Segue um presente do amigo e pesquisador Douglas Rambor para os amigos cariocas, ofício do Rio Foot-Ball Club fundado em 18/07/902.

 

No dia 18 de julho de 1909, o Grêmio goleava o Internacional pelo placar de 10 a 0. Além de marcar maior goleada da história do clássico, o jogo consagrou o atacante Edgar Booth, de origem inglesa. Com cinco gols marcados, foi o grande nome da partida. Até hoje, nenhum jogador repetiu esse feito.
Booth era o líder do time e considerado o técnico dentro de campo. Também foi destaque nos clássicos subsequentes, se tornando um tormento para o rival. Defendeu as cores do Grêmio de 1909 a 1913. Após deixar o futebol, mudou-se para o Uruguai, onde faleceu na década de 50. Pode ser considerado o primeiro “Homem Gre-Nal”. Há exatos 107 anos.

Fonte: Grêmio FBPA

 

Sport Club Jaú é uma agremiação do  Município de Santo Antônio da Patrulha (RS). Fundado no dia 8 de Agosto de 1927, a sua Sede fica localizada na Avenida Presidente Kennedy, s/n – no Centro de Santo Antônio da Patrulha. O Jaú já faturou Quatro vezes o Campeonato Citadino: 1959, 1960, 1961 e 1966.

Colaborou: Rosélio Basei

 

Nome: Grêmio Esportivo Flamengo

Cidade: Santo Antônio da Patrulha(RS)

Fundação: 04/06/1958

Cores: Vermelho/Preto

Situação: Amador extinto

                                                                                       Agradecimentos ao Sérgio Mello pelo desenho 

 

 

Olá amigos!

Encontrado papel timbrado do Fuss-Ball Club Porto Alegre, como já sabido com as cores verde e branca, porém existe a seguinte nota num jornal da época: “Durante a Primeira Guerra Mundial, em 1916, o nome do clube foi mudado para Foot-Ball Club Porto Alegre. As cores também mudaram, trocando o alvi-negro original pelo alvi-verde. Em 1923, inaugurou o maior estádio de Porto Alegre na época: a Chácara das Camélias, que foi depois utilizado pelo Nacional (um clube de ferroviários).” Como podemos notar, este ofício é datado de 1913, ou seja, bem antes da referida nota o clube já era verde e branco. Se alguém tem alguma informação a mais esclarecendo sobre as possíveis cores preta e branca, por favor comentem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Acervo do Memorial da Sogipa

Desenho: Telmo Paravisi Machado

 

Finalmente divulgada a tabela oficial da Segunda Divisão Gaúcha(Terceirona), temos mais uma novidade o Esporte Clube Novo Horizonte de Esteio, resta saber onde o clube vai jogar, pois não existem estádios em condições na cidade de Esteio.

Anteriormente o APAFUT(Associação de Pais e Amigos do Futebol) que era de Caxias do Sul, mas representará Flores da Cunha havia anunciado sua participação na competição.

Chave A:

Apafut(Flores da Cunha)

Associação Nova Prata de Esportes(Nova Prata)

C Atlético Carazinho(Carazinho)

EC Novo Horizonte(Esteio)

SE São Borja(São Borja)

SC Gaúcho(Passo Fundo)

 

Chave B:

EC Igrejinha(Igrejinha)

GA Farroupilha(Pelotas)

GE Bagé(Bagé)

GE Sapucaiense(Sapucaia do Sul)

Guarany FC(Bagé)

SC Rio Grande(Rio Grande)

 

 

 

Olá amigos!

Há algum tempo vinha desconfiando deste escudo do Avenida de Santa Cruz do Sul, pois não via significado nas argolas, ou coisa parecida, que existe entre as letras E e C do escudo, este escudo apesar de estar no site do clube, não consta em nenhum documento ou camisa do clube, consegui a informação com um amigo de Santa Cruz do Sul, que trata-se de um erro gráfico e infelizmente foi espalhado na net. O escudo correto é o que consta na camisa(foto abaixo) onde tem uma bola estilizada. Sugiro que quem tenha o escudo das argolas que o exclua das suas coleções.

 

 

 

 

 

 

 

 

escudo correto, foto da camisa                                                     

 

 

 

 

 

 

              escudo errado 

 

Provavelmente os amigos já tenham, mas só para esclarecer, houve uma mudança no escudo do São Luiz de Ijuí, antes era grafado o “S” abreviado, com o registro da marca do clube em 2012, passou a ser escrito São, cfe. depto. de marketing do clube.

As cores do clube cfe.estatuto são o encarnado sanguíneo e o branco.

 

 

 

O Foot-Ball Club Esperança ou Sociedade Esportiva Esperança é uma agremiação da cidade de Novo Hamburgo (RS). A equipe Alviverde foi Fundado no dia 10 de Maio de 1914, na então “Pensão Breaescher”, um dos poucos locais de hospedagem no bairro de Hamburgo Velho, foi assinada e registrada a ata, que, no momento de seu surgimento, contava com 38 sócios iniciais:

João Emílio Leyser, Carlos Krause, Luiz C. de Moraes, Walburg Scheffel, Guilherme Frederico Wingert, Lulu W. Moraes, Alfredo e João A. Steigleder, P. Albino Steigleder, Leonel Habigzang, Alfredo Reichert, Adão Steigleder, Alfredo Knewitz, Henrique Cassel, Oscar Fauth, Ferdinando Rauber, Adolfo Kehl, Henrique Habigzang, Waldemar Magalhães, Bernardo Hack, Francisco Catapeste, Leopoldo Kehl, Luiz Schueler, Roberto Rotmann, Afonso Merkel, Reynaldo Nonnenmacher, Hugo J. Schoeler, Theobaldo Willirich, Pedro Loeblein, Estanislau Mancuso, Alfredo Dresch, Arno Schweitzer, Albano Haubert, Arthur Kunz, Otto Ries, Paul Janh, Rudolfo Fleck e Carlos Schmitt Filho.

Desde o começo de suas atividades, o Foot-Ball Club Esperança possuiu um atuante departamento social, configurando um diferencial em relação aos outros clubes de futebol e até mesmo agremiações tradicionalmente sociais existentes em Hamburgo Velho, como a tradicional Sociedade Fröshin (atualmente Sociedade Aliança) e a Sociedade Ginástica de Hamburgo Velho.

A Sociedade Fröshin tinha como principal atividade o canto coral e a Sociedade Ginástica dedicava-se, entre outras modalidades, à prática da ginástica, da cultura física e do bolão.

O FBC Esperança também possuía, paralelamente ao seu departamento esportivo, uma atividade cultural relevante, sempre contando, em suas programações oferecidas aos sócios, com apresentações musicais e artísticas, em maior número até que nas outras agremiações sociais de Hamburgo Velho.

Nesse sentido, outro detalhe interessante da história do FBC Esperança foi o de, em toda a sua trajetória, nunca ter possuído sede social própria, mas, em 1942, inaugurado seu estádio, o “10 de Maio”.

As atividades sociais, como bailes de aniversários, debutantes, festas e casamentos, além de outros momentos de sociabilidade, passaram, então, a acontecer nas dependências da Sociedade Ginástica de Hamburgo Velho.

Rivalidade

O principal rival do FBC Esperança sempre foi o Esporte Clube Novo Hamburgo, na época conhecido como Esporte Clube Floriano devido a segunda guerra mundial, o clássico ficou conhecido como Flor-Esp.

 

FONTE: Wikipédia

FOTOS: Douglas Marcelo Rambor

 

A Associação Tresmaiense de Esportes (ATE) foi uma agremiação efêmera do Município Três de Maio (com uma população de 23.726 habitantes, segundo o Censo do IBGE/2010), localizado a 480 km da capital gaúcha. Fundado no dia 13 de Janeiro de 1992, graças a fusão entre duas equipes três-maienses: Botafogo Esporte Clube e Oriental Futebol Clube. A duração desta equipe não completou dois anos. Nesse curto espaço de tempo, o ATE disputou o Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão em duas edições: 1992 e 1993, realizando excelentes campanhas.

Alguns jogadores conhecidos defenderam suas cores, entre eles o atacante Pedro Verdum, ex-Seleção Brasileira, o goleiro Luciano ex-Santa Cruz, Pelotas, Santo Ângelo, e que no Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão de 1993, chegou a marcar um gol de pênalti, e Leandro Tinga (Gilnei Leandro da Rosa) que defendeu o São Paulo Futebol Clube (SP).

Foi lá também que um promissor técnico iniciou sua carreira, Nestor Simionato, ex-lateral de Grêmio, Pelotas, São Paulo de Rio Grande, Caxias, Figueirense e Atlético-PR. Nestor Simionato juntamente com Adenor Leonardo Bacchi – o Tite, travaram grandes batalhas na Segundona de 1993, Simionato pelo Tresmaiense e Tite pelo Veranópolis.

A Associação Tresmaiense de Esportes, parece ter nascido para não dar certo, pois a rivalidade estava exposta até mesmo em seu escudo onde além da sigla Botal, cores e distintivos ficaram separados ao meio, o verde do Oriental de um lado e o Preto do Botafogo de outro.

 

FONTE: Wikipédia

 

O Tamoio Futebol Clube foi uma agremiação da Cidade de Santo Ângelo (RS). O Tricolor (vermelho, azul e branco) foi Fundado no dia 1º de Julho de 1944, mandava os seus jogos no Estádio Assis Ramos Escobar, com capacidade para 6 mil espectadores.

Ao longo de quase três décadas de existência, o Tamoio foi Campeão do Campeonato Gaúcho da 2ª Divisão em 1960 e 1970 (quando venceu a Chave 4, uma vez que não havia finais). Na Elite do Futebol Gaúcho, o Tamoio participou de uma edição de 1971. Na Segundona foram oito participações: 1960, 1963, 1964, 1965, 1966, 1967, 1968 e 1970.

Fusão deu origem a Associação Esportiva Santo Ângelo (AESA)

Em assembléia realizada no dia 21 de abril de 1972, foi decidido fusão entre os clubes santo-angelenses: Tamoio e Grêmio Sportivo Santo-angelense, dando origem a Associação Esportiva Santo Ângelo (AESA).

Na época, o estádio do Tamoio tinha capacidade para 6 mil pessoas. Com a fusão, o objetivo era construir um estádio para abrigar 30 mil torcedores. O presidente do Conselho Deliberativo Irany Araújo dos Santos e o secretário Jorge Meneghetti comandaram a assembleia, que, formou a Comissão Pró-Fusão com Rolando Stümpfle, Clemente Bandeira, João Carlos Medeiros, Newton Furtado Fabrício, Assis Brasil Ramos Escobar, Celso Ritter e Armindo Bratz.

 Depois, o Esporte clube Santo Ângelo foi a fusão do Tamoio, Elite, Grêmio e a AESA,  em 02 de fevereiro de 1976. Dois anos depois (1978), foi extinto e a fusão desfeita. A SER Santo Ângelo foi a fusão do Tamoio, Elite e Grêmio,  em 26 de Setembro de 1989. Em 2011 mudou para AER Santo Ângelo, mas continua sendo conhecida como SER.

 

FONTES: Blog Times do RS – Jornal & Revista O Mensageiro  

FOTO:  Livro As Glórias do Futebol Santo-Angelense.

 

O Esporte Clube Sepé Tiarajú é uma agremiação do Município de Entre-Ijuís (RS). O clube Alvirrubro foi Fundado no dia 25 de Junho de 1961. O seu Estádio é o Arthur Thiel. O Sepé Tiarajú participou do Campeonato Gaúcho Amador de 1995 e 1997. O principal título foi o da Copa da Amizade, em 2011.

 

Aproveitando a bela novidade do amigo e membro Rosélio Basei, segue o escudo e mais o uniforme do Grêmio Atlético 9º Regimento de Infantaria (atual Grêmio Atlético Farroupilha), da Cidade de Pelotas (RS). O ‘Fantasma’ foi Fundado no dia 26 de Abril de 1926, existiu com essa nomenclatura até o dia 13 de Dezembro de 1941, quando atendendo à nova Lei Federal e em homenagem ao centenário da Revolução Farroupilha, alterou para Grêmio Atlético Farroupilha.

Atualmente a sua Sede fica localizada na Avenida Duque de Caxias, 837, no Bairro Fragata, em Pelotas; enquanto o seu Estádio é o General Nicolau Fico (Fragata), com capacidade para 8 mil pessoas (Fundado em 1926).

Breve Histórico

Participações no Campeonato Gaúcho da 1ª Divisão: 1934, 1935, 1943, 1959, 1961 a 1971, 1978 a 1980 e 2005, 2006;

Série B: 1997 e 1998;

Participações no Campeonato Gaúcho da 2ª Divisão: 1981,1982, 1984,1986 a 1996, 2002 a 2004; 3ª div: 1985, 1999 a 2001.

 

Títulos

Campeão Gaúcho 1935;

Campeão citadino em 1943 e 1959;

Campeão da sua chave da 2ª Divisão de 1974 (não havia finais)

 

FONTES: Wikipédia – Blog TimesdoRS

 

Olá amigos!

Estou há algum tempo sem postar, pois estou me dedicando ao meu perfil no facebook, RioGrande Escudos, que alguns aqui já conhecem, mas não pude deixar de compartilhar esta bela novidade, um escudo do Grêmio Atlético 9º Regimento de Infantaria desenhado a partir de um pin pelo amigo Guilherme Paravisi Machado.


Este recorte do jornal Diário Popular mostra a vitória do Regimento sobre o Grêmio, no segundo jogo da final do Campeonato Gaúcho de 1935.

O triunfo garantiu uma terceira partida, também vencida pelo tricolor pelotense, desta vez em Porto Alegre. O Fantasma conquistou o título estadual. Destaque na reportagem, de 20 de outubro de 1935, para o goleiro Brandão e o eterno Cardeal.


 

Corrigindo um erro histórico quanto à data de fundação do SCE Linha Brasil, até hoje estava sendo divulgada a data de 28/05/1955, porém o correto é 28/08/1955, informação confirmada com o SCE Linha Brasil. Seguem os escudos corrigidos. 

 


Foto do escudo atual tirado da camisa, onde podemos comprovar a data correta, o escudo está em preto devido à questões de serigrafia, mas as cores oficiais são somente o azul e branco.

 

Segue mais um escudo do Grêmio Esportivo Flamengo de Caxias do Sul, baseado na bandeira do clube. O detalhe mais interessante é que este é o único modelo em que a faixa diagonal começa descendo da esquerda para a direita.

 

Temos uma novidade na Segunda Divisão Gaúcha de 2015, trata-se do Barra FC de Porto Alegre, que vai mandar seus jogos no estádio Armindo Alzemiro Volkart do EC Mundo Novo de Três Coroas, segue o escudo que consta no site da FGF, um dos escudos mais horríveis que já vi, por enquanto não tenho mais informações sobre a equipe, pois o clube não tem site, face, nada…

FEDERAÇÃO GAÚCHA DE FUTEBOL CAMPEONATO GAÚCHO DA SEGUNDA DIVISÃO – EDIÇÃO 2015

Grupo A: Garibaldi – Palmeirense – Gaúcho – Marau – Sapucaiense

Grupo B: Farroupilha – Bagé – Guarany – 14 de Julho – Barra

 

 

Acrescentando a série de escudos de federações, segue mais um modelo da FDB, desenhado pelo amigo Sérgio.

 

O EC Estrela do Vale é o mais novo clube canoense, fundado em 03/07/2014, deverá disputar a Segunda Divisão Gaúcha que na prática é a Terceirona, o clube laranja e azul mandará seus jogos no Estádio da Ulbra. O clube está conversando com um patrocinador para viabilizar a participação no campeonato e ainda não está filiado a FGF, o que deve acontecer nos próximos dias. 

Sub 15

 

 

 

 

Encontrado mais um escudo do São José de Porto Alegre(RS)

Agradecimentos ao Douglas Rambor pelo envio do material e ao Sérgio Mello pelo desenho!

 

Encontrado mais um modelo de escudo do GE Flamengo de Caxias do Sul.

Agradecimentos ao Douglas Rambor pelo envio do material e Sérgio Mello pelo desenho

 

Escudo de transição do Grêmio Atlético 9º Regimento da Infantaria para Grêmio Atlético Farroupilha. O escudo ainda trazia o preto nas letras e contornos.

Agradecimentos ao amigo e pesquisador Douglas Rambor pelo envio do escudo.

 

Escudo usado pela seleção peruana na copa de 1930                                                                       

 

O Kamaradas’s FC em parceria com a AA Ponte Preta conquistou o Campeonato Gaúcho de Várzea ao vencer na final o SER Ipiranga de Uruguaiana pelo placar de 3×2, com o gol da vitória acontecendo no minuto final da partida que foi realizada no estádio da PUC em Porto Alegre.

 

 


 

O Football Club Canoense foi fundado em 21/03/1933, possuía forte ligação com a Aeronáutica, contando, em sua equipe e direção, com vários militares. Em 1942 foi campeão invicto do primeiro campeonato oficial de Canoas, o que lhe rendeu o direito de disputar a regional do Campeonato Gaúcho de Futebol. O Canoense ainda foi campão municipal em 1943, 1944 e 1946 e vice-campeão em 1945 e 1947.

 

 

Atenção: os dois escudos são azuis

Atualmente é um clube social e  chama-se Clube Cultural Canoense, possui equipes de futsal, sagrou-se tricampeão municipal na categoria master em 2013.

 

 


 

 

 

Nome: Grêmio Esportivo 11 Gaúcho

Cidade: Novo Hamburgo(RS)

Bairro: São Jorge

Fundação: 23/05/1957

Cores: Vermelho/Branco

Campo: do 11 Gaúcho

Situação: Amador ativo

Principal título: Campeão Municipal em 1984.

 

Olá amigos!

Segue mais um escudo antigo do Grêmio Sportivo Bagé retirada de uma flâmula da década de 50, enviado pelo amigo Douglas Marcelo Rambor e desenhado pelo amigo Sérgio Mello.

 

Nome: Bento Master

Cidade: Bento Gonçalves(RS)

Cores: Grená/Branco

Fundação: 2004

Situação: Amador ativo

Títulos: Campeão Gaúcho Master 50 em 2005 e 2010, Vice-campeão Gaúcho Master 50 en 2004, 2011, 2013 e 2014.

 

 

Todos os campeões do Campeonato Gaúcho Master 50

1999 – EC Paineira(Canoas)

2000 – não houve

2001 – Farroupilha(Farroupilha)

2002 – Soc Osvaldo Cruz(Novo Hamburgo)

2003 – GE Sapucaiense(Sapucaia do Sul)

A partir de 2004, organizados pela FGF (apesar do site da FGF não fazer nenhuma menção sobre este campeonato)

 Campeão                                                      Vice      

2004 – Grêmio FPBA(Porto Alegre)                Bento Master(Bento Gonçalves)

2005 – Bento Master(Bento Gonçalves)         GE Sapucaiense(Sapucaia do Sul)

2006 – SC Internacional(Porto Alegre)          GE Sapucaiense(Sapucaia do Sul)

2007 – C Esportivo BG(Bento Gonçalves)       SC Internacional(Porto Alegre)

2008 – C Esportivo BG(Bento Gonçalves)       SC Internacional(Porto Alegre)

2009 – C Esportivo BG(Bento Gonçalves)        CCE Vila Rosa(Dois Irmãos)

2010 – Bento Master(Bento Gonçalves)            Master Lajeado(Lajeado)

2011 – C Esportivo BG(Bento Gonçalves)          Bento Master(Bento Gonçalves)

2012 – EC São José(Porto Alegre)                        Frigosul FC(Canoas)

2013 – EC São José(Porto Alegre)                        Bento Master(Bento Gonçalves)

2014 – C Esportivo BG(Bento Gonçalves)           Bento Master(Bento Gonçalves)

 

 

 

Uma das mais tradicionais agremiações da várzea portoalegrense, a Associação Esportiva Roma, também conhecida como AS Roma ou simplesmente Roma, foi fundada em 12/07/1981, após reunião de diversos amigos que jogavam em diversos clubes, como todos eram fãs de Paulo Roberto Falcão e o mesmo havia ido jogar na Roma resolveram dar este nome ao clube em sua homenagem.

A AS Roma foi campeã municipal de veteranos em 2005 e 2010 e vice-campeã em 2008.

escudo antigo 

escudo atual 

 

Campeã Municipal de Veteranos em 2005


Campeã Municipal de Veteranos em 2010

 

Nome: Sociedade Assistencial dos Empregados da Fábrica de Móveis Florense

Cidade: Flores da Cunha(RS)

Fundação: 15/10/1968

Cores: Amarelo/Azul

Situação: Amador extinto


Funcionários da Fábrica de Móveis Florense fizeram um jogo de futebol para inaugurar o terno de camisas doado pela empresa em 1968. A partida foi realizada no antigo Estádio Municipal, hoje Homero Soldatelli. Na foto, estão Noemi Castellan, Leila, Luiz Dalsoglio, Valdeniar Zulian, José Guarese, Valdir Rosa, Pedro Costa, Dante Conz, Volmar Dalsoglio, Renato Dalsoglio, Agenor Bertokni, Sérgio Schiavenin, José Carlos Catafesta, Nabor Machado e Mário Costa. Fonte: www.oflorense.com.br 



© 2017 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha