O Paraná Clube é o time brasileiro recordista em fusões e mudanças de nomes. Abaixo segue a cronologia do Paraná Clube.

1914 – Leão FC e Tigre FC (escudos desconhecidos) unem-se para formar o Britânia SC.

1914 – São fundados Savóia FC e EC Água Verde.

1917 – O Savóia incorporou o Operário e passou a ser chamado Savóia-Operário.

1920 – Água Verde e Savóia se unem e adotam a denominação de Savóia-Água Verde.

1921 – Surge o Palestra Itália FC.

1930 – É fundado o CA Ferroviário.

1942 – Devido a 2ª Guerra Mundial, Savóia-Água Verde fundem-se e mudam, temporariamente o nome para Avaí EC, formando em seguida o  EC Brasil.

1942 – Também por causa da 2ª Guerra Mundial, o Palestra Itália FC muda o nome para Paranaense.

1943 – O Paranaense muda o nome para Comercial AC.

1946 – O Comercial AC adota o nome de SE Palmeiras.

1950 – A SE Palmeiras volta a ser Palestra Itália.
1971 – Britânia, Palestra Itália e Ferroviário se juntam para criar o Colorado EC.

1971 – Água Verde muda de nome para EC Pinheiros.

1989 – Pinheiros e Colorado se fundem, dando origem ao Paraná Clube.

Para concluir, só mais uma curiosidade, no ano de 1996 aconteceram reuniões sigilosas entre as diretorias do Paraná Clube e do Atlético Paranaense, a fim de um acordo de sociedade como clube-empresa. Tinham dois detalhes que atrapalhavam tal projeto: o estatuto do Paraná Clube proíbia fusões e a torcida rubro negra nem queria ouvir sobre tal fato.

Fonte:

http://blogs.diariodepernambuco.com.br/esportes/2008/11/03/85-anos-de-fusoes/

http://www.rsssfbrasil.com

https://www.facebook.com/ParanaClubeMemorialTricolor

http://www.futbox.com/pt

http://historiadoparanaclube.blogspot.com.br/

revista Placar

 
PALESTRA ITÁLIA FC (CURITIBA-PR)

4

OPERÁRIO FERROVIÁRIO EC (PONTA GROSSA-PR)

2

DATA: 08 de fevereiro de 1925 LOCAL: Campo do Atlético, em Curitiba / PR
JUIZ: José Rosas CARÁTER: Campeonato Estadual – 1924
PRELIMINAR: Atlético 7-1 Campo Alegre
GOLS: Canhoto (2), Francalacci e Mattana / Zé Macaco
Palestra Itália(PR): Hermógenes; Dario e gabardo; Ilio, Moacir e Ataide; Coutinho, Canhoto, Mattana, Francalacci e Cunha.
Operário(PR): Ernesto; Scarpim e Candido; Chicharrão, Elísio e Gabriel; Meister, Nico, Ervaldo, Zé Macaco e Laudelino.
Obs.: Com este resultado o Palestra Itália Futebol Clube sagrou-se campeão paranaense de 1924.
 

TORNEIO JOÃO TODESCHINI – 1954

TURNO ÚNICO

DATA

 

  LOCAL

06.03.1954

ATLÉTICO

4

X

3

ÁGUA VERDE CURITIBA

14.03.1954

CORITIBA

3

X

2

ÁGUA VERDE CURITIBA

17.03.1954

ATLÉTICO

4

X

0

CORITIBA CURITIBA

21.03.1954

ATLÉTICO

2

X

0

ÁGUA VERDE CURITIBA

24.03.1954

CORITIBA

1

X

0

ÁGUA VERDE CURITIBA

27.03.1954

ATLÉTICO

6

X

3

CORITIBA CURITIBA

CAMPEÃO – CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE (CURITIBA-PR)

 

Pela primeira vez na história, um clube paulista sagra-se campeão do Sulbrasileiro de Futebol Amador, o Ferroviários Atlético Clube de Bragança Paulista. O campeonato deste ano foi realizado no Estádio da Montanha em Nova Veneza(SC).

 

 

Jogos

21/11 – Serrano 0×4 Ferroviários

21/11 – Caravággio 0×0 Bandeirantes

22/11 – Bandeirantes 2×1 Serrano

22/11 – Caravággio 0×0 Ferroviários

23/11 – Ferroviários 6×1 Bandeirantes

23/11 – Caravággio 3×0 Serrano

 

Campeão: Ferroviários Atlético Clube de Bragança Paulista(SP)

Vice: Caravággio Futebol Clube de Nova Veneza(SC)

3º Lugar – Bandeirantes FC de Colombo(PR)

4º Lugar – EC Serrano de Canela(RS)

 

Obs.: o representante gaúcho foi escolhido através de sorteio entre Serrano e Doze Horas, uma vez que o campeonato está paralisado por ação do Guaíba FC. o campeonato gaúcho deste ano contou com a participação de apenas 4 equipes, sendo que o Tamoio de Viamão desistiu em meio ao campeonato. O Serrano atribui a má companha no Sulbrasileiro ao curto período de preparação, tendo apenas duas semanas para se preparar e montar o elenco.

 

 

 

Caros amigos, analisando a lista da RSSF disponibilizada pelo Sergio com os clubes que já disputaram campeonatos estaduais, verifiquei que no Paraná existe uma equipe chamada SOCIEDADE ESPORTIVA RECREATIVA BENEFICENTE TARUMÃ do município de Nova Prata do Iguaçu/PR.

Pelo facebook da equipe consegui uma foto do escudo.

 

Também tem uma foto de alguns membros com uma bandeira.

A equipe disputa hoje os jogos da Liga Beltronense de Futebol e manda as partidas no estádio Cristo Redentor. É conhecida como Tigre do Sudoeste.

 

A Associação Esporte Clube Mengão Lindóia é um clube amador da Vila Lindóia, bairro de Curitiba/PR, fundado no ano de 2001. É o campeão da Copa Kaiser Curitiba 2013. Tem também categoria veterano e faz trabalhos importantes com crianças e jovens em sua escolinha de futebol.

Fonte:

https://www.infoplex.com.br/perfil/19170130000109

https://www.facebook.com/MengaoLindoia

 

Acrescentando informações a postagem do amigo e membro Mario Ielo (26-08-2011), o Matarazzo Futebol Clube da cidade de Antonina. Fundada em 1918, no bairro homônimo o clube alviverde chegou ao ápice no tricampeonato citadino de 1935, 1936 e 1937, o que lhe rendeu o direito de participar do Campeonato Paranaense dos mesmos anos.

MUDANÇA

No final dos anos 50, o clube trocou o verde pelo grená e também mudou a sua nomenclatura, passando a se chamar: Associação Atlética Matarazzo.

 

Então, depois de vários anos seguidos em que o futebol citadino de Antonina foi dominado pelo A.A. 29 de Maio, C.A. Batel e XV de Novembro, eis que… No ano de 1967 a Associação Atlética Matarazzo surpreendeu e levantou o caneco.

Abaixo a foto da equipe da Associação Atlética Matarazzo de 1965, mas que era a base da equipe campeã em 1967.

 

Fonte e fotos: Blog Marcus Porvinha Futebol Clube

 

Nas fotos dos times posados estão: IRATI; PALESTRA; ATLÉTICO PARANAENSE; OPERÁRIO; GUARANY; CARAMURU; RIO BRANCO; BRITÂNIA; FERROVIÁRIO (centro); ÁGUA VERDE; BLOCO MORGENAO. O Coritiba não aparece, mas também participou do Torneio Início.

Fonte: Jornal Correio da Noite (14 de março de 1960)

 

Agregando as informações apresentadas pelo amigo e membro Mario Ielo (postado no dia 17 de setembro de 2009), encontrei outro escudo e o uniforme do Guarany Esporte Clube da cidade de Ponta Grosa (PR). O Rubro-negro foi Fundado no dia 30 de Julho de 1914, a sua atual Sede fica na Rua Dr. Joaquim de Paula Xavier, s/n – no bairro de Vila Estrela.

FONTE: Jornal Correio da Noite (30 de setembro de 1959)

 

O Universal  Esporte Clube foi uma agremiação da cidade de Curitiba (PR). O Alvianil, do Bairro do Prado Velho,  foi Fundado no dia 06 de Maio de 1931. Dois anos depois do seu surgimento o Universal fez fusão com a Ponte Preta, também do mesmo bairro, passando a se chamar: Ponte Preta Universal.

Contudo, essa união só durou dois anos e, em 1935, cada time retornaram o seu antigo nome e seguiram caminhos diferentes. Em 1948, o  Universal se filiou a Federação Paranaense de Desportos (FPD) e participou do seu primeiro campeonato em 1950.

O Universal acumulou vários títulos na famosa ‘Série Branca’, onde o seu maior rival era o Vila Hauer Esporte Clube,  ganhando a alcunha de: ‘Ciclone da Suburbana‘. Contudo, no supercampeonato, contra os campeões das outras séries a sorte sempre era adversa, principalmente quando enfrentava o Bangu, o temível ‘Rolo Compressor’ da Campina Grande. O Universal seguiu disputando as competições da Federação até 1963, quando fechou as suas portas e colocando um ponto final da sua história futebolística.

 

Fontes:  Paraná Online e Jornal Correio da Noite

 

O Esporte Clube Água Verde foi uma agremiação da cidade de Curitiba (PR). O Tigre Alviverde foi fundado no dia 17 de dezembro de 1914, no bairro homônimo da capital curitibana.

Em 1926, uniu-se ao Savóia Futebol Clube, originando o Savóia-Água Verde. Posteriormente, na Segunda Guerra Mundial, o Savóia-Água Verde foi obrigado pelo governo brasileiro a alterar seu nome, já que o país havia declarado guerra à Itália e o presidente Getúlio Vargas havia proibido que agremiações esportivas usassem nomes que lembrassem países do Eixo.

Correio da Noite - 15-06-1959

O Savóia havia sido criado por descendentes de italianos, além de possuir as mesmas cores do país europeu. Logo, o Savóia-Água Verde passou a se chamar Esporte Clube Brasil em 3 de março de 1942.

Uma nova proibição por parte do governo federal fez com que o clube voltasse a ser chamado Água Verde Futebol Clube em 1944. No dia 15 de agosto de 1953, inaugurou o Estádio Orestes Thá (onde hoje é a sede social do Paraná Clube), na Vila Guaíra.

Foi campeão paranaense no ano de 1967, vencendo o Grêmio Maringá por 1 a 0 no dia 19 de dezembro, após empatar as outras partidas extras em 0 a 0 e 2 a 2. Em 12 de agosto de 1971, o Água Verde passou a se chamar Esporte Clube Pinheiros e adotou as cores azul e branco.

 

Fontes e recortes: Wikipedia – Jornal Correio da Noite (ano de 1959)

 

Pesquisando o Jornal O Estado do Paraná, o amigo e membro Rodrigo Santana ‘garimpou’ um time desconhecido até então. Trata-se do Clube Athletico Estudantes do Paraná foi uma agremiação da cidade de Curitiba (PR). Fundado em 1936, o Alvinegro Estudantil realizou diversas excursões pelo interior do estado paranaense, enfrentando as equipes profissionais desses municípios.

 

O Operário Sport Club do Ahú, ou simplesmente ‘Operário do Ahú’, foi uma agremiação da belíssima cidade de Curitiba (PR). O áureo-negro foi o sucessor do extinto Elite e Belo Horizonte do mesmo bairro, e, Fundado no dia 16 de julho de 1939.

Ganhou seu primeiro título em 1948 iniciando uma série completada nos anos de 1951, 52, 54, 56 e 61, tornando-se na época um recordista de títulos. Competiu em 1955 num torneio noturno em Durival Britto com equipes profissionais ao lado do Vasco da Saibreira.

Foi campeão invicto e o Vasco ficou em segundo lugar deixando Britânia e Palestra Itália para traz. Campanha invicta digna de registro. Em 1956 ano de surgimento do jornal Tribuna do Paraná, na época com amplo espaço dedicado ao futebol amador, o áureo-negro do Ahu de Baixo obteve o seu 5.º título.

A reportagem da Tribuna (Levi Mulford) estava lá para documentar o time no dia da entrega de faixas, estes eram os campeões: presidente Arnaldo Scremin, Adir, Mário Ferreira, João Carlos, Bahr, Duca, Dinir, Dario, Raul Vigo, Darcizinho e o técnico Nilo Isidoro Biazetto. Agachados: Roberto Krauze (Dandi), Ico, Eloy, Luir, Barros, Edumar, Ivinho e Toni Pan.

O goleiro Adir foi profissional do CA Ferroviário, Mário Ferreira defendeu o Coritiba e Água Verde, João Carlos militou no Rio Branco de Paranaguá. Darcizinho esteve no Ferroviário, Ivo foi o rei do pênalti, Luir foi para o Britânia e Toni Pan defendeu o Coritiba.

Um verdadeiro celeiro de craques. Não está na foto o saudoso Nelson Marti apontado como o mais completo zagueiro da Suburbana. O Operário do Ahu deixou saudades. Hoje o Estádio Centenário é a seda da Urca (União Recreativa Cultural Ahu).

OBS.: Os três diplomas conferidos pela Federação Paranaense de Futebol ao Operário do Ahú.

FONTES: Site Paraná Online – Facebook do Operário do Ahú – Acervo pessoal de Virgilio Faria de Mello

 

 

Seguem escudos de times amadores da cidade de Cambé/PR. Por ordem de apresentação: AA Portuguesa, Belmonte FC, Figueira FC, Darlef EC, Olímpico EC, Vasco EC, EC União, Grêmio EC, Comercial FC, AC Ferraz, SE Cambé e GE Trinta e Quatro.

 

Apresento-lhes um escudo antigo do Cascavel EC (imagem melhor), por sugestão do Rodrigo Santana.

 

Olá amigos, em minhas andanças pela net me deparei com escudo inédito do falecido CASCAVEL ESPORTE CLUBE, campeão paranaense de 1980. O interessante é que possuo um livro sobre a história do futebol profissional de Cascavel e o mesmo não tem esse escudo. Compartilho com os amigos.

Peço ajuda de alguém para redesenhar o escudo.

 

 

O Atlético Clube Paranavaí foi fundado em 14 de Março de 1946. Sua mascote é o Cayuazinho e seu apelido é Vermelhinho do fim da linha. Foi campeão paranaense em 2007, despachando 2 times da capital nas fases finais, o Coritiba nas semifinais e o Paraná Clube nas finais.

Fonte:

https://pt-br.facebook.com/acp.paranavai?filter=3

http://www.futebolnacional.com.br/

colaborador Dionisio Codama

 

O Cascavel Clube Recreativo retornou ao futebol profissional em 2014 (jogará a 3ª divisão) e assim como fez o F.C. Cascavel em 2013 também trocou de escudo. Segue abaixo os escudos que a equipe irá estampar em suas camisas. O primeiro é o escudo oficial da equipe, o segundo trata-se de uma versão comemorativa em homenagem ao falecido campeão paranaense de 1980, o Cascavel E.C.

 

Escudo oficial

Escudo comemorativo

 

Na data de ontem foi anunciado a mais “nova” equipe de futebol do Paraná: trata-se do Apucarana Sports, fruto da fusão de Cincão Esporte Clube da cidade de Londrina e do Roma Esporte de Apucarana. A equipe vai jogar a segunda divisão paranaense na vaga do Cincão (CNPJ) e o Roma vai pedir licença junto a federação. Segue o escudo da nova equipe.

Fonte:

http://redacaoemcampo.com/2014/05/26/roma-apucarana-e-cincao-anunciam-fusao-e-surge-o-apucarana-sports/

 

DIA DO CRONISTA ESPORTIVO – 1959

DATA: 06 DE SETEMBRO DE 1959
LOCAL: ESTÁDIO OLÍMPICO,EM PORTO ALEGRE/ RS
RENDA: CR$ 373.380,00

1º JOGO

CRUZEIRO(RS)

2-2

SÃO JOSÉ(RS)

2º JOGO

INTERNACIONAL(RS)

3-1

AIMORÉ(RS)

3º JOGO

GRÊMIO(RS)

5-1

FERROVIÁRIO(PR)
 

LIGA ANTONINENSE DE ESPORTES ATLÉTICOS – 1935

 

EQUIPE

CIDADE

001

ASOCIAÇÃO ATLÉTICA 29 DE MAIO ANTONINA – PR

002

CLUBE ATLÉTICO ANTONINENSE ANTONINA – PR

003

CRUZEIRO ESPORTE CLUBE ANTONINA – PR

004

MATARAZZO FUTEBOL CLUBE ANTONINA – PR

005

OPERÁRIO FUTEBOL CLUBE MORRETES – PR

006

YPIRANGA FUTEBOL CLUBE ANTONINA – PR
 

FESTIVAL ESPORTIVO – 1934

DATA: 04 DE MARÇO DE 1934
LOCAL: ESTÁDIO BELFORT DUARTE, EM CURITIBA / PR

JUVENIL

CORITIBA

4-3

ATLÉTICO
1º QUADROS FERROVIÁRIO

3-3

NACIONAL
1º QUADROS BRITÂNIA

6-2

CORITIBA
 

FESTIVAL ESPORTIVO – 1935

LIGA CURITIBANA DE ESPORTES ATLÉTICOS
DATA: 21 DE JULHO DE 1935
LOCAL: ESTÁDIO BELFORT DUARTE, EM CURITIBA / PR

1º QUADROS

ESPERANÇA FC

2-0

BE MORGENAU
1º QUADROS AQUIDABAN SC

1-1

BOTAFOGO FC
1º QUADROS EC ÁGUA VERDE

4-2

ITÁLIA SC
 

TORNEIO INÍCIO PONTAGROSSENSE – 1934

LIGA PONTAGROSSENSE DE DESPORTOS
DATA: 11 DE MARÇO DE 1934
LOCAL: PONTA GROSSA / PR

1º JOGO

GUARANI

1-0

UNIÃO MONTE ALEGRE

2º JOGO

OPERÁRIO

2-1

OLINDA

3º JOGO

NOVA RÚSSIA

1-0

AMERICANO

4º JOGO

OPERÁRIO

1-0

GUARANI

FINAL

OPERÁRIO

2-1

NOVA RÚSSIA

CAMPEÃO – OPERÁRIO FERROVIÁRIO ESPORTE CLUBE (PONTA GROSSA)

 

Em 2008 alguns desportistas e empresários maringaense, encabeçados por ELNIO POHLMANN, fundador dos dois primeiros grêmios, criaram mais uma equipe que deveria ser a verdadeira representante do futebol Maringaense. Contudo a ideia não vingou e a equipe não entrou em campo. Em menos de um ano foi criado três escudos e o “clube” teve dois presidentes… Segue abaixo.

NOME: GEM ESPORTIVO MARINGÁ LTDA – ME
FUNDAÇÃO: 15/11/2008
ENDEREÇO: AV COLOMBO 7672 – ZONA 06 – CEP: 87080-190

CURIOSIDADE: A EQUIPE NUNCA ENTROU EM CAMPO…

ANEXO I
O GEM Esportivo Maringá Ltda, é uma empresa privada, instituída aos 15 dias de novembro do ano de 2008, protocolada na Junta Comercial do Paraná dia 12/12/08, registrado oficialmente em 22/12/08 e cadastrada no CNPJ do MF sob nº 10.565.327/0001-64.

DAS ATIVIDADES SÓCIO ECONÔMICAS: escola de futebol; formação de atletas; formação de árbitros; aprimoramento técnico para treinadores de futebol e fisicultores; comércio e indústria de material esportivo e outros segmentos sócios empresariais, visando arrecadar recursos para manutenção das escolas de futebol. O GEM Esportivo Maringá Ltda, tem como sócias administradoras as empresárias Ana Maria Alves Pereira e Joszislaine da Costa. Gerente Comercial: Elnio Silveira Pohlmann, ao qual compete assessorar, administrar, comercializar e interagir em todas as parcerias, núcleos esportivos, futebol amador ou profissional, conforme determina o Anexo I do Contrato Social do GEM Esportivo Maringá Ltda. O futebol praticado pelo Grêmio Esportivo Maringá, será regido pelo Anexo I, do qual da plenos poderes para que o desporto seja regido por dirigentes nomeados, eleitos a partir de 06 meses de atividades, da 1ª diretoria. A primeira reunião, para oficializar a diretoria provisória, dar-se-á em 11/03/09. O futebol praticado pelo Grupo Empresarial Maringá, será organizado com gestão própria, determinando as prerrogativas, direitos e deveres, por força do Anexo I.

PROJETO A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO
O Grupo Empresarial Maringá, GEM – Galo do Norte – Grêmio Esportivo Maringá, propõe a execução do projeto a saber: a) Formação de parcerias com municípios, núcleos e pólos esportivos; b) Maringá e região; c) Iniciar as atividades próprias, com juniores, a partir de 02/05/09; d) Iniciar a montagem de uma equipe entre atletas juniores de profissionais, com até 22 anos; e) Realizar o primeiro jogo amistoso em Maringá, entre os dias 26 e 29/05/09; f) Disputar a 3ª divisão do futebol profissional a partir de 02/08/09; g) Disputar a Copa São Paulo em Janeiro de 2010;

PROMOÇÃO SOCIAL
Para apresentar o projeto e os planos de organização, foi marcado o dia 11/03/09.

ORGANIZAÇÃO E INSTITUIÇÃO
Competem promover, instalar e realizar, a organização e eventos do GEM Esportivo Maringá e a instituição do Grêmio Esportivo Maringá, a empresa Pesquisa Editora Comunicação e Eventos Ltda., cadastrada no CNPJ 09.581.699/0001-03. A qual está promovendo o jantar do dia 11/03/09, sob a Gerência Comercial de Elnio Pohlmann, tendo como local o salão do Clube Olímpico de Maringá.

 

HINO DA EQUIPE:

Autor: Erácleo Alberto Hundzinski,:

Alvinegro temido e valente
Desta terra de grande valor.
Sua imponente torcida guerreira,
Se agiganta no grito de gol.

Levantando das cinzas, glorioso
Combatente é o GEM,
Que ressurge com glórias de outrora,
Campeão do estadual e Brasil.

As estrelas, conquistas espelham
A história do povo alvinegro,
No desporto, a disputa guerreira
De vitórias gravadas no peito.

Se mandante ou até visitante,
Não importa o campo onde está,
Destemido atua imponente,
Para orgulho da sua torcida.

Estandarte, escudo e uniforme,
As belezas do Galo de Norte,
Que motiva a paixão deste povo
Na euforia do grito de gol. Gol!

(Estribilho)
Na alegria ou na dor!
Sou alvinegro por amor. (bis)

Galo do Norte é Maringá! É Maringá! É Maringá! (3vezes)

PRIMEIRO ESCUDO

 

SEGUNDO ESCUDO

CARTÃO CNPJ

FONTES:

http://elniopohlmann.blogspot.com/2008/12/gem-grmio-esportivo-maring-ltda.html

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=739818&page=75

http://gemeditora.blogspot.com.br/2009/12/nova-direcao-do-gem.html

http://angelorigon.blogspot.com.br/2009/03/informativo-gem-maringa.html

http://angelorigon.blogspot.com.br/2009/01/hino-do-gremio.html

http://gemeditora.blogspot.com.br/

 

NOME: GRÊMIO MARINGÁ S/C LTDA
FUNDAÇÃO: 30 OUTUBRO DE 2002
ENDEREÇO: AV PRUDENTE DE MORAIS S/N – FUNDOS – CENTRO – CEP: 87020-010
ESTÁDIO:MUNICIPAL WILLIE DAVIDSCRONOLOGIA

2002
- EM OUTUBRO O EMPRESÁRIO AURÉLIO BATISTA ADQUIRE OS DIREITOS SOBRE A MARCA GRÊMIO MARINGÁ POR R$ 190.000,00. NASCE O GRÊMIO MARINGÁ S/A
2003
- 7° COLOCADO NO ESTADUAL
- EM JULHO, O EMPRESÁRIO AURÉLIO ALMEIDA É DETIDO EM CURITIBA. MESMO NA PRISÃO O PRESIDENTE-PROPRIETÁRIO CONTINUA GERENCIANDO O CLUBE.
- DISPUTA A 3° DIVISÃO DO BRASILEIRO (SÉRIE C)
2004
- DISPUTA A 1° DIVISÃO ESTADUAL. É REBAIXADO PARA 2° DIVISÃO ESTADUAL EM 2005.
2005
- O EMPRESÁRIO AURÉLIO ALMEIDA ANUNCIA QUE O GRÊMIO S/A NÃO IRÁ DISPUTAR A 2° DIVISÃO ESTADUAL, ALEGANDO PREJUÍZOS E FALTA DE APOIO DOS MARINGAENSES.
2005-2008
- LICENCIADO
2009
- AURÉLIO ALMEIDA (DONO DA EQUIPE) ANUNCIA O RETORNO DO GRÊMIO. EM SEU RETORNO ADOTA-SE O ESCUDO UTILIZADO POR GRÊMIO ESPORTIVO MARINGÁ E GRÊMIO DE ESPORTES MARINGÁ. AURÉLIO TENTA DE TODAS AS FORMAS PROVAR QUE TODOS OS GRÊMIO TRATA-SE NA VERDADE DO MESMO GRÊMIO. 
2010
- JOGA A 3ª DIVISÃO ESTADUAL
2011
- JOGA A 3ª DIVISÃO ESTADUAL
2012
- GRAÇAS A ALGUMAS DESISTÊNCIAS DE TIMES GARANTE UMA VAGA NA 2ª DIVISÃO ESTADUAL.
2013
- JOGA A 2ª DIVISÃO, FAZ PÉSSIMA CAMPANHA E É REBAIXADO A 3ª DIVISÃO DE 2014.
- AURÉLIO COLOCA EQUIPE A VENDA. 
 

ESCUDO UTILIZADO DE 2002-2005

 

CARTÃO CNPJ DA EQUIPE

 

Continuando a odisseia maringaense…

 
NOME: GRÊMIO MARINGÁ – GEM
FUNDAÇÃO: 01/06/1998
ENDEREÇO: RUA TENENTE CAMARGO S/N° – 87013-000
ESTÁDIO: MUNICIPAL WILLIE DAVIDS
MASCOTE: LOBO
TÍTULOS:
- CAMPEÃO DA COPA PARANÁ 1999
- CAMPEÃO PARANAENSE DA 2° DIVISÃO 2001
 
CRONOLOGIA

1998
- DESPORTISTA MARINGAENSES TENTAM RESSUSCITAR O ANTIGO GRÊMIO ESPORTIVO MARINGÁ,EQUIPE BICAMPEÃ ESTADUAL EM 1963/64.POREM POR MOTIVOS JUDICIAIS NÃO SE UTILIZA ESSE NOME.ASSIM EM JUNHO É FUNDADO O GRÊMIO MARINGÁ – GEM.
- DISPUTA A COPA PARANÁ, QUE DÁ DIREITO A UMA VAGA A COPA SUL EM 1999
- VICE-CAMPEÃO DA COPA PARANÁ. GANHA O DIREITO DE DISPUTAR A COPA SUL EM 1999
1999
- É ADMINISTRADO POR DIRIGENTES DE TRÊS CLUBES DA CIDADE: MARINGÁ F.C., GRÊMIO DE ESPORTES MARINGÁ E GRÊMIO ESPORTIVO PARANAENSE.
- DISPUTA A COPA SUL – FICA EM ULTIMO LUGAR COM APENAS 1 PONTO GANHO.
- DISPUTA A 2° DIVISÃO ESTADUAL. NÃO VENCE NENHUM JOGO E É REBAIXADO PARA 3° DIVISÃO ESTADUAL EM 2000.
- EM JULHO O CLUBE ADOTA MOLDES DE CLUBE EMPRESA
- DISPUTA A COPA PARANÁ.
- CAMPEÃO DA COPA PARANÁ. GANHO O DIREITO DE DISPUTAR A COPA SUL-MINAS EM 2000
2000
- DISPUTA A COPA SUL-MINAS
- É CONVIDADO PELA FEDERAÇÃO A DISPUTAR A 2° DIVISÃO ESTADUAL.
2001
- DISPUTA A 2° DIVISÃO ESTADUAL. CAMPEÃO
2002
- SEM A PRESENÇA DOS CLUBES DA CAPITAL, FICA COM O VICE ESTADUAL
- DISPUTA O SUPER-CAMPEONATO PARANAENSE
- DISPUTA A 3° DIVISÃO DO BRASILEIRO (SÉRIE C)
- O CLUBE SE ENCONTRA COM MUITAS DÍVIDAS E ACABA SENDO VENDIDO AO EMPRESÁRIO AURÉLIO ALMEIDA, PROPRIETÁRIO DO IMPÉRIO TOLEDO, POR R$ 190.000,00. NASCE AÍ O GRÊMIO MARINGÁ S/A.
 

MASCOTE

 
CURIOSIDADE: “FUÇANDO” NA NET ACHEI DOIS CNPJ DE 1998. TRABALHO COM A SEGUINTE HIPÓTESE: O PRIMEIRO TRATA-SE DO CNPJ QUE NÃO PUDERAM UTILIZAR POR CONTA DO NOME “GRÊMIO ESPORTIVO MARINGÁ”, E O SEGUNDO SERIA O CNPJ UTILIZADO, TIRADO POSTERIORMENTE…

SUPOSTO CNPJ “PROIBIDO”

SUPOSTO CNPJ VÁLIDO…

Hino do Grêmio Maringá – GEM
Pintei meu coração de preto e branco,
E fui a campo pra ver o Grêmio jogar.
O agito da galera é um encanto,
É delirante ver a rede balançar.
A camisa alvinegra é um manto,
E quem a veste sabe bem o que é lutar.
Salve Grêmio Campeão!
És a minha emoção.
Galo Guerreiro orgulho do Paraná.
Soltamos nossos gritos pelos campos,
O nosso amor pelo Galo a redenção.
Fazemos da vitória nosso canto,
Grande Alvinegro do Norte nossa paixão.
Nos momentos de alegria ou de pranto,
Batendo forte pulsa sempre o coração.
Grêmio seu lema é vencer!
Nossa alegria é torcer.
Ventos de glória sopram o seu pavilhão.
E na batalha em busca da vitória,
o Grêmio leva nossa ferrenha torcida,
E não importa se nem sempre vem a glória,
pois já está glorificado na corrida.
Sua existência uma bela história,
marcando sempre a emoção em nossa vida.
Galo bravo lutador.
Raça, respeito e amor.
Sua bandeira será sempre a mais querida.
Galo bravo lutador
sua bandeira será sempre a mais querida.
Galo guerreiro orgulho do Paraná.
 
AUTORES:
ANTONIO ROBERTO DE PAULA
CLÁUDIO VIOLA
 

O Cascavel Esporte Clube foi fundado em 19 de Janeiro de 1979. No ano seguinte ao da fundação foi campeão paranaense, dividindo o título com o Colorado. No ano de 2002, uniu-se ao Sorec e Cascavel S.A. para formar o Cascavel Recreativo Clube. Encontrei o 2º escudo na Wikipedia,alguém confirma?

Fonte:

http://www.futebolnacional.com.br/

http://www.mcnish.com.br/

http://www.arquivodeclubes.com/pr/cascavel.htm

 

NOME: GRÊMIO DE ESPORTES MARINGÁ
FUNDAÇÃO: 29/01/1974
ENDEREÇO: RUA FURTADO DE MENDONÇA 46 – VILA OPERÁRIA – CEP 87050-250 – (044) 222-1519
MASCOTE: GALO
ESTÁDIO: MUNICIPAL WILLIE DAVIDS
TÍTULOS:
- CAMPEÃO PARANAENSE 1977
- CAMPEÃO TAÇA DO CAFÉ 1985
 
CRONOLOGIA
1959
- EM 07 DE SETEMBRO É FUNDADO O ESPORTE CLUBE OPERÁRIO.
1974
- COM O FIM DO MARINGÁ E.C., A CIDADE FICAVA ÓRFÃ NO FUTEBOL PROFISSIONAL. ASSIM DIRIGENTES DOE.C. OPERÁRIO DECIDEM RESGATAR A HISTÓRIA DO FUTEBOL MARINGAENSE E DECIDEM TRANSFORMAR O ESPORTE CLUBE OPERÁRIO EM GRÊMIO DE ESPORTES MARINGÁ.
- EM 08 DE SETEMBRO, EM JOGO AMISTOSO CONTRA A EQUIPE AMADORA DE ENGENHEIRO BELTRÃO, O CLUBE DISPUTA A PRIMEIRA ETAPA COMO OPERÁRIO E NA SEGUNDA RETORNA COMO GRÊMIO.
- EM DEZEMBRO A PREFEITURA COMUNICA QUE O ESTÁDIO WILLIE DAVIDS FICARÁ INTERDITADO DURANTE O ANO DE 1975 PARA REFORMAS.
- O CLUBE SOLICITA A PREFEITURA DE MARIALVA A UTILIZAÇÃO DO ESTÁDIO BRASIL
1975
- A FEDERAÇÃO EXIGE REFORMAS NO ESTÁDIO BRASIL (5.000 LUGARES) EM MARIALVA.
-  7° COLOCADO NO ESTADUAL
1976
- O CLUBE REALIZA SUA PRIMEIRA PARTIDA EM MARINGÁ EM 14 DE JANEIRO, CONTRA O SANTOS, 0X0, NO WILLIE DAVIDS (MARINGÃO)
- 5° NO ESTADUAL
- EM 12 DE SETEMBRO, O GRÊMIO SE FUNDE COM MARINGÁ ESPORTE CLUBE E SOCIEDADE ESPORTIVA RECREATIVA MARINGÁ, HERDANDO, ASSIM SEUS PATRIMÔNIOS. DECIDE-SE PELA  MANUTENÇÃO DO NOME GRÊMIO.
1977
- EM 23 DE JANEIRO, 28 MIL TORCEDORES COMPARECEM AO WILLIE DAVIDS PARA INAUGURAÇÃO DAS ARQUIBANCADAS COBERTAS E SÃO PRESENTEADOS COM A VITÓRIA DO GRÊMIO SOBRE O CORINTIANS POR 3X2.
- CAMPEÃO PARANAENSE
- DISPUTA O CAMPEONATO BRASILEIRO
1978
- DISPUTA O CAMPEONATO BRASILEIRO
- 5° COLOCADO NO ESTADUAL
1979
- 4° COLOCADO NO ESTADUAL
- DISPUTA O CAMPEONATO BRASILEIRO
1980
- DISPUTA A TAÇA DE PRATA (2° DIVISÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO)
- 5° COLOCADO NO ESTADUAL
1981
- DISPUTA A TAÇA DE PRATA (2° DIVISÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO)
- VICE-CAMPEÃO ESTADUAL
1982
- DISPUTA O CAMPEONATO BRASILEIRO
- 4° COLOCADO NO ESTADUAL
1983
- DISPUTA A TAÇA DE PRATA (2° DIVISÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO)
- 7° COLOCADO NO ESTADUAL
1984
- 6° COLOCADO NO ESTADUAL
1985
- CAMPEÃO DA TAÇA DO CAFÉ
- 5° COLOCADO NO ESTADUAL
1986
- 8° COLOCADO NO ESTADUAL
- DISPUTA A TAÇA BRASIL SUL
1987
- 10° COLOCADO NO ESTADUAL
1988
- 9° COLOCADO NO ESTADUAL
- DISPUTA A 2° DIVISÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO
1989
- 7° COLOCADO NO ESTADUAL
- DISPUTA A 2° DIVISÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO
1990
- 7° COLOCADO NO ESTADUAL
- DISPUTA A 2° DIVISÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO
1991
- DISPUTA A 2° DIVISÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO
- 6° COLOCADO NO ESTADUAL
1992
- DISPUTA A 3° DIVISÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO
- 9° COLOCADO NO ESTADUAL
1993
- 14° COLOCADO NO ESTADUAL
1994
- 17° COLOCADO NO ESTADUAL. O CLUBE CAI PARA O GRUPO B DO ESTADUAL, CONHECIDO COMO
“GRUPO DOS CLUBES PEQUENOS”
1995
- DISPUTA O CAMPEONATO NO GRUPO B
1996
- 10° COLOCADO NO ESTADUAL – EM 11 DE MAIO O GRÊMIO DE ESPORTES MARINGÁ REALIZA A QUE SERIA SUA ULTIMA PARTIDA; DERROTA PARA O LONDRINA 1X0.- COM DÍVIDAS IMPAGÁVEIS, O GRÊMIO ENCERRA SUAS ATIVIDADES. LICENCIA-SE E NÃO RETORNA
 
CURIOSIDADE: O ESPORTE CLUBE OPERÁRIO FOI FUNDADO EM 07/09/1959. ESTE FOI O PRIMEIRO ADVERSÁRIO DO GRÊMIO ESPORTIVO MARINGÁ EM 1961.

ESCUDO DO E.C. OPERÁRIO

 

 CARTÃO CNPJ

 

ESCUDO UTILIZADO DE 1961-1965

 
NOME: GRÊMIO ESPORTIVO MARINGÁ
FUNDAÇÃO: 08/09/1961
ESTÁDIO: MUNICIPAL WILLIE DAVIDS
TÍTULOS: 
- BICAMPEÃO PARANAENSE 1963/64
- TRICAMPEÃO PARANAENSE SÉRIE NORTE 1963/64/65
- CAMPEÃO DO TORNEIO INICIO SÉRIE NORTE 1963
- CAMPEÃO TORNEIO CENTRO-SUL 1969
- CAMPEÃO TORNEIO CENTRO-SUL/NORTE-NORDESTE 1969 (ROBERTINHO)
- CAMPEÃO INTER CLUBES BRASIL 1970
MASCOTE: GALO
 
CRONOLOGIA
1961 
- EM 08 DE SETEMBRO DE 1961 É FUNDADO O GRÊMIO ESPORTIVO MARINGÁ.
- SEU PRIMEIRO JOGO É CONTRA O E.C. OPERÁRIO, CLUBE AMADOR DA CIDADE. VITÓRIA DO GRÊMIO POR 3X1.
1962
- EM 28 DE JANEIRO OCORRE SUA ESTRÉIA PROFISSIONAL. O JOGO OCORRE NO ESTÁDIO DA VILA INDUSTRIAL CONTRA O NOVA ESPERANÇA COM VITÓRIA DO GRÊMIO POR 2X1.
- EM 25 DE MARÇO É INAUGURADO O ESTÁDIO MUNICIPAL WILLIE DAVIDS (EST. DOS EUCALIPTOS) E APRESENTAÇÃO DO MASCOTE DO CLUBE: O GALO. VITÓRIO DO COMERCIAL DE CORNÉLIO PROCÓPIO POR 1X0.
- DIA 20 DE MAIO OCORRE A ESTRÉIA EM ESTADUAIS.
1963
- CAMPEÃO DO TORNEIO INÍCIO SÉRIE NORTE.
- CAMPEÃO PARANAENSE SÉRIE NORTE
- CAMPEÃO PARANAENSE.
1964
- ESTRÉIA NOVO ESCUDO
- BICAMPEÃO PARANAENSE SÉRIE NORTE
- DISPUTA A TAÇA BRASIL (CAMPEONATO NACIONAL DA ÉPOCA)
- BICAMPEÃO PARANAENSE
1965
- TRICAMPEÃO PARANAENSE SÉRIE NORTE
- VICE-CAMPEÃO ESTADUAL
- DISPUTA A TAÇA BRASIL
1966
- 4° COLOCADO NO ESTADUAL
1967
- VICE-CAMPEÃO ESTADUAL
1968
- 6° COLOCADO NO ESTADUAL
1969
- CAMPEÃO DO TORNEIO CENTRO-SUL/NORTE-NORDESTE (ROBERTINHO)
1970
- 5° COLOCADO NO ESTADUAL
- CAMPEÃO INTER CLUBES BRASIL (APÓS DOIS EMPATES COM O GRÊMIO, O SANTOS DESISTIU DO TERCEIRO JOGO. ASSIM O GRÊMIO MARINGÁ FOI CAMPEÃO SEM JOGAR.
1971
- 6° COLOCADO NO ESTADUAL
- O CLUBE SE ENCONTRA COM MUITAS DÍVIDAS.
- EM 01 DE AGOSTO O GRÊMIO REALIZA O QUE SERIA SEU ÚLTIMO JOGO. VITÓRIO DO JANDAIA POR 1X0, NO WILLIE DAVIDS.
- EM 03 DE SETEMBRO, O PRESIDENTE NAVARRO MANSUR, PEDE O LICENCIAMENTO DO CLUBE JUNTO FEDERAÇÃO POR UM ANO. O AFASTAMENTO ACABA SENDO DEFINITIVO.
 

ESCUDO UTILIZADO DE 1964 – 1971

CURIOSIDADE: DURANTE OS ANOS DE 1964 E 1965 O CLUBE ALTERNOU A UTILIZAÇÃO DOS DOIS ESCUDOS.
 
 

A cidade de Maringá/PR teve muitas idas e vindas de times com o nome Grêmio Maringá. Segue os escudos dos clubes com a marca Grêmio Maringá. Em artigos posteriores o amigo Rodrigo Santana contará essa epopeia futebolística do Estado do Paraná. No ano de 1969, o GEM foi campeão do Torneio Centro-sul/ Norte-Nordeste (Robertinho). Abaixo a foto do time campeão daquele ano.

Fonte:

http://www.futebolnacional.com.br/

http://gremiomaringa.org/

http://www.mcnish.com.br/

 

Finalmente foi divulgado o escudo da equipe que vai estrear na 1ª divisão ano que vem.

 

Como foi informado anteriormente, houve poucas mudanças…

Fonte:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=726500900711648&set=a.455203647841376.116744.263885033639906&type=1&theater

 

Já que foi publicado a evolução de escudos de um dos finalistas da Copa do Brasil 2013, que tal o outro também? Estamos falando do Clube Atlético Paranaense, fundado em 26 de março de 1924, criado a partir da união do  Internacional Foot Ball Club, fundado em 1912, e do América Futebol Clube, nascido em 1914.

Fonte:

http://www.futebolnacional.com.br/

www.atleticopr.com.br

http://www.mcnish.com.br/

 

O Operário Ferroviário Esporte Clube foi fundado em 1º de Maio de 1912, já ficando oficializado no estatuto do clube no ano de 1914. O nome escolhido por consenso entre os fundadores foi Foot-ball Club Operário Ponta-grossense. Esse nome duraria somente até 1914, mudando-se para Operário Foot-ball Club. A partir da metade da década de 1920 nova alteração no nome, agora para Operário Sport Club. Somente em 1933, após a incorporação do clube social dos ferroviários, que nunca tinha entrado em atividade oficial esportivamente, chegou-se ao nome definitivo: Operário Ferroviário Esporte Clube. No ano de 1999, o Operário faz uma parceria com o Ponta Grossa EC, mudando de nome para Operário Ponta Grossa Esporte Clube, ficando com a vaga do Ponta Grossa na Primeira Divisão Paranaense. Segundo depoimentos  de alguns dos fundadores do clube foram negadas todas as versões, por diversas fontes, de supostas fusões de times da época para criar o Operário. Porém, o assunto desse artigo é a evolução de escudos do time, e não foram poucas mudanças. É praticamente um recorde no futebol brasileiro, no quesito mudança de escudos.

Fonte:

revista Placar

colaborador Fernando Marcelino

http://www.futebolnacional.com.br/

http://operarioferroviario.com.br/

http://operario.com/noticias/escudos-ocultos-do-operario/

http://www.mcnish.com.br/

http://avantefantasma.blogspot.com.br/2011/03/o-escudo-alvinegro-de-1912-ate-os-dias.html

http://camisasemanias.blogspot.com.br/2011/04/colecao-177-operario-ferroviario-pr.html

 

O clube foi fundado no dia 13 de Abril de 2000, tendo várias mudanças de nome e sede, devido a problemas diversos. No ano de 2008 mudou o nome para Sport Club Paulista e aparentemente é a continuação do Paulista, da cidade de Caieiras, retornando em seguida para Campo Limpo Paulista. No ano de 2011, mudou-se para a cidade de Cotia e passou a se chamar Cotia Futebol Clube.

Fonte:

http://www.futebolnacional.com.br/

http://www.mcnish.com.br/

http://www.futebolinterior.com.br/campeonato/paulista-2_divisao-2008/37407+Segundona_Problemas_fazem_clube_do_interior_mudar_de_nome

 

Segue uma foto de dois jogadores da AA Batel, da cidade de Guarapuava/PR. Abaixo o escudo antigo redesenhado. A colaboração da foto foi do Rodrigo Santana.

 

A Associação Atlética Batel foi fundada no dia 17 de Março de 1951, por um grupo de empresários industriais do ramo da madeira, mais especificamente das famílias: Carolo, Silvestre, Trombine e Dalla Vecchia.

Fonte:

http://www.futebolnacional.com.br/

http://www.mcnish.com.br/

http://www.aabatel.com.br/

 

Quem achava complicado entender a história de cada Maringá em atividade ou extinto, segue mais um capítulo:

http://maringa.odiario.com/maringa-futebol-clube/noticia/783971/metropolitano-enfim-vira-maringa-futebol-clube/

Vamos aguardar o novo escudo…

 

Mais uma equipe paranaense muda de escudo.

 

A Sociedade Esportiva Porecatu, de Porecatu/PR disputou o Campeonato Paranaense da Segunda Divisão de 1967 (oficialmente chamava-se Primeira Divisão e a Primeira Divisão de fato era chamada Divisão Especial).

Segue o escudo do clube:

 

 

 

 

 

Fonte do escudo: http://www.escudosonline.com/america_sul/Brasil/parana/porecatu.jpg

© 2014 História do Futebol-Final Suffusion theme by Sayontan Sinha