversei com o colega e pesquisador ludovicense Claunísio Amorim, autor de “Terra, Grama e Paralelepípedos” na Feira do Livro em São Luís que me veio com a primeira descoberta e surpresa; as verdadeiras cores do Fênix eram semelhantes às do Peñarol, do Uruguai, ou seja, o amarelo e o preto, diferentes das conhecidas cores difundidas para esse clube na internet, que são o azul e o branco.

Claunísio falou-me também sobre um pesquisador, pernambucano de Itamaracá, de nome Luciano da Silva, amigo do falecido Dejard Ramos Martins, autor do clássico “Esporte, um Mergulho no Tempo“, que havia recebido deste falecido jornalista ludovicense alguns escudos de clubes maranhenses das primeiras eras e já extintos, que Dejard adquiriu quando de sua pesquisa na década de 80.

Entrei em contato através de e-mail com o Sr. Luciano da Silva, que me respondeu pronta e educadamente, enviando-me os escudos raros, alguns dos quais já postados aqui, que havia adquirido do saudoso Dejard Martins.

Mais uma surpresa! O escudo do Fênix veiculado nos sites, com a ave mitológica pousada sobre um brasão azul e branco, com as iniciais FAC (Fênix Athletic Clube, o 2º nome do Fênix), em nada lembra o verdadeiro escudo do pioneiro Fênix, que consiste em um distintivo em amarelo e preto, com a figura da fênix em alto relevo, centralizada, em cor branca.

Fiquei muito feliz com a contribuição do Sr. Luciano da Silva, grande pesquisador do futebol, e feliz também por poder compartilhar com todos aqui do Blog HF mais esta interessante descoberta. Agradeço em especial ao Mário Ielo, que tanto me cobrou e me fez correr atrás de mais um escudo perdido e desmistificado!

Só não sei se, depois do ressurgimento do Fênix com o 2º nome, houve também mudança nas cores, o que explicaria o escudo em azul e branco. Se não, podemos jogar por terra o dito escudo e eleger, a partir de agora, este aqui como escudo oficial do extinto clube…pelo menos de sua primeira formação.

A foto de 1924 está aí pra comprovar a conformação do uniforme e do escudo, pelo tosco contorno que existe na camisa do goal-keeper; mesmo com a péssima qualidade, dá pra notar o contorno igual ao escudo que aqui vos trago. Além disso, vos deixo o contato do Sr. Luciano e do Claunísio para quem quiser tirar as dúvidas sobre a veracidade dos escudos, ou mesmo quiser recebê-los. Eles fazem falta aqui no Blog, podem ter certeza!

Luciano da Silva: mayrik@oi.com.br

Claunísio Amorim: claunisio@hotmail.com

ESCUDO QUE CIRCULA PELA INTERNET (possivelmente falso ou pertencente ao 2º Fênix):

ESCUDO VERDADEIRO DO FÊNIX FOOTBALL CLUB (Fundado em 1918):

fenix-escudo

Ajudem a divulgar, citando as devidas fontes…obrigado e abraços a todos,

Ramssés.

 

Empate no resultado do Artigo da Semana 43/10:

  • Aliados: escudo e fichas de grandes jogos de Mauricio Neves e O Torneio do Almirante de Franklin Carvalho. 6 votos
  • Evolução do Escudo – Democrata de Julio Diogo 5
  • Trípice Coroa  de Ricardo Amaral  4 votos
  • Clube Sportivo Sergipe – Temporada de 1965, de Julio Diogo, Temporada do Santos F.C. ao RGS em 1957, de Jorge Costa  e Excursão do Bahia ao norte-nordeste em 1966 de Galdino Ferreira 3 votos
  • Torino Calcio e a tragédia de Turim de Toninho Serrano. 2 votos
  • Temporada do Santos F.C. ao RGS em 1957, de Jorge Costa, Venezuela, conhaça seus clubes 1ª Divisão 2010/2011 de Edu Cacella,  A origem do Gol de Placa de Gilberto Maluf  e Copa do Brasil Feminino de Antonio Mario Ielo 1

 ========================================================

Nesta semana teremos a 44a. semana de escolha de artigo e ultima do ano de 2010 para votação.  Na semana seguinte passaremos a definir o melhor artigo do ano no blog.

boa semana a todos

Ricardo Amaral

 

                         Resultado do artigo da semana 42:

  • O Benfica na Bahia de Franklin Carvalho 8 votos
  • Quênia, conheça seus clubes , de Edu Cacella e Confronto Guarani x Ponte Preta, de Gilberto Maluf  6 votos
  • Amistosos Nacionais – Década De 1960, de Walter Íris 4 votos
  • Uma tarde de gala de Michel McNish, Aliados: escudo e fichas de grandes jogos, de Mauricio Neves, 1936,Nunca houve tanto Fla-Flu , de Jorge Costa e Campeonato Amazonense De 1948, De José Ricardo Almeida 3votos
  • Campeonato Catarinense – Divisão De Acesso 2010, de Cicero Urbanski 2
  • Esporte Clube Canto do Rio de Sorocaba, de Toninho Sereno, Portuguesa de Vila Assis, de Andre Martins, Carencias dos Estaduais 1a Div.!! A retomada!!!, de Edu Cacella e Campeonato Catarinense – Divisão De Acesso 2010, de Cicero Urbanski. 1
 

Empate na votação do artigo da semana 040/2010:

  • Fichas Técnicas do Torneio Início Carioca – Walter Iris  e  Temporada Do Madureira No Rio Grande Do Sul Em 1953, de Jorge Costa. 6 votos
  • O último grande feito do futebol maranhense, de Ramssés Silva. 5 votos
  • Campeonato Paulista 1960 – Fichas Técnicas, De Rodolfo Stella 4 votos
  • Ipiranga Esporte Clube/PB de Julio Diogo ,Gibraltar-Lista de Clubes que Atuaram na 1a Divisão, de Edu Cacella, Verdadeiro escudo do Fabril Athletic Club (FAC) de São Luís, de Ramssés Silva  e  1912! Faroeste Cabloco no Futebol da Bahia! de Galdino Ferreira 2 votos
  • Fluminense, campeão brasileiro de 1970, de Antonio Ielo, Torneio Relâmpago – Rio Janeiro 1944 – Fichas Técnicas, de Rodolfo Stella,  The European Cup 1960-61  de Rodolfo Stella, A História do futebol Boliviano – Parte 4 – Antonio Mario Lelo,  ABC, Campeão Brasileiro da Série C 2010 de Ricardo Amaral, Clube Ypiranga – Campina Grande de Jorge Farah, Clubes amadores do Pará de Ricardo Amaral, Sport e Nautico, 90 anos de rivalidade nas Águas, de Ricardo Amaral e Seleção Santista De Futebol Amador Em 1972, de Julio Diogo todos com 1 voto
 

Resultado final do ARTIGO DA SEMANA 040/10:

-Homenagem dos correios ao Futebol de Gilberto Maluf 12 votos

-Breve Histórico do Futebol em Mossoró de Ricardo Amaral. 8 votos

-The European Cup 1959-60 – Fichas Técnicas de Rodolfo Stella,  Fichas técnicas dos Torneios Inícios de Walter Iris e A grande temporada internacional em 1930  de José Ricardo Almeida 5 votos

-SC Uruguaiana(RS) de Roselio Luis Basei ,  e Aliados, o Rei de Lages  de Mauricio Neves 4 votos

-Meu Figueirense adorado!, de Michel McNish e  O derby paulista em salvador de Galdino Silva 3 votos

-A origem do nome Baraúnas de Ricardo Amaral,  O Urso de David de Mauricio Neves, Santa Catarina – Novembro – 1920 de Cicero Urbanski , Estádio do Coritiba, de Michel McNish e Faltou luz na decisão do campeonato! de Franklin Carvalho 2 votos

-Eu quero meu título de Michel McNish, Nosso primeiro time na Libertadores, de Gilvanir Alves,  Estrela da Vila Nivi de Toninho Sereno e ASC Jaraf, mais uma correção no Senegal!! de Edu Cacella 1 voto cada.

 

Artigo da Semana 039/10:

-Fênix Foot-ball Club de São Luís de Ramsses Silva 11 votos

-O ano que o Vitória passou o Ypiranga em títulos de Franklin Carvalho e Ingressos de jogos históricos de Gilberto Maluf 9 votos
-Botafogo do Anil – 77 anos de glórias de Ramsses Silva 8 votos

-Maga – O Íbis catarinense, de Adalberto Klüser 5 votos

-Curiosidades da Série D, de Michel McNish 3 votos

-Aliados, o Rei de Lages – de Mauricio Neves 2 votos

-Torneio 8 de Abril – 1967, de Júlio Diogo, Curiosidades Série C 2010 de Michel McNish e Laranjeiras-SE de Julio Diogo 1 voto

 

fenix-fc0052

O Fênix Foot-ball Club surge já em um período de popularização do esporte bretão na capital maranhense. Isso tudo após domínio absoluto do FAC desde os idos de 1906 e, anos mais tarde, do Luso Brasileiro.

Segundo o principal jornal da época, “A Pacotilha” (que também foi o principal veículo de comunicação do FAC defendendo, por muito tempo, seus interesses), o Fênix F. C. foi fundado em 1918, juntamente com outros inúmeros clubes futebolísticos e associações desportivas que se multiplicavam, denotando o “engatinhar” da massificação e, consequentemente, do profissionalismo, e o “princípio do fim” do amadorismo relacionado a esse esporte em terras timbiras.

O Fênix surgiu como um clube de pequeno porte, provavelmente sem sede adequada e locatário de campos de outras equipes para o mando dos seus jogos. Como exemplo disso, um jogo entre FAC e Fênix foi assim descrito na imprensa: enquanto o FAC era chamado de “o veterano no foot-ball do Maranhão” ou o “grêmio milionário”, o Fênix era tido como “um clube pequeno, apesar de esforçado”.

É preciso entender que o  início da popularização do “foot-ball association” em São Luís foi fortemente influenciado pela figura de Gentil Silva (de pensamento contrário ao do elitista e conservador sportman Nhozinho Santos, que foi fundador do FAC) que, ao sair do FAC, acaba fundando o Onze Maranhense Foot-ball Club e induzindo o surgimento de outras agremiações, com a inclusão de atletas não mais obrigatoriamente pertencentes à elite local; peladeiros, funcionários das fábricas, pescadores, ambulantes. Além da participação de jogadores das mais diversas etnias.

O time do Fênix não fugiu à essa regra de massificação; boa parte do seu elenco era composto de afrodescendentes e foi com esse plantel miscigenado que o clube conquistou o Campeonato Maranhense de 1921, vencendo clubes tradicionais e protecionistas quanto ao “não amadorismo” e “miscigenação” no foot-ball local.

A partir do final da década de 10 e início da década de 20, o que se viu nos campos maranhenses foi o negro, o mestiço e o pobre ocupando cada vez mais espaço dentro do foot-ball…e ganhando respeito e admiração, dentro e fora das 4 linhas! As aclamadas seleções maranhenses de 1927 e 1928 eram já quase que compostas em sua totalidade por afrodescendentes, indivíduos estes que gozavam de grande prestígio em São Luís.

Quanto ao Fênix F. C., faltam mais dados para uma “biografia” definitiva do clube, a serem aqui acrescentados assim que necessário. O certo é que o aspecto multiracial do plantel permaneceu intacto até os dias da foto acima postada e, com certeza, continuou até o fim das atividades da saudosa agremiação, provavelmente no final dos anos 20 ou início dos anos 30.

Era o aparecimento do profissionalismo no foot-ball maranhense. E era um caminho sem volta…

FONTE:

Claunísio Amorim Carvalho. Terra, Grama e Paralelepípedos. Ed. Café e Lápis, 2009. São Luís.

 

Artigo da semana 38/2010 concluído com a seguinte votação:

-Torneio Início Carioca, de Walter Iris; 8 votos

-História do Acesso Paulista – Cap XV – Marcos Galves  e Campeões Estaduais 2010 de Michel Mc Nish 6 votos

-Fausto dos Santos, a “Maravilha Negra” – Ramssés Silva 4 votos
-Dia Nacional do Saci  de Antonio Mario Lelo, Entrou em campo aos 41 do 2° Tempo e foi expulso aos 45. de Gilberto Maluf,  Santa Cruz – Campeão Sergipano de 59 de  Julio Diogo  e Infobol – Campeonato Acreano de 95 –de Michel McNish 2 votos

-O Futebol Na Vila Carioca de Toninho Sereno , Aeroporto EC de Diogo Henrique , Um pouco da história de Siderópolis, de Michel McNich, , Taça Gilton Garcia – 1962, de Julio Diogo, Vasco Da Gama na Argentina Em 1994, de Jorge Costa,Clube Atlético Serrazulense de André Martins,  Dia da Mulher  de Antonio Ielo, O Rei Pelé no Machadão é recorde de público, de Ricardo Amaral e Escudos de times paulista de Toninho Sereno, cada com 1 voto.

 

 

As 23 maiores freguesias!!! – Edu Cacella. 10 votos
A fatídica excursão do Botafogo ao RS em 1932 – José Ricardo Almeida 8 votos

O primeiro clássico vovô de Sergipe – Julio Diogo. 7 votos

O drama de Pedro Rocha – Alexandre Martins. 6 votos

Nos Bastidores Do Departamento De Arbitros Do Rio, de Alexandre Martins. 3 votos

A padronização na escalação dos jogadores nos primórdios do futebol no Maranhão – Ramsses Silva 2

A longa excursão do Treze (PB) em 1962 – Ricardo Amaral. 2 voto

Excursão do Colo Colo (BA) em 1960 – Júlio Diogo 2 voto

 Bangu o único que jamais venceu, de Gilvanir Alves 1 voto
 O Corinthians em excursão por gramados gaúchos, de Jorge Costa 1 voto

Inauguração do campo do Engenho de Dentro A.C. de Jorge Costa 1
Clubes de Sergipe – Sport Clube Soxcialista de Julio Diogo 1

.

 

Artigo semana 36/2010 encerrada com o artigo melhor votado:

Campanha do Vasco no Torneio Municipal de 1947 de Jorge Costa  com 6 votos

E não gritavam gol de jeito nenhum de Gilberto Maluf 5 votos
Equipes amadoras de MG de Julio Diogo, Islington Corinthians de André Martins e Todos os campeões na fonte nova de Antonio Galdino com 3 votos

Clube do RN C.S.I de Itaja – Ricardo Amaral com 2 votos
Juventude (rs) na copa do brasil de 1999, de Gilvanir Alves, E não gritavam gol de jeito nenhum – Gilberto Maluf e Clubes do RN de Ricardo Amaral 1 voto

 

Melhor Artigo – fev/set 2010: 

Álbuns de Figurinhas através dos tempos  de  Gilberto Maluf.

Parabéns ao colega Gilberto Maluf pelo artigo publicado e escolhido como o melhor do período de  Janeiro a Setembro/2010. Parabéns ainda por ter emplacado mais dois artigos na preferência dos colegas. Todos agradecem pelos seus excelentes artigos que vem publicando regularmente.

Aos que participaram da votação valeu por movimentar o blog.  Em janeiro faremos a escolha do melhor artigo no período de outubro a dezembro. O melhor artigo de outubro/dezembro decidirá, por votos dos colegas, com o artigo escolhido, hoje, de Gilberto Maluf , como o melhor de 2010.

Em 2011, faremos mais organizados os periodos: mensal ou  semestral ou bimestral ou outro a ser sugerido e posteriormente definido.

Caro Gilberto, envie o seu endereço de correspondência para possamos lhe enviar o seu prêmio. Na premiação tem outro livro que voce pode escolher:  

O livro Guia do Paulistão 2010   ou    o livro Futebol 100% Profissional de José Carlos Brunoro.

 

Resultado Final:

Álbuns de Figurinhas através dos tempos – Gilberto Maluf. 6 votos

Todos os jogos do C. A. Ypiranga, de Alexandre Martins ;Campeonato Paulista de 1974 – Fichas técnicas de Rodolfo Stella ; O Inter de Lages e seus heróis – Mauricio Neves  e Memória do futebol cearense 2 – Gentilândia, de Juvando Oliveira  todos com 4 votos
Grêmio Esportivo Caçadorense do Ielo  e
70 anos do Pacaembu, Gilberto Maluf, com 3 votos
História do Campeonato de Acesso Paulista – Cap. de I a XIV (falta o XII) – Marcos Galves; O Futebol Amazonense em 1950, de Julio Diogo e A arte de colecionar escudinhos de André Martins 2 votos
Campeonato Paulista de 1970–Fichas técnicas de Rodolfo Stella; História das flâmulas de Gilberto Maluf;
AMGEA, de Roselio Luis Basei  e a Cruz da Ordem de Cristo do Ielo 1

 
 
 

 

Continue reading »

 

artigo da semana nº 35/2010.

  1. Amistosos nacionais de clubes do RN de 1960 a 1965 de Ricardo Amaral e Excursão do Vasco da Gama à Europa em 1931, de Jorge Costa  com 7 votos
  2. Fichas Técnicas do Torneios Inícios Cariocas – Walter Iris. 6 votos
  3. Ditão o zagueiro “Limpa Área” de Gilberto Maluf 5 votos
  4. 100 Anos de Corinthians! Baianidade no Timão – Galdino Ferreira 4 votos
  5. Corpo de Bombeiros elimina sete clubes da 2ª Divisão – Ricardo Amaral e Paula Ramos FC de Mc Nish 3votos
  6. Lembra de Mirandinha? de Andre Martins 2 votos
  7. Asociação Atletica Serra Morena de Toninho Sereno  e Campanha do Vasco da Gama no Torneio Octogonal Rivadavia Corrêa Meyer em 1953, de Jorge Costa. 1
 

ARTIGO DA SEMANA Nº34/2010

urna br

1-Jogadores com nomes engraçados – Antônio Galdino  6 votos
2-O Porque De Cada Mascote (Parte 1). de Gilvanir Alves  5 votos

3-EC Coríntians Portoalegrense (RS)  do  Rosélio Basei 4 votos                                                               

4-Recordar É Viver – Uberlândia EC 1969 de Marcos galves ; GE Força e Luz (RS ) – Rosélio Basei  ; As principais revistas do esporte ao longo do tempo.de Gilberto Maluf e Torneio Início Paulista – 1981, de Julio Diogo,  todos com 3 votos
5-Torneio Início Carioca de 1960, de Walter Iris  2 votos                                                                           

6-Principais revistas do Esporte, Gilberto Maluf  e Lembra dele? Wilsino, de Andre Martins; 1 voto

============================================================================ 

Nesta semana não teremos somente o voto do artigo da semana, mas também o importante voto que decidirá o destino do país, e do seu Estado por longos quatro anos. Então, vamos votar consciente.

Votar consciente é não fazer do voto uma mercadoria, é ter a convicção de que fez a escolha certa, embasado num plano de governo sensato, coerente e com os pés no chão. Votar consciente é saber que seu título não tem validade apenas no período eleitoral, mas tem a validade da sua cidadania e do seu espírito cívico.

 

1ºExcursão do Metropol a Europa em 1962 de Galdino Ferreira 06 VOTOS
2ºSúmulas da campeã do Rio- São Paulo de 1952 – Gilberto Maluf. 05 VOTOS
- Aejus do Diogo Henrique 05 VOTOS
4ºFichas técnicas do Torneio Inicio Carioca de 1948 – Walter Iris 04 VOTOS
5ºClubes que provavelmente disputarão a segundona Potiguar, de Gerson Rodrigues 03 VOTOS
- EXCURSÃO DO FLUMINENSE F.C. (BA) EM 1970, DE JULIO DIOGO.03 VOTOS
7ºPortuguesa de Desportos Campeã do Torneio Rio-São Paulo – 1955 – Toninho Sereno.02 VOTOS
-Primórdios do Futebol Paulistano – Roberto Saraiva 02 VOTOS
-,Nkana, os Diabos Vermelhos de Zâmbia !!! – Edu Cacella.02 VOTOS
-EC Renner/São José (RS) de Roselio L. Basei. 02 VOTOS
11ºAssociação Desportiva Socorrense (SE) de Gerson Rodrigues 01 VOTO

 

1ºCAMPEONATO CARIOCA DE 1934: Fichas Técnicas – José Ricardo Almeida 06 VOTOS
- Esquemas táticos de futebol – Gilberto Maluf. 06 VOTOS
3ºSanta Catarina , Setembro 1920 – Cicero Urbanski 05 VOTOS
- Escudo do Imagine – André Martins 05 VOTOS
5ºTaça cidade de Manaus-Julio Diogo 04 VOTOS
- Os técnicos da Ferrinha!, de Gilberto Maluf 04 VOTOS
7ºCAMPEONATO BAIANO DE 1950: Formações básicas – José Ricardo Almeida 03 VOTOS
8ºCampeonato Carioca 1986 – Fichas Técnicas – Rodolfo Stella. 02 VOTOS
-Clubes de SP- Toninho Sereno 02 VOTOS
- Grêmio Sportivo Bagé – Roselio Luis Basei 02 VOTOS
- PALMEIRA DE GOIANINHA CONTRA O PRECONCEITO de Ricardo Amaral 02 VOTOS
12ºEC São José de Lageado (RS) – Roselio Luis Basei. 01 VOTO
Dança dos técnicos da Série B – Ricardo Amaral.01 VOTO
Santa Cruz Campeão de público da Série D.01 VOTO
Associação Atletica Anhanguera, de Toninho Sereno01 VOTO
Todos os jogos do hepta do Bahia, de Antonio Galdino01 VOTO
Série D, de Ricardo Amaral.01 VOTO
Pinheiros/SC- Mcnish 01 VOTO

Porto Alegre FC de Roselio Luis Basei

 

1ºCAMPEONATO CARIOCA DE 1936 – FICHAS TÉCNICAS, DE JOSÉ RICARDO ALMEIDA. 06 VOTOS
- CAMPEONATO CARIOCA 1937 – FICHAS TÉCNICAS, DE RODOLFO STELLA. 06 VOTOS
3ºAMGEA – de Roselio Luis Basei 04 VOTOS
-Escudo do União Frederiquense de André Martins 04 VOTOS
- AMISTOSOS DE EQUIPES CARIOCAS EM 1935, DE JULIO DIOGO. 04 VOTOS
- Thomaz Mazzoni, o Olimpicus de A Gazeta Esportiva de Gilberto Maluf 04 VOTOS
- Excursão do Taubaté ao NE em 1959, de Ricardo Amaral;04 VOTOS
- Grandes goleadas do Flamengo em 1979 de Antonio Galdino.04 VOTOS
- CLUBES DO AMAZONAS – UNIÃO ESPORTIVA PORTUGUESA – Júlio Diogo 04 VOTOS
10ºSport Club Brasil – Júlio de Castilhos / RS de Antonio Mario Ielo 03 VOTOS
- Bela Vista, de Sete Lagoas, lotou o Bernabeo, de Edu Cacella 03 VOTOS
12ºJogo de 779 gols na Inglaterra de Andre Martins 01 VOTO
PINHEIROS/SC – NOVO ESCUDO de Cicero Urbanski 01 VOTO
INÉDITO, Deportivo Capiatá do Paraguai!!! de Diogo Henrique 01 VOTO

 

1ºO Futebol Amazonense em 1950 – Julio Diogo 09 votos
2ºEu vi na Fonte NOva – Galdino Ferreira 04 votos
- SÉRIE CAMPEONATO BAIANO – FORMAÇÕES BÁSICAS, DE JOSÉ RICARDO ALMEIDA.04 votos
4ºAtlético Mineiro Futebol Clube / Lauro Müller / SC por Antonio Mario Ielo 03 votos
- FICHAS TÉCNICAS DO TORNEIO INÍCIO CARIOCA DE 1944, de Walter Iris.03 votos
- Memórias do Pacaembu- O 1° jogo de Gilberto Maluf 03 votos
- Henrique Lage Futebol Clube / Lauro Müller / SC do Ielo 03 votos
8ºJogos Históricos – E.C. Ribeiro Junqueira X América/RJ – Walter Iris 02 votos
- Cadastro Nacional de Clubes de SP parte I – André Martins 02 votos
10ºEscudo do Pacatuba EC (CE) por Gerson Rodrigues 01 voto
Esporte Clube Guatá / Lauro Müller / SC por Antonio Mario Ielo 01 voto
TORNEIO “PRESIDENTE CASTELO BRANCO” – 1964, DE JULIO DIOGO. 01 voto
EUROCOPA 2012 de Ricardo Amaral 01 voto
Cruzeiro de Joaçaba, Azul ou preto? do Ielo 01 voto
Black Africa, os Leões da Namibia !! – Edu Cacella. 01 voto
100 anos de Corinthians! Muitas alegrias! – Antonio Galdino 01 voto

 

1ºSUNSHINE INTERNATIONAL SERIES 1982, DE DÉCIO VITAL. 07 votos
2ºAlcunha clássicos argentinos, de Antonio Galdino;05 votos
3ºEsucdos dos Clubes de Areia Branca – RN – Ricardo Amaral 04 votos
- AMERICANO UNIVERSITARIO/RS – Basei 04 votos
- Moto clube desiste da segundona e pede afastamente – Edu Cacella 04 votos
- EXCURSÃO DO NACIONAL A PARINTINS/AM EM 1954, DE JULIO DIOGO.
04 votos
7ºAmérica de Joinville – Michel Mcnish 03 votos
- Young Africans canarinhos da Tanzânia – Edu Cacella 03 votos
- FORMAÇÕES DO CLUBE DO REMO HEPTA CAMPEÃO PARAENSE DE 1913 A 1919 – Antonio Ferreira da Silva Galdino 03 votos
10ºFT Camnpeonato Brasileiro Série D – Rodolfo Stella 02 votos
- CAMPEONATO CARIOCA 1998 – FICHAS TÉCNICAS, DE RODOLFO STELLA.02 votos
- Breve história do Betim FC, de Wilson Drumond 02 votos
- Coritiba em 1985, de Michel MacNish 02 votos
- Fichas dos clubes catarinenses – Antonio Ielo 02 votos
- Makana Football Association futebol nos tempos do apartheid – Wilson Drumond 02 votos
16º FLAMULAS – Andre Martins 01 voto
EXCURSÃO DO AMÉRICA (RJ) AO NORDESTE EM 1941 – Walter Iris 01 voto
Palmeiras de Blumenau – Michel 01 voto
Escudo do Pacatuba EC (CE) de Gerson Rodrigues 01 voto
Artilheiros de cada Copa de Gilberto Maluf 01 voto
Memória -Pelé em Florianópolis – Michel McNish.

 

1ºHistória das Flâmulas – Gilberto Maluf 09 votos
2ºEnterrem meu coraçãosob a arquibancada – Mauricio Neves 05 votos
- Pobre torcedor brasileiro – Adalberto Kluser 05 votos
- Fichas Técnicas Campeonato Amazonense 1975 – Rodolfo 05 votos
5ºHISTÓRIA DO CAMPEONATO DE ACESSO PAULISTA – CAP. XIV de Marcos Galves 04 votos
6ºEu e o estádio da Fonte Nova – Antônio Galdino 03 votos
-Morreu Merica o VP do estacionamento, de Roberto Pipcak;03 votos
-Fichas Técnicas Campeonato Amazonense 1978– Rodolfo Stella 03 votos
9ºParticipantes do 1º Campeonato Gaucho – Antonio Ielo 02 votos
- Grêmio Sportivo Ideal, de Antonio M. Ielo; 02 votos
- Grandes goleadas do Bahia, de Antonio Galdinx 02 votos
- Torneio Início Amazonense de 1949, de José Ricardo Almeida. 02 votos
13ºNeto, o xodó da Fiel, de Gilvanir Alves 01 voto
Vilankulo, primeiro clube-empresa de Moçambique! – Edu Cacella. 01 voto
potyguar briga por vaga na segundona – Ricardo Amaral 01 voto
Campeonato Amazonense 1977 – Fichas Técnicas, de Rodolfo Stella. 01 voto

 

1ºA PRIMEIRA VEZ DO BOTAFOGO NO AMAZONAS de Jose Ricardo Almeida 06 votos
2ºCLUBES DO AMAZONAS – ATLÉTICO BARÉS CLUBE, de Júlio Diogo;05 votos
-Lista de clubes de Goiás – Antonio Ielo; 05 votos
4ºExcursão do Amazônia Esporte Clube em 1950 – Julio Diogo. 03 votos
- Clubes de Erechim – Roselio Basei 03 votos
- Clube marroquino é eliminado por troca de sede!!, de Edu Cacella 03 votos
- CAMPEONATO AMAZONENSE DE 1956, de Júlio Diogo 03 votos
- TORNEIO INÍCIO AMAZONENSE – 1971, de Júlio Diogo; 03 votos
- NO ESQUINADO, o Placar Esportivo do Jogos Perdidos, de Fernando Martinez 03 votos
- Campeonato Brasileiro Série C 2010 – Fichas Técnicas, de Rodolfo Stella. 03 votos
11ºArsenal de acari -RICARDO AMARAL 02 votos
- Guarany Atlantico FC de Santa Maria (RS), de Roselio Luis Basei 02 votos
13ºAlecrim F.C 95 anos – Ricardo Amaral. 01 voto
- Clubes amadores de Santa Maria – RS – Antonio Mario Lelo.01 voto
- O Goleiro – Gilberto Maluf. 01 voto
- Campeões Africanos: Oryx Douala – Edu Cacella. 01 voto
-QUARTA CAMISA de Adalberto Kluser 01 voto
-Novidades do Maranhão de Gerson Rodrigues 01 voto
-AMISTOSOS NACIONAIS – 1977, DE ADALBERTO KLUSER. 01 voto
-SC Italo-Brasileiro de Erechim, de Roselio Luis Basei 01 voto
-Pelotas pode assumir o Votoraty, de Jorge Farah 01 voto
-Campeonato RN da segunda divisão de Ricardo Amaral 01 voto

 

03 ARTIGOS VENCEDORES

1ºA arte de colecionar escudinhos de André Martins 05 VOTOS
- Campeonato Brasileiro 2010 – Série D – Fichas Técnicas – Rodolfo Stella 05 VOTOS
- THE EUROPEAN CUP 1957-58 – FICHAS TÉCNICAS, DE RODOLFO STELLA 05 VOTOS

4ºSANTA CATARINA – AGOSTO – 1920-Cícero Urbanski 04 VOTOS
- NOVOS AMISTOSOS NACIONAIS – DÉCADA DE 1920 – Walter Iris 04 VOTOS
-Como eram a bola e a chuteira – Gilberto Maluf 04 VOTOS
7ºJOGO HISTÓRICO – RUY BARBOSA(SP) X SÃO PAULO(SP), BRAZ LEME 03 VOTOS
- A volta do New York Cosmos do Ielo 03 VOTOS
9ºFichas Técnicas do interior de São Paulo – Gilberto Maluf 02 VOTOS
-Poeta do povo, corintiano Adoniram Barbosa é lembrado pelos cem anos – Gilberto Maluf. 02 VOTOS
- O Nosso Inter vai voltar* de Mauricio 02 VOTOS
- AVAÍ, CAMPEÃO DO CENTENÁRIO, DE ADALBERTO KLUSER 02 VOTOS
- Os passos de Dadá Maravilha –, de Gilvanir Alves 02 VOTOS
JOGO HISTÓRICO – SANTOS(SP) X ANDARAÍ(RJ), DE JULIO DIOGO 02 VOTOS
15ºSupercopa Eurofarma 2010, de Fernando Martinez 01 VOTO
CLUBE CENTENÁRIO FEZ A SUA PRIMEIRA CONTRATAÇÃO, DE ANDRÉ MARTINS. 01 VOTO

 

1ºNA ERA DOS PONTOS CORRIDOS – Gilvanir Alves 06 VOTOS
2ºINTER DE LIMEIRA AFUNDA NA 4º DIVISÃO – Gilvanir Alves 04 VOTOS
- G.E. FÁBRICA ESTRELA DE MAGÉ-POR IELO 04 VOTOS
- CRUZEIRO DE PELOTAS POR ROSÉLIO BASEI 04 VOTOS
- LOGO COPA 2014 – RICARDO AMARAL 04 VOTOS
- O GANDULA – GIL MALUF 04 VOTOS
7ºA.F.A. – UM EXEMPLO A SER SEGUIDO de Julio Diogo 03 VOTOS
- CAMPEONATO PERNAMBUCANO 1984 – FICHAS TÉCNICAS, DE RODOLFO STELLA. 03 VOTOS
9ºTORNEIO IMPRENSA – 1975 – Julio Diogo 02 VOTOS
- QUINTETO DO TRI EM 70 JOGARAM EM MANAUS! – Antonio Ferreira da Silva Galdino 02 VOTOS
-Clubes de Minas Gerais – Nacional EC de julio Diogo 02 VOTOS
- Participantes dos Campeonatos Fluminense do Ielo 02 VOTOS
13ºMilan campeão Italiano 87/89 – Antonio Galdino. 01 VOTO
- Futebol na Chechênia, de André Martins. 01 VOTO

 

1°Grêmio Esportivo Caçadorense – Antonio Ielo 08 VOTOS
2°Clubes participantes do Campeonato Catarinense – Adalberto Kluser 07 VOTOS
3°Campeonato Amazonense 1966 – Rodolfo Stella 06 VOTOS
4°Campeonato Citadino Porto Alegre – 1948 – José Ricardo Almeida 05 VOTOS
5°Excursão do atlético-MG na Bahia- Antonio Galdino; 04 VOTOS
6°Receitas e custos do futebol brasileiro Parte I – Gilberto Maluf.03 VOTOS
- Futebol em Tuvalu – André Martins 03 VOTOS
- CAMPEONATO GAÚCHO DE 1948: FICHAS TÉCNICAS, DE JOSÉ RICARDO ALMEIDA. 03 VOTOS
9°Esporte Clube Olarias – São João do Meriti – RJ, de Antonio Ielo 02 VOTOS
- Grandes Goleadas – , de Walter Iris 02 VOTOS
- TAÇA AMAZONAS – 1972, de Julio Diogo. 02 VOTOS
- História do Campeonato de Acesso Paulista – Cap. XIII de Marcos Galves 02 VOTOS
13°Clube alagoana perde quase tudo em enchente e abandona a serie D- Edu Cacellla 01 VOTO
-Novo clube Mineiro de Gerson Rodrigues 01 VOTO
-CLUBES DE MINAS GERAIS – SOCIEDADE ESPORTIVA PATROCINENSE LTDA. de Julio Diogo 01 VOTO
-TORNEIO INÍCIO DE 1944 DA LISOFU (LIGA SOROCABANA DE FUTEBOL), de Walter Iris; 01 VOTO
-Torneio Carranza de Buenos Aires em 1966 – Antonio Galdino. 01 VOTO
-Todos os gols de Dadá Maravilha pelo Bahia – Antonio Galdino. 01 VOTO
- Palestra Itália – Álbum de fotos de um avô palmeirense – Gilberto Maluf. 01 VOTO

 

1°HISTÓRIA DO CAMPEONATO DE ACESSO PAULISTA – CAP. XIII – Marcos Galves 10 VOTOS
2°FICHAS TÉCNICAS DA EXCURSÃO DO TORINO, DA ITÁLIA A SÃO PAULO EM 1948, de Walter Iris; 08 VOTOS
3°FICHAS TÉCNICAS DA EXCURSÃO DO TORINO, DA ITÁLIA AO BRASIL EM 1929, de Walter Iris; 07 VOTOS
- Santos FC contra Seleções Nacionais e Regionais – Gil Maluf 07 VOTOS
5°Clubes do Mato Grosso – Associação Atlética Serra – Julio Diogo 05 VOTOS
6°Samoa Americana O Ibis importado de André Martins 04 VOTOS
- TEMPORADA ARGENTINA NO BRASIL EM 1935, de Julio Diogo. 04 VOTOS
- Excursão clubes argentinos ao Brasil em 1939/40, de Jose Ricardo de Almeida;04 VOTOS
9°FICHAS TÉCNICAS – EXCURSÃO DO F.C. DO PORTO AO BRASIL EM 1975, de Walter Iris;03 VOTOS
- GOLEADAS DE 7!EM BRASILEIROS NÃO É CONTA DE MENTIROSO, DE ANTONIO FERREIRA DA SILVA GALDINO. 03 VOTOS
11°Morre árbitro que expulsou todos de campo em jogo Avaí x Figueirense – Edu 02 VOTOS
- CLUBES DO RIO DE JANEIRO – CENTRO RECREATIVO ESPANHOL DE NITERÓI – Julio 02 VOTOS
13°Pênalti cobrado com o goleiro sentado, de Andre Martins;01 VOTO
-Causos do futebol;Penalti cobrado com o goleiro sentado. de Andre Martins 01 VOTO
- Escudo do Bolamense de Brasília de Gerson Rodrigues 01 VOTO

 


1°Campeonato Paulista de 1974 – Fichas técnicas de Rodolfo Stella 11 VOTOS

2°SÉRIE GRANDES GOLEADAS de Walter Iris 07 VOTOS
- TORNEIO DE PORTO ALEGRE 54 de Walter Iris 07 VOTOS
4°Campeonato Carioca de 1938 – Fichas técnicas de José Ricardo 06 VOTOS
- Combinado Bangu-São Paulo pela Europa em 1951 – Antonio Galdino 06 VOTOS
6°Santa Catarina – Junho 1920 – Cícero Urbanski 04 VOTOS
7°Grandes goleadas Bahia e Vitória – Antonio Galdino.03 VOTOS
8°Os gestos dos árbitros de futebol, de Gilberto Maluf.02 VOTOS
- CAUSOS DO FUTEBOL;A FICHA MAIS SUJA DO FUTEBOL BRASILEIRO de Andre Martins 02 VOTOS
10°GRANDES GOLEADAS – SANTA CRUZ(SE) X AMÉRICA(SE), DE JULIO DIOGO. 01 VOTO
- DECISÃO DA COPA DO BRASIL – 1966, DE GILBERTO MALUF.01 VOTO

 

1°NOVOS AMISTOSOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE CLUBES GAÚCHOS – 1953 E 1954, de Walter Iris;08 VOTOS
- Tarde Esportiva, de Gilberto Maluf;08 VOTOS

3°FICHAS TÉCNICAS DO TORNEIO EXTRA DE PORTO ALEGRE – 1948, de Walter Iris;07 VOTOS
-The European Cup 1956-1957, de Rodolfo Stella 07 VOTOS
5°NOVOS AMISTOSOS NACIONAIS DE CLUBES BAIANOS – DÉCADAS DE 1920, 1930 E 1940, de Walter Iris;04 VOTOS
- A história de Adi dssler – Alexandre Martins.04 VOTOS
7°3964 número cabalistico das Copas – Antonio Ferreira da Silva Galdino.03 VOTOS
- Conheça o futebol em Kiribati de Andre Martins 03 VOTOS
9°A 1ª vez que a seleção brasileira usou a camisa amarela
de Gilberto Maluf 02 VOTOS
10°Shopping de Bloemfontein proíbe barulheira da vuvuzela de Edu Cacella

 

1°Súmulas do Carioca de 41 – José Ricardo Almeida 08 votos
2°Novo Escudo do Barretos EC – Fernando Martinez 07 votos
3°GRANDES GOLEADAS: AVAÍ 11 X 2 FIGUEIRENSE, DE ADALBERTO KLUSER 05 votos
4°Conheça os apelidos dos craques da Copa do Mundo, de Edu Cacella 04 votos
- A ESTRÉIA DE HELENO DE FREITAS NO BOTAFOGO, DE JOSÉ RICARDO ALMEIDA. 04 votos
6°Série Grandes Goleadas de Walter Iris 03 votos
- Fichas Técnicas do Torneio Inicio Carioca de 1930 da divisão Coelho Netto da LMDT, de Walter Iris 03 votos
- KurdStars, time curdo na Inglaterra, de Edu Cacella. 03 votos
- AS ESTREIAS QUE EU VI (parte III) de Mauricio Neves 03 votos
10°Fichas Técnicas do Torneio Inicio Carioca de 1930 da divisão Manuel Nery da LMDT, de Walter Iris 02 votos
-Fichas Técnicas do Torneio Inicio Carioca de 1930 da 2a divisão da AMEA, de Walter Iris 02 votos
- As Mascotes das Copas – Gilberto Maluf. 02 votos
13°Amistosos nacionais e internacional de 1952 a 1955, de Walter Iris
Fichas Técnicas do Torneio Inicio Carioca de 1930 da divisão Manuel Nery da LMDT, de Walter Iris 01 voto
Novo Escudo do Botafogo do DF, de Edu Cacella 01 voto
CHILE DRIBLA TERREMOTO E FAZ FESTA. deGilvanir Alves 01 voto
1926: Corinthians compra o Parque São Jorge de Gilberto Maluf 01 voto
Santos x Milan ao longo da história – Alexandre Martins. 01 voto
A história da Taça Jules Rimet – Alexandre Martins. 01 voto
Grandes goleadas – Portuguesa de Desportos 8 x 0 Santos F.C., de Walter Iris 01 voto
A casa do Barça, de Gilvanir Alves 01 voto
Grandes Goleadas- Vasco 14 x 1 Canto do Rio, de Walter Iris. 01 voto
GRANDES GOLEADAS: ATHLETIC CLUB 12-1 BARCELONA, deWalter Iris. 01 voto
Temporada de 1928 do Inter SM, de Alexandre Martins 01 voto

 

1°Independencia (SC): O Rei das Goleadas, de Adalberto Kluser. 12 VOTOS
2°Grandes Goleadas: Carlos Remoux (SC) 10 x 1 Avaí (SC), de Adalberto Kluser 09 VOTOS
3°Escudo do Joseense, Fernando Martinez 07 VOTOS
- Logotipos / História das Copas de 1930 a 1962, de Gilberto Maluf; 07 VOTOS
5°Campeonato Paulista 1966 – Fichas Técnicas – Rodolfo Stella 06 VOTOS
- Resultado do Torneio Inicio de Niteroi de 1944, de Walter Iris. 06 VOTOS
7°Fichas Técnicas da Libertadores 70, Rodolfo Stella 04 VOTOS
- As estrelas que eu vi – Mauricio Neves. 04 VOTOS
9°Copa Libertadores 1969 – Fichas Técnicas, de Rodolfo Stella 03 VOTOS
- A Copa dos que não foram! Muita gente boa de fora – Antonio Galdino 03 VOTOS
11°Seleção Alemã! Belo exemplo de globalização! – Antonio Galdino. 02 VOTOS
12°NOVOS AMISTOSOS NACIONAIS – DÉCADA DE 1940 – Walter Iris 01 VOTO
- Alcino Neves o maior jogador do Remo (PA) – Alexandre Martins. 01 VOTO
- Grandes decisões de 3º lugar em Copas do Mundo – Antonio Galdino. 01 VOTO
- Seleção da Zona Norte 6 x 5 Seleção da Zonal Sul, de Walter Íris. 01 VOTO
- GRANDES GOLEADAS – AMÉRICA(RN) X ATLÉTICO(RN), DE JULIO DIOGO. 01 VOTO

 

RESULTADO FINAL

1°História do Campeonato de Acesso de São Paulo – Cap. XI, de Marcos Galves. 12 VOTOS
2°Campeonato Paulista 1968 – Fichas Técnicas, de Rodolfo Stella; 09 VOTOS
3°FICHAS TÉCNICAS DO TORNEIO INÍCIO CARIOCA, de Walter Iris; 04 VOTOS
- PRAIA DE COPACABANA PATROCINA TIME AUSTRÍACO???, DE EDU CACELLA. 04 VOTOS
5°MEMORIAL DIÁRIO: SEGUNDA-FEIRA, 29 DE MAIO DE 1950, DE JOSÉ RICARDO ALMEIDA.03 VOTOS
6°MEMORIAL DIÁRIO: DOMINGO, 28 DE MAIO DE 1950 – ose Ricardo Almeida 02 VOTOS
- Participantes do Campeonato Estoniano entre 1921 e 1943, por Edu Cacella 02 VOTOS
- ODISSEIA NA SÉRIE “D”. de Gilvanir Alves 02 VOTOS
- Amistosos internacionais do ABC (RN) em 2010 – Ricardo Amaral. 02 VOTOS
10°Campeonato Paulista 1973 – Fichas Técnicas, de Rodolfo Stella; 01 VOTO
-Amistosos Internacionais do Coritiba!!, por Edu Cacella; 01 VOTO
-Campeões em Nova Friburgo/RJ – Wanderson Pereira.01 VOTO
-Campeonato do Nordeste, uma excelente conquista – Ricardo Amaral. 01 VOTO
-O jogo das duas prorrogações!!! – Edu Cacella. 01 VOTO
-Fatos curiosos do futebol – Edu Cacella. 01 VOTO
-Campeonato de Ilha Shetland de 1988, de Edu Cacella 01 VOTO
-THE EUROPEAN CUP 1964-65, DE RODOLFO STELLA. 01 VOTO
-EXTREMOS DO FUTEBOL!!!, DE ANDRÉ MARTINS.01 VOTO
-FUTEBOL ESTRANHO: Pizzaria irlandesa oferece pizzas a cada golo sofrido pela França de Andre Martins01 VOTO
-campeao da letonia de 1931 – Edu 01 VOTO

 


PÉSSIMA PARTICIPAÇÃO DOS MEMBROS NA VOTAÇÃO.

1°THE EUROPEAN CUP 1955-56,RODOLFO STELLA 06 VOTOS
2°Semelhança entre a Taça Brasil de 1959 e Copa do Brasil de 2010! – Antonio Ferreira da Silva Galdino. 04 VOTOS
- Fichas do Carioca 1949, de José Ricardo Almeida 04 VOTOS
4°Memorial Diário de José Ricardo 03 VOTOS
- O outro lado das frases dos ônibus das seleçõe Gilberto Maluf 03 VOTOS
- VASAS E CANTO DO RIO,WALTER IRÍS 03 VOTOS
- Regra da Copa 2010 – Para as mulheres – Gilberto Maluf 03 VOTOS
- JOGOS HISTÓRICOS DO BOTAFOGO de Jose Ricardo Almeida 03 VOTOS
- MEMÓRIAS DO POTYGUAR DE CURRAIS NOVOS-RN de Ricardo Amaral 03 VOTOS
- Itaú/MG de Roberto Saraiva 03 VOTOS
11°Copa do Mundo de A a Z! Muitos Craques e etc! – Antonio Ferreira da Silva Galdino. 02 votos
- FIFA cria frases para os ônibus das seleções da Copa, de Antonio Galdino 02 votos
- OS TRAVA-LÍNGUAS DA COPA, DE ANDRÉ MARTINS. 02 votos
14°Trajétoria do América na Série B – 1972 – 2002 – Ricardo Amaral. 01 voto
Campeões em Nova Friburgo/RJ de Wanderson Pereira 01 voto
O CLÁSSICO SUBURBANO CARIOCA EM MINAS GERAIS, de Walter Iris; 01 voto
Melhores Centros de Treinamento do Brasil, de Eduardo Cacella; 01 voto
CAMPEONATO CAPIXABA – 2ª DIVISÃO 2010, DE GERSON RODRIGUES. 01 voto

 

1°Futebol de Santa Catarina, de Adalberto Kluser 12 VOTOS
2°História do Acesso Paulista – Capítulo X, de Marcos Galves 08 VOTOS
- Súmulas do Vasco, campeão do Torneio Rio-São Paulo, de Gilberto Maluf. 08 VOTOS
4°Fichas Técnicas do Torneio Inicio Carioca – Walter Iris 05 VOTOS
5°Copa do Mundo 1950 – Fichas Técnicas, de Rodolfo Stella. 03 VOTOS
- Decisão Campeonato Baiano de 1940, de Julio Diogo. 03 VOTOS
7°Lev Yashin o melhor goleiro do mundo – Alexandre Martins. 02 VOTOS
- A ciência do chute enviesado – Gilberto Maluf. 02 VOTOS
- O GOL COMO DESAFIO. de Gilvanir Alves 02 VOTOS
10°Cartaz que não quer calar – Gilberto Maluf. 01 VOTO
O DIA DE GLORIA PARA DE GRANJA de Galdino Ferreira 01 VOTO
Copa do Mundo de 1962 – FT, de Rodolfo Stella 01 VOTO

 

1°Albuns de Figurinhas através dos tempos – Gilberto Maluf. 16 VOTOS
2°Campeonato Carioca 1948 – Fichas Técnicas – José Ricardo 06 VOTOS
- Canto do Rio – Gilberto Maluf. 06 VOTOS
- Estádos acreanos, de Diogo Henrique 06 VOTOS
5°SANTA CATARINA – MAIO – 1920, de Cicero Urbanski 05 VOTOS
6°Dário Dubois – Edu Cacella. 03 VOTOS
- América/AM muda nome e cores para Série D – Roberto Pypcak.03 VOTOS
- Biriba o grande pescador de laterais direito do Bahia – Galdino. 03 VOTOS
- AMISTOSOS INTERESTADUAIS DE EQUIPES DE CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM/ES, DE JULIO DIOGO.
10°CORDINO/MA pelo Roberto Saraiva. 02 VOTOS
- Problema nacional, de Gilvanir Alves 02 VOTOS
12°A.A. ÁGUAS DA PRATA pelo Roberto Saraiva. 01 VOTO
-COPA 2014 NO BRASIL! SERÁ MESMO CULPA DA BUROCRÁCIA? Galdino Silva01 VOTO
-DURVAL, OCTACAMPEÃO ESTADUAL EM 2010, de Ricardo Amaral.01 VOTO

 

1°Memória do futebol cearense 2 – Gentilândia, do Juvando Oliveira 12 VOTOS
2°Batalhas Campais – Gilberto Maluf 07 VOTOS
- Fichas Técnicas do Campeonato Paulista de 1972 – do Rodolfo Stella 07 VOTOS
4°Novos amistosos nacionais e internacionais 1985/1989 – Walter Iris 06 VOTOS
- Novos amistosos nacionais e internacionais 1950/1956 – Walter Iris 06 VOTOS
6°Heróis, coadjuvantes e vilões em Copas – Antonio Galino 05 VOTOS
7°A histórica partida do Atlético Acreano em terras peruanas,de Diogo Henrique. 04 VOTOS
8°Craques que não venceram uma Copa – Antonio Galdino 03VOTOS
- MANGA, A CRONOLOGIA DE UM MITO, de Renato Javel. 03VOTOS
10°Temporada de 1911 do Petropolitano Futebol clube, de Alexandre Martins 02 VOTOS
11°Petropolitano Futebol clube – Temporada de 1912, de Alexandre Martin 01 VOTO
Clubes do Interior de São Paulo, de Roberto Saraiva 01 VOTO
Após 37 anos a praga da lavadeira acabou, União campeão – Edu Cacella. 01 VOTO
CAMPEONATO RORAIMENSE DE 2010 – FICHAS TÉCNICAS, DE JOSÉ RICARDO ALMEIDA. 01 VOTO

 

1°70 anos do Pacaembu, Gilberto Maluf 12 VOTOS
2°História do Acesso Paulista – Capítulo IX, do Marcos Galves. 09 VOTOS
3°Campeonato Paulista 1964 – Fichas Técnicas – Rodolfo Stella 08 VOTOS
4°Gimnasia Y Esgrima na Bahia em 1941 – Julio diogo. 06 VOTOS
5°A EXCURSÃO DO BOTAFOGO AO RIO GRANDE DO SUL EM 1931 , de José Ricardo Almeida. 03 VOTOS
- O maior espetáculo da temporada esportiva – Gilberto Maluf. 03 VOTOS
- Bangu massacra Flamengo em 1950 – Alexandre Martins. 03 VOTOS
- Os 10 jogos com maior n° de gols em Copas do Mundo, de Alexandre Martins 03 VOTOS
9°Messi e Santos FC show de bola para todo mundo ver – Antonio Galdino 02 VOTOS
10°JOGO HISTÓRICO – COMBINADO CARIOCA X COMBINADO PAULISTA – Julio Diogo 01 VOTO
MP entra com ação contra demolição de estádio, do Ricardo Amaral 01 VOTO
São Januario completa 83 anos de Vida cercado de Histórias e Comquistas, do Edu Cacella 01 VOTO
Os tecnicos de futebol mais bem pagos do Mundo, do Gilvanir Alves 01 VOTO
Blog sobre o Botafogo, de Jose Ricardo de Almeida; 01 VOTO
As maiores zebras da história da Copa do Mundo, de Edu Cacella. 01 VOTO
A INAUGURAÇÃO DO MARACANÃ de Alexandre Martins 01 VOTO

 

1-NOVOS AMISTOSOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DA DÉCADA DE 1930, de Walter Iris 11 VOTOS
2-Campeonato Carioca 1940 – Fichas Técnicas de Rodolfo Stella 08 VOTOS
3-CAMPEONATO CARIOCA DE 1946 – Fichas Técnicas – Jose Ricardo Almeida 06 VOTOS
4-Jogo Histórico São Cristóvão 6-0 Huracan, de Walter Iris 05 VOTOS
5-Escudos do Colorado e Guaicurus – Wanderson Pereira 04 VOTOS
- Torneio Início de 1934, de Julio Diogo 04 VOTOS
- Apelido de Seleções UEFA, de Edu Cacella 04 VOTOS
8-Ferenc Puskas o esquerda de ouro – Alexandre Martins 03 VOTOS
- Jogos Históricos CA Paulista no Rio de Janeiro em 1936, de Walter Iris 03 VOTOS
10 Maiores goleadas na Copa do Brasil 02 VOTOS
11-Força Pública (SP) x Nacional (Argentina), de Julio Diogo 01 VOTO
Você sabia? curiosidades sobre Copas – Antonio Galdino 01 VOTO
Por quê coxa-branca – Alexandre Martins. 01 VOTO
JOGO HISTÓRICO – COMBINADO SANTISTA(SP) X VASCO DA GAMA(DF), de Julio Diogo.01 VOTO
JUIZ ABANDONA O JOGO NO PRIMEIRO MINUTO, DE ALEXANDRE MARTINS.01 VOTO

 

1°O Inter de Lages e seus heróis – Mauricio Neves 12 VOTOS
2°Campeonato Paulista 1971 – Fichas Técnicas – Rodolfo Stella 10 VOTOS
3°Inédito: A. A. 29 de Março/MA de Roberto Saraiva 05 VOTOS
- Santa Catarina Abril 1920 – Cícero Urbanski 05 VOTOS
5°13 pontos em 1977 de Gilberto Maluf 04 VOTOS
- Inédito: Acodecol/MS de Roberto Saraiva 04 VOTOS
- Página inicial do Jornal do Brasil digitalizado pela Google, por Gerson Rodrigues; 04 VOTOS
8°Associação Esportiva Santacruzense – Gilberto Maluf 03 VOTOS
- Novos amistosos Nacionais e Internacionais de Walter Iris. 03 VOTOS
- Romerito decidiu o Campeonato Paulista de 1959 – Gilberto Maluf. 03 VOTOS
11°Tigre está voltando – Roberto Pypcak 02 VOTOS
- Jogo histórico: Remo x Seleção Olímpica Brasileira, do Julio Diogo 02 VOTOS
- JOGOS HISTÓRICOS – AMÉRICA(GB) – BENFICA(PORTUGAL), DE JULIO DIOGO 02 VOTOS
- JOGO HISTÓRICO – SÃO VICENTE(SP) X ALIANÇA(SP) – Julio Diogo 02 VOTOS
15°Jogo Histórico America MG x Independiente, de Julio Diogo; 01 VOTO
Pelé 70, de Gilvanir Alves 01 VOTO
Mudança de Endereço, do Jorge Farah 01 VOTO
Novo escudo do Águia Negra de Rio Brilhante / MS de Wanderson Pereira 01 VOTO
TODOS OS JOGOS DA HISTÓRIA DO CLUBE ATLÉTICO SANTISTA, DE ALEXANDRE MARTINS. 01 VOTO

 

RESULTADO FINAL
1-Ferroviária Campeã Paulista da 2° Divisão 1966 Fichas Técnicas, de Rodolo Stella. 07 VOTOS
- Poderia ser 1° de abril mas não é, de Rodolfo Kussarev.07 VOTOS
3- FICHAS TÉCNICAS DO CAMPEONATO PAULISTA DE 1969,RODOLFO STELLA 05 VOTOS
4- Campeonato Goiano 1973, de Ocimar Ziley Martins 04 VOTOS
- SANTOS FC, O INAUGURADOR DE ESTÁDIOS de Marcos Galves 04 VOTOS
6- Botafogo ou Militar, Róselio Basei 03 VOTOS
- Comercial Futebol Clube de Catanduva/SP, de Roberto Saraiv 03 VOTOS
- Correções no Mato Grosso, de Eduardo Cacella 03 VOTOS
9- CLÁSSICO GAÚCHO AVENIDA X SANTA CRUZ, DE ALEXANDRE MARTINS. 02 VOTOS
10- Abecedario do Futebol, de Gilberto Maluf 01 VOTO
jogo histórico – rio preto x hepacaré, gilberto maluf 01 VOTO
escudos de PE de jorge farah 01 VOTO
99 ANOS DO MEU GUARANI de jorge farah 01 VOTO
Armando Nogueira o mestre das palavras, de Edu Cacella 01 VOTO
Sãopedrense/RS, Roberto Saraiva 01 VOTO

© 2017 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha