Vídeo (um minuto e 33 segundos): https://www.youtube.com/watch?v=jXUx0zp4un4

FONTE: YouTube

 

Vídeo (7 minuto e 03 segundos): https://www.youtube.com/watch?v=ogpTWlre2v8

FONTE: YouTube

 

 

Vídeo (um minuto e 49 segundos): https://www.youtube.com/watch?v=q8ALnql2vmc

FONTE: YouTube

 

O novo livro de autoria do membro Celso Franco, tem como intuito resgatar e divulgar os resultados dos principais campeonatos de futebol, amadores e profissionais, realizados pelo interior do estado de São Paulo, desde o início do Século XX até os dias atuais, trazendo ainda informações – muitas inéditas – sobre os clubes pioneiros e a expansão do futebol em seus primeiros dias.

Razão do nome:A Rota das Bandeiras” faz alusão aos caminhos que levaram o futebol para o interior, após o início de sua prática na Capital no final do século XIX, e o trajeto inverso, citando as competições que permitiram que clubes de 11 camisas, criados em pequenas cidades, chegassem à elite do futebol bandeirante, transformando-se em grandes potências do futebol paulista e brasileiro.

 

O Livro – Formatado em tamanho A4, terá 220 páginas impressas em preto e branco.

Data prevista de lançamento 19/07 – Dia Nacional do Futebol.

A pré-venda acontece através do e-mail: ecmogianacps@bol.com.br. Garanta a seu !!!

 

FONTE: Celso Franco de Oliveira Filho

 

 

Mais um livro publicado para a coleção dos apaixonados pela história do futebol. Trata-se do “Almanaque do Comercial Futebol Clube”. Os interessados entrem em contato pelo e-mail: juliodiogo@litoral.com.br

 

Em um trabalho a quatro mãos, temos o prazer de anunciar o lançamento do Almanaque do Mixto Esporte Clube de Cuiabá-MT. Trabalho histórico e estatístico do clube mais tradicional do futebol matogrossense. Os interessados em adquirir um exemplar entrem em contato: juliodiogo@litoral.com.br

 

Finalmente chegou o dia !! Amanhã à gráfica estará entregando o livro para a venda !! Peço a todos que demonstraram interesse que enviem para meu e-mail nome e endereço completos para cálculo do frete. Pretendo na próxima semana estar enviando os exemplares. Meu e-mail: juliodiogo@litoral.com.br

 

Os textos do livro da Portuguesa Santista acabam de ser enviados para a gráfica. Serão sómente 100 exemplares, então irei fazer a lista de compra por ordem de chegada dos pedidos. O preço deve ficar em 50 reais mais as despesas de correios. Por ser uma tiragem pequena o custo do exemplar fica alto, mas infelizmente fiz sem patrocínio, na raça mesmo, para eternizar a história dos jogos da Briosa. Quem quiser já me envia uma mensagem inbox que já vou montando a lista.

 

FONTES: Livro da LARM – Marlon Krüger Compassi - Site oficial do Criciúma E.C.

 

FONTES: Livro da LARM – Marlon Krüger Compassi - Blog do Curioso

 

FONTES: Livro da LARM – Marlon Krüger Compassi

 

FONTES: Livro da LARM – Marlon Krüger Compassi

 

FONTES: Livro da LARM – Marlon Krüger Compassi

 

FONTES: Livro da LARM – Marlon Krüger Compassi

 

FONTES: Livro da LARM – Marlon Krüger Compassi

 

FONTES: Livro da LARM – Marlon Krüger Compassi

 

FONTES: Livro da LARM – Marlon Krüger Compassi

 

FONTES: Livro da LARM – Marlon Krüger Compassi

 

FUNDAÇÃO

A Sociedade Recreativa Mampituba surgiu do Mampituba Foot Ball Club, em 18 de maio de 1924. Liderado pelo jovem Abílio Paulo, um grupo de 52 pessoas de Criciúma e região se reuniu e assinou a ata de fundação. O nome “Mampituba” foi escolhido devido ao rio que faz divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que tem o mesmo nome.

No início, o futebol era a principal modalidade a ser praticada no clube, mas com o passar do tempo e o aumento do número de associados, novos esportes foram implantados. Além dos esportes, os bailes também contribuíram para aumentar a notoriedade do clube na região.

HISTÓRIA

Em quase nove décadas de história, a Sociedade Recreativa Mampituba tem muito a contar. Consagrado e reconhecido em todo o país, o clube segue em constante desenvolvimento e prima por oferecer sempre o melhor aos associados.

Em uma retrospectiva separada por décadas, contamos, portanto, uma parcela da grandiosa história da Sociedade Recreativa Mampituba, um clube para se viver!

DÉCADA DE 20

O Mampituba Foot Ball Club foi fundando dois anos antes de Criciúma se emancipar de Araranguá, em 1924. O objetivo, a princípio, era a prática de futebol, esporte que estava conquistando a admiração da sociedade.

A sede para a nova agremiação foi a mesma que era utilizada pela Sociedade Cooperativa Victória, localizada na rua Seis de Janeiro, onde até hoje funciona e sede administrativa do clube. Já o campo utilizado para os treinos do Mampituba Foot Ball Club situava-se onde atualmente fica o bairro Pio Corrêa, que posteriormente passou a pertencer ao Ouro Preto Futebol Clube.

DÉCADA DE 30

A principal característica da década de 30 foi o aumento significativo dos associados e das atividades desenvolvidas pelo Mampituba Foot Ball Club. Nesta década, o futebol já estava dividindo espaço com outras modalidades esportivas, e as promoções, como bailes, também já ganhavam fama.

A década de 30 foi uma época em que o Mampituba voou mais alto, inclusive com a construção da sede própria. Em dezembro de 1931 foram distribuídos os convites para a inauguração do prédio do Mampituba F.C., que aconteceu no dia 16 de janeiro de 1932.

Alguns anos depois, em 1937, o futebol perdeu forças e deixou de ser praticado pelos associados do clube. A decisão foi tomada devido a dois fatores: outras atividades estavam chamando a atenção dos associados e a modalidade estava ganhando aspectos mais profissionais, deixando de lado a sua característica de amadorismo. Também nesse período, outros clubes de futebol, semiprofissionais, estavam surgindo em Criciúma, como o Ouro Preto e o Atlético-Operário. No final da década de 30, os bailes de carnaval já faziam parte da programação anual do Mampituba.

DÉCADA DE 40

Mesmo tendo abandonado a prática do futebol em 1937, o clube manteve, até 1943, a denominação de Mampituba Foot Ball Club. Foi nessa data que o então presidente Addo Caldas Faraco fez uma assembleia geral extraordinária e, além de outras mudanças, estabeleceu o novo nome, usado até hoje: Sociedade Recreativa Mampituba.

 

FONTES: Livro da LARM – Marlon Krüger Compassi – Site do Mampituba (http://mampituba.com.br/historico/)

 

- Itaúna Atlético Clube

- Grêmio Esportivo Treviso

- Atlético Operário Futebol Clube

- Esporte Clube Comerciário

-  Grêmio Esportivo Barão do Rio Branco

- Ouro Preto Futebol Clube

-  Esporte Clube Boa Vista

-  Esporte Clube Metropol

– Esporte Clube Próspera

– Criciúma Esporte Clube

FONTES: Livro da LARM – Marlon Krüger Compassi

 

Prezados,

Aproveitando o gancho dos posts do Edu Cacella, informo que finalmente consegui tratar um arquivo que alguns aqui devem conhecer, que é o clubes_uf.pdf, um arquivo que estava disponível no site da CBF há alguns anos, mas foi retirado. Por anos, tentei tratá-lo e convertê-lo em texto.

Só hoje consegui um site para tratar esse arquivo. Assim, deixo-o aqui à disposição dos colegas para consulta.

Infelizmente, as informações são demasiado básicas: há apenas o nome completo do clube e seu código na CBF com a respectiva UF. Assim, não conseguimos saber exatamente de que cidade cada clube é, sobretudo nos casos de duplicidade de nomes. Ainda assim, acredito que esses arquivos poderão ser úteis.

Seguem os links:

clubes_uf.pdf

clubes_UF

Abraços a todos!

 

 

Consegui um exemplar do livro “A Saga do C.A.Y”, escrito por Natal Assad Saliba, que foi técnico de futebol, conselheiro e que ocupou vários cargos na diretoria do clube.

Escrito em forma de sinopse histórica, a obra traz fatos importantes, coletados das atas de reuniões de diretorias, revistas e jornais, que constituíram o Clube Atlético Ypiranga, como o embaixador da Colina Histórica.

Formado em Direito, o doutor Natal Assad Saliba faleceu na data de 14 de janeiro de 2010, aos 81 anos de idade.

Os oitenta e um anos vividos no bairro do Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo, tornaram o escritor grande conhecedor e historiador do bairro e da região.

 

 

Recebi um exemplar do livro FERROVIÁRIA EM CAMPO – BREVIÁRIO GRENÁ, escrito pelo nosso amigo Vicente Henrique Baroffaldi, e lançado por Pontes Editores.

Trata-se de uma edição atualizada daquela editada em 2010.

A obra contém pouco mais de 300 folhas, onde o autor expõe fatos marcantes da trajetória da gloriosa Associação Ferroviária de Esportes, de Araraquara, além de súmulas, títulos conquistados, resultados de jogos e fotos e fichas técnicas daqueles que, um dia, com orgulho e raça, defenderam o manto grená.

Parabéns ao Vicente Henrique Baroffaldi que, muito embora distante do blog, não se afastou do seu trabalho desenvolvido em prol do futebol, nos presenteando com mais essa pérola.

Sucesso Vicente!!!

Grande abraço do Toninho Sereno

 

PS – os interessados devem se dirigir ao autor através de seu endereço eletrônico: vicente.baroffaldi@gmail.com

 

Prezados amigos,

Por absoluta falta de espaço e interesse em me dedicar exclusivamente ao futebol nacional, estou disponibilizando para a venda em um bloco único, cerca de 500 livros e revistas de futebol de países do mundo inteiro.

Os interessados do blog ou que conheçam pessoas ou instituições que desejem adquirir este material, enviem mensagem para meu email pessoal (juliodiogo@litoral.com.br), para fazer propostas por este material.

Tenho a dizer que este acervo possui livros de países do mundo inteiro (Europa, América, Africa e Ásia/Oceânia) e de diversos anos. É realmente um acervo com milhões de informações e raridades que poucos possuem, são mais de 30 anos de procura e compras. Mas agora desejo me dedicar apenas ao nosso futebol nacional.

 

Amigos e apaixonados pela história de nosso futebol. Estou disponibilizando em e-book esta pequena obra chamada “ANUÁRIO DO FUTEBOL PAULISTA 1931″. É um pequeno trabalho de 31 páginas que contém todas as datas, resultados e classificações dos campeonatos organizados pela APEA em 1931 (Divisão Principal, 1ª Divisão, 2ª Divisão, Divisão Municipal e Divisão do Interior). Os interessados em adquirir este material entrem em contato (juliodiogo@litoral.com.br). O valor deste trabalho é de R$ 10,00. Em breve serão lançados outros anuários neste formato.

 

 

 

 

 

Meu amigo Diego Nardin, de Porto Alegre-RS, é colecionador de camisas de times de futebol.

As quatro camisas acima, que fazem parte da sua coleção,  pertencem a times que ele desconhece.

Gostaria de contar com o auxílio dos companheiros do blog, no sentido de poder identificá-las.

O Diego é historiador e possui vasto material sobre o Sport Club Internacional de Porto Alegre. Creio que ele seria uma boa aquisição para o blog.

Ele também possui grande quantidade de livros e revistas que tratam sobre o futebol, material que se encontra digitalizado e que ele está vendendo ou trocando por camisas de times de futebol.

Os interessados podem contatá-lo através do seu endereço eletrônico:

diegonardin@hotmail.com

 

 

 

 

 

 

Nestes últimos meses tive a grata e honrosa satisfação de incluir em meu acervo quatro livros sobre futebol.  Três deles já tiveram sua divulgação neste blog.  Trata-se do “Almanaque do Futebol Catarinense” de Emerson Gasperin e Zé Dassilva da editora 4-3-3 Produções, e dois do nosso querido amigo Vicente Henrique Baroffaldi, “O Alviceleste do Carmo” e “São Paulo Internacional”, ambos lançados pela editora Pontes. (Aguardo relançamento do “Ferroviária em Campo”).

E na semana passada, ao visitar a sede do Lausanne Paulista Futebol Clube, tive a grata surpresa de ser presenteado com uma edição do livro “A História do Tigre da Cantareira”,  lançado pela Ferrari Editora e Artes Gráficas.

Trata-se de uma edição histórica ilustrada, muito bem elaborada e conta a trajetória dessa grande agremiação da Zona Norte da Capital paulistana, quando de seus 75 anos de vida.

Fundado em 20 de março de 1927, o Lausanne Paulista Futebol Clube tem sua sede e estádio na Rua Maria Bandini Savoy, número 172, no bairro Lausane Paulista.

 

Livro: São Paulo Internacional (Capa)

SÃO PAULO INTERNACIONAL exalta as glórias do tricolor do Morumbi no cenário internacional, onde se mantém soberanamente na liderança dos clubes brasileiros, ostentando conquistas memoráveis e fazendo vibrar a sua grande torcida, a que mais cresceu neste país nos últimos tempos exatamente em função dessa condição de time vencedor.

O São Paulo é líder nacional em número de títulos internacionais em competições de caráter oficial. Em qualquer ranking de todos os tempos que se vê publicado na mídia esportiva, surge o clube das três cores como o número um do Brasil nas disputas globais.

É a saga são-paulina pelos estádios do mundo que o autor procura retratar e valorizar nesse trabalho, abarcando o período de 1930 a 2011.

Livro: São Paulo Internacional (Quarta capa)

SÃO PAULO INTERNACIONAL
AUTOR: VICENTE HENRIQUE BAROFFALDI
ISBN :  978-85-7113-388-4
ANO: 2012  �
PÁGINAS:  254
EDITORA PONTES
Contato: Vicente.baroffaldi@gmail.com

 

Aos amigos que apreciam o bom futebol vai aí uma dica. Acessem e assistiam diversos vídeos do Canal 100, além de fatos e fotos. É uma viagem no tempo com direito a imagem e som. Vale a pena conferir, seja para pesquisar quanto relembrar fatos marcantes!

Link: http://www.canal100.com.br/

 

Sinopse:
Ferroviária Em Campo é um estudo sobre os 60 anos de futebol da Ferroviária de Araraquara; um retrospecto da caminhada do clube ao longo de seis décadas. Enfoca fundamentalmente os dados estatísticos e demonstra que, não obstante as adversidades enfrentadas pelos clubes interioranos, a Ferroviária não apenas subsiste como também consegue ter números positivos em levantamentos que se faça nos cenários internacional, nacional e estadual. Sua história é expressiva, tendo sido contada com propriedade por catedráticos da qualidade de um prof. Antônio Jorge Moreira e de um dr. Luís Marcelo Inaco Cirino, nos quais o autor deste ensaio se inspirou para conduzir a sua pesquisa. A motivação maior é prestar uma homenagem à agremiação que tanto divulga o nome de Araraquara, bem como à sua apaixonada torcida. Quantas vezes a vibrante torcida da Ferrinha não terá ouvido, no transcurso desse tempo, nas transmissões das emissoras de rádio, emitida por empolgados locutores e repórteres de campo, a expressão Ferroviária em campo, e a partir daí se desencadeando fortes emoções?

Editora
Pontes Editores
Ano 2010 Páginas 219
ISBN 9788571133280

© 2017 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha