Aqui no clube criamos um departamento de pesquisas históricas chamado DATATORO. O primeiro produto foi o Almanaque do Red Bull Brasil, lançado ano passado. Estamos agora finalizando um segundo livro que vai tratar dos campeonatos das divisões de baixo de 1918 a 1946.
Nestas pesquisas acabamos nos deparando com muitas coisas, mas esta me chamou a atenção pela sua, digamos assim, obviedade.

Em 1917 foi fundado o FootBall Club Flor do Ypiranga. O clube disputou os campeonatos de 2ª e 3ª Divisões da APEA de 1918 a 1922.
Em 1923, numa parceria com uma indústria do bairro o clube muda de nome e passa a se chamar Club Athlético Sílex. Até 1929, o Sílex disputa a 2ª e a 1ª Divisão da APEA além de ter “estagiado” na 1ª Divisão da LAF também em 1927.
Em 1931, nova mudança de nome e o clube passa a se chamar Clube Esportivo América (ou CSA), disputa a 1ª Divisão da APEA, vai mal e desaparece até 1941 quando disputas as divisões amadoras da FPF.

Vendo os escudos dos times fica óbvio, não é?

Fonte: DATATORO e arquivos K2 Editorial

 

Segue o escudo correto do Guarani de Ibiúna. Descobri sem querer aqui no CFA do Red Bull Brasil ao cruzar com um atleta que usava a camisa (bordô, por sinal). Coincidência, o pai dele é técnico do time. Além de tradicional na cidade, o Guarani de Ibiúna disputou o Campeonato do Interior da FPF em 1956, caindo na primeira fase.

 

Caros, esse é o novo escudo eque será utilizado em 2014 pelo clube da Alta Mogiana.
É engraçado pois o escudo original do Batatais era tão bonito (e singular) e quando resolveram mexer, criaram derivações estranhas. Os próprios responsáveis pelo clube devem estar insatisfeitos pois, nos últimos 5 anos, o escudo foi alterado 4 vezes.
Uma sugestão: que tal voltar para o bom e velho tradicional escudo?

 

Fonte: Campo de Ação, FPF

 

Amigos do blog, estamos fechando o Guia da Segunda Divisão 2013 e no que concerne a mudanças de escudos ou informações dos clubes apenas 4 detalhes. O Paulistinha de São Carlos retirou o “Tio Patinhas” que havia no centro do seu escudo, por questões de direitos autorais. O José Bonifácio oficializou esse novo desenho do escudo junto à FPF, apenas detalhes. Além disso, para confirmação, os dois novos clubes profissionais do Estado: Água Santa e Diadema, ambos da mesma cidade. Abs.

Fonte: FPF, Clubes, Campo de Ação.

 

 

Mais um participante da Copinha que teve seu escudo alterado esse ano.

Fonte:
FPF
Campo de Ação
Clube

 

Caros, para a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2013, resolvemos checar todos os clubes participantes para atualizar suas informações, nessas, alguns adicionaram estrelas, outros slogans e outros mudaram seus escudos oficiais.
Além do Guaicurus/MS, já publicado no blog, o Cruzeiro do DF também alterou seu escudo, conforme segue abaixo.

Fonte:
FPF
Campo de Ação
Clube/FBF

 

Caros, segue abaixo o escudo correto do Clube Esportivo Guaicurus do Mato Grosso do Sul. Na verdade, o clube teve ao menos três escudos desde sua aparição em 2008. O primeiro como GRESG (Grêmio Esportivo Guaicurus), o segundo, como uma foto de São Jorge sobre o cavalo e agora este, que foi enviado pela própria direção do clube para a oficialização de sua participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2013.
Para confirmar, acho que seria legal vermos sua camisa em um dos jogos que terá na sede de São Carlos.

Fonte: Clube, FFMS, Campo de Ação.

 

Mais duas equipes tiveram seus escudos alterados na Quarta Divisão de São Paulo. O Guariba EC, voltou a utilizar seu escudo tradicional, da década passada.
Já o CA Pirassununguense, são apenas mudanças estéticas ou como falamos em Marketing, padronização.

Fonte: Clubes, FPF e Campo de Ação.

© 2019 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha