Eduardo Cacella

 

 

Umas das equipes mais tradicionais e carismáticas do futebol nigeriano,o Stationery Stores foi fundado em 1958 por Israel Adebayo, empresario do ramo de suprimentos do governo, foi campeão nacional em 1992, levantou 4 copas em 1967, 1968, 1982, 1990.Vice-campeã da Recopa Africana em 1992,  foi semifinalista da Copa dos Campeões Africanos em 1993.
Foi base da seleção olimpica nos Jogos da Cidade do Mexico em 1968, cedendo 9 dos 11 jogadores da equipe titular, teve em suas linhas nomes importantes do futebol local como Daniel Ajibode,Peter Fregene,Arthur Moses,Sanni,Abdul Sule, entre outros.

Entre 1973 e 1993 se manteve na elite do futebol nigeriano, caiu nesse mesmo ano, a partir daí militou na segunda divisão até 1998, logo a seguir  se iniciou uma disputa entre dois filhos do fundador da equipe pelo poder no clube isso durou toda a temporada, onde e equipe teve muita dificuldade de manter o nível profissional, ate mesmo de uniformes de jogo.

Devido a essa luta interna e familiar a equipe foi rebaixada ao nível amador em 1999.Em 2004 voltou a tentar o profissionalismo na segunda divisão mas não compareceu a muitas partidas sendo excluído da competição.
Em 2008 começou a ser feito um movimento com antigos jogadores para reviver o lendário time local, a primeira providência seria a participação nas competições oficiais em 2009 da federação nigeriana, mas isso também não foi a frente. A equipe atua no Onikan Stadium em Lagos com capacidade para 5.000 torcedores.Em 2012 nova tentativa e novo fracasso da volta do tradicional time de Lagos ao futebol profissional.Finalmente após comprar a franquia do Union Bank retornou a 2ºdivisão nacional na temporada de 2014, para alegria de seus fanáticos torcedores.

ESCUDOS

ESCUDO ATUAL                                 ESCUDO ANTIGO

 

FOTO DO TIME

FOTO DO ESTADIO

 

Fontes:wikipedia, Almanaque do Futebol Africano e fotos de arquivos pessoais

Protegido: CD VASCO DA GAMA

 04. Eduardo Cacella, Escudos  Digite sua senha para ver os comentários.
dez 022009
 

Este post está protegido por senha. Para vê-lo, digite sua senha abaixo:


 

Mais dois para os experts do blog, não sei se é novidade:

OPERARIO DE MURIAÉ
[img:operario_muria__.jpg,full,vazio]

POMBENSE
[img:Pombense.jpg,full,vazio]

 

A Guerra do Futebol (em espanhol: La guerra del fútbol) ou a Guerra das 100 horas (em espanhol: Guerra de las Cien Horas) foi um conflito armado entre El Salvador e Honduras que durou quatro dias (de 14 a 18 de julho de 1969).

Os dois países, que na época já demonstravam uma relação política instável, tiveram seus níveis de hostilidade aumentados drasticamente em junho de 1969, após uma série de três partidas de futebol entre as seleções das duas nações, que disputavam uma vaga para a Copa do Mundo de 1970. Durante as partidas (em especial a segunda, realizada em San Salvador), jogadores, torcedores e imigrantes nos dois países foram expulsos, perseguidos e assassinados, levando os dois países a romperem relações diplomáticas no fim do mesmo mês.

As partidas foram:

Placar Data Local da partida
Honduras 1 x 0 El Salvador 8 de junho de 1969 Tegucigalpa
El Salvador 3 x 0 Honduras 15 de junho de 1969 San Salvador
El Salvador 3 x 2 Honduras 27 de junho de 1969 Cidade do México

Em 8 de junho de 1969, em Tegucigalpa, Honduras venceu por 1 a 0, gol de Roberto Cardona, uma seleção de El Salvador prejudicada pelo barulho ensurdecedor na madrugada. Em El Salvador, a reação foi violenta, com protestos, quebra-quebra, e uma garota, Amelia Bolaños, se matou, revoltada com o tratamento dado pelos hondurenhos a sua seleção.

Como conta Agostino, o suicídio comoveu El Salvador e a chegada da seleção de Honduras ao país se tornou um inferno. Ovos podres, excremento e ratos mortos foram jogados contra o hotel onde estavam os hondurenhos e uma bandeira do país foi queimada na arquibancada. “A vitória dos ‘anfitriões’ por 3 a 0 levou o técnico de Honduras, Mario Griffin, a declarar graças a Deus porque seu time tinha perdido”.

Nas comemorações, dois hondurenhos foram mortos em El Salvador, enquanto em Honduras grupos paramilitares atacaram os salvadorenhos. Em 25 de junho, o governo de El Salvador acusou Honduras de genocídio e logo os países romperam relações diplomáticas e comerciais. Dois dias depois, em 27 de junho, as seleções se enfrentaram na Cidade do México, na partida decisiva. Após um 2 a 2 no tempo normal, El Salvador venceu por 3 a 2 na prorrogação, com gol de Rodriguez.

Os combates armados entre as forças militares nacionais iniciaram-se na manhã de 14 de julho, terminando sem vencedores apenas quatro dias depois, na noite do dia 18 de julho. A guerra foi solucionada após a intervenção da Organização dos Estados Americanos (OEA), que negociou o cessar-fogo. Apesar disso, mais de uma década se passou até que um tratado de paz definitivo fosse assinado.

Foram quase 2000 as baixas dessa guerra, na sua maioria civis.[2] As forças armadas envolvidas na guerra foram: por El Salvador 20.000 do exército e 1.000 da força aérea; por Honduras 12.000 do exército e 1.200 da força aérea.

FONTE:Wikipedia, www.esportefino.net,Vencer ou Morrer – Futebol, Geopolítica e Identidade Nacional, de Gilberto Agostino

 

Recebi esse pedido de ajuda quem puder e quiser este é o email:esporte@cay.com.br
Prezado Senhor,

Gostaria de obter a sua ajuda no que for possivel para levantar historias referentes ao Clube Atlético Ypiranga, no qual hoje eu coordeno a parte esportiva. O Clube Atlético Ypiranga já foi um grande clube no futebol paulista. Fundador da FPF. Contavam os mais velhos, que, entre todos os clubes que jogavam o futebol na cidade, o Ypiranga, era um dos únicos clubes de expressão que não eram associados a elite paulistana, e que, tiveram, por esse motivo, uma aceitação popular. Um dos orgulhos do time foi contar em sua equipe com Arthur Friedenreich, artilheiro emn 1917 e 1919. Quem também vestiu nossa camisa do clube foi o goleiro Barbosa, que defendeu o Brasil na Copa do Mundo de 1950. Em 1932, as agremiações Clube Atlético Independência do Ipiranga, Clube Atlético Sílex, Clube Esportivo América e o Nacional se juntaram ao Ypiranga, propiciando sua mudança para o bairro do Ipiranga, além da formação de uma de suas mais fortes equipes, que foi vice campeã paulista em 35 e 36. Em 59, quando foi rebaixado para a 2ª divisão, desativamos nosso departamento de futebol profissional.

Estamos pesquisando dados, fazendo pesquisas para elaborarmos um futuro livro. Gostariamos de saber se o Sr. Tem alguma materia ou dados referentes a nosso clube.

Desde já agradeço a atenção,

Prof. Alexandre Santiago

Departamento de Esportes / Clube Atlético Ypiranga

Site: www.cay.org.br

O CAY no twitter: www.twitter.com/ypiranga

2273.9922 ramal 214

 

Dúvida enviada pelo Marcio Javaroni que em breve retornará ao nosso convívio!Repasso aos especialistas em futebol paulista.

Há alguns anos, como você sabe, pesquiso a história do futebol de Ribeirão Preto para a publicação de um livro, que, digamos, já está bem adiantado e acabei deparando-me com um grande achado: um caderno, manuscrito, de um antigo diretor do Commercial FC (falecido, o material estava com seu filho), no qual ele anotava todos os resultados do clube, com as devidas escalações do alvinegro, de 1928 a 1936, ano em que o Commercial se fundiu com a Sociedade Recreativa.

Neste caderno, um dado me chamou muito a atenção: ele descreve os jogos “conhecidos” do Commercial no Paulistão de 1928 (Palestra Itália, Guarani, Portuguesa, Syrio e Corinthians). No entanto, são citados mais dois jogos, contra o Ypiranga e o Santos, o que daria a entender que o clube terminou a disputa do primeiro turno (pois completaria os sete jogos) antes de abandonar o torneio.
As únicas fontes conhecidas desse campeonato citam que o Commercial abandonou o torneio após o jogo contra o Corinthians, em 26/08, no entanto, o que justificaria uma partida contra o Santos após esse data? Até mesmo porque devemos levar em conta que a APEA proibia jogos de filiados contra não-filiados…

Partindo do pressuposto que todos os jogos pós-1930 estão corretos (a hemeroteca da cidade começa nesta data e, pelas minhas pesquisas, comparei todos os jogos e batem todas as informações), acho difícil o autor ter “inventado” esses dois jogos – um antes, Ypiranga, e outro depois do “tal” duelo contra o Corinthians.
Assim sendo, creio eu que o Commercial tenha completado esses sete jogos, abandonando o torneio talvez após algum determinando julgamento de fatos relativos ao jogo do Corinthians, mas não imediatamente após aquele jogo. Gostaria de ouvir a opinião de vcs a respeito.

Para dar maiores subsídios, os jogos que encontrei são os seguintes:

· Ypiranga 5 x 1 Commercial – 05/08/1928 – Local: São Paulo (SP)

COMMERCIAL: Jota – Tayan e Caty – Dominguinhos, Marquim e Carlito – Pedro, Maia, Eloy, Vespú e Marinho. Gol do CFC: Eloy

· Santos 4 x 3 Commercial – 09/09/1928 – Local: Santos (SP)

COMMERCIAL: Jota – Tayan e Caty – Dominguinhos, Catanduva e Carlito – Maia, Mingo, Waldomiro, Vespú e Marinho. Gols do CFC: Marinho e Vespú (2)

O jogo do Corinthians é citado no livro como tendo ocorrido no dia 26/08, com vitória do Commercial por 2 a 1, gols de Chapa e Maia. Particularmente, minha opinião é de que o clube disputou realmente todos esses jogos, mas depois foi julgado e punido por algo desse jogo contra o Corinthians, daí resolveu retirar-se do campeonato e da APEA, pedindo filiação à LAF.

Vale ressaltar que no mesmo caderno, em outubro, no dia 14, consta um jogo do Commercial contra a AA Palmeiras, na época filiada à LAF, o que comprova sua saída da APEA e entrada na Liga.

Protegido: ESCUDOS ANTIGOS-MEXICO

 04. Eduardo Cacella, Escudos  Digite sua senha para ver os comentários.
set 302009
 

Este post está protegido por senha. Para vê-lo, digite sua senha abaixo:


Protegido: Nova Série:Escudos Antigos

 04. Eduardo Cacella, O Mundo é uma Bola  Digite sua senha para ver os comentários.
set 232009
 

Este post está protegido por senha. Para vê-lo, digite sua senha abaixo:


 

[img:Maxaquene.jpg,full,centralizado]

A relação de Eusébio da Silva Ferreira com o Maxaquene é hoje muito pouco conhecida por muitos jovens moçambicanos, mas trata-se de um facto marcante na historia do clube e do desporto nacional e internacional, dada a dimensão que o atleta teve quando em 1960 se transferiu para o Sport Lisboa e Benfica, dai em diante brilhando também com a camisola da Selecção Nacional de futebol de Portugal e de que é agora seu embaixador para todos os escalões.Dados em nosso poder fixam o ano de 1958 como o da chegada de Eusébio ao então Sporting de Lourenço Marques, depois de ter sido rejeitado pelo vizinho Grupo Desportivo de Lourenço Marques, actual Grupo Desportivo de Maputo.No Sporting, Eusébio jogou durante somente duas temporadas no escalão de juniores, o que equivale a dizer que chegou ao Maxaquene quando tinha 16/17 ou 17/18 anos de idade, visto que quando se transferiu para o Benfica de Portugal tinha 18 anos.No Maxaquene, Eusébio aprimorou sozinho o seu potente remate com o pé direito, visto que, segundo contam figuras que conheceram o Rei ainda miúdo, por muitas vezes viram-no a pegar em três bolas e ensaiar remates de meio-campo para uma baliza sem guarda-redes.

A novela da sua transferencia e consequente desvio do seu destino do Sporting Clube de Portugal para o Sport Lisboa e Benfica é por demais conhecida, mas ressaltava-se que na noite do embarque para a capital portuguesa terá sido roubado por elementos do clube encarnado para embarcar no avião horas antes do check-in dos passageiros com destino a metrópole.Uma das maiores obras de que o Sporting de Lourenço Marques se beneficiou do dinheiro da transferencia de Eusébio para o Benfica foi a construção do Pavilhão dos Desportos, o mais importante de Moçambique e local das maiores memórias e conquistas do clube e do país, particularmente na modalidade de basquetebol.A história do Maxaquene12 de Junho de 2006

O Maxaquene foi fundado em 20 de Maio de 1920 com o nome de Sporting de Lourenço Marques, conforme alvará do Governo-Geral da Província de Moçambique, com a mesma data. Em 1975 tornou-se Sporting Clube de Maputo para em 1977 assumir a designação actual – Maxaquene.Entre Dezembro de 1981 e Fevereiro e 1982, o clube chamou-se Asas de Moçambique, voltando a ser Maxaquene após 3 meses como Asas.Entre 1982 e 1992 teve dois presidentes, ambos directores-gerais da LAM – o Comandante José Bacelar e o Eng José Viegas e em 1992 publicou-se a última edição do O Maxaca, o jornal do clube.O jornal destaca, à época, a entrada para treinador de Hilário da Conceição (ex-Sporting Clube de Portugal e de Lourenço Marques), a passagem de Nuro Americano a Director do Clube (depois de ter sido um guarda-redes excepcional), entrevista os basquetebolistas Simão Matavela e Aurélia Manave e reclama que Eusébio (o do Benfica de Lisboa) começou a jogar no Sporting de Lourenço Marques (o actual Maxaquene).

Fonte:desconhecida

Protegido: Escudos, continuamos a caça!!!

 04. Eduardo Cacella, Escudos  Digite sua senha para ver os comentários.
set 162009
 

Este post está protegido por senha. Para vê-lo, digite sua senha abaixo:


Protegido: Escudo diferente do CEA CLUBE!!!

 04. Eduardo Cacella, Amapá  Digite sua senha para ver os comentários.
set 102009
 

Este post está protegido por senha. Para vê-lo, digite sua senha abaixo:


 

Associação Atlética ANAPOLINA Anápolis 2009
ANÁPOLIS Futebol Clube Anápolis 2009
Associação Atlética APARECIDENSE Aparecida de Goiânia 2009
ATLÉTICO Clube GOIANIENSE Goiânia 2009
Clube Recreativo e Atlético Catalano – CRAC Catalão 2009
GOIÁS Esporte Clube Goiânia 2009
ITUMBIARA Esporte Clube Itumbiara 2009
Associação Esportiva JATAIENSE Jataí 2009
MINEIROS Esporte Clube Mineiros 2009
SANTA HELENA Esporte Clube Santa Helena de Goiás 2009
TRINDADE Atlético Clube Trindade 2009
VILA NOVA Futebol Clube Goiânia 2009
AGREMIAÇÃO ESPORTIVA CANEDENSE SENADOR CANEDO 2008
NOVO HORIZONTE FUTEBOL CLUBE IPAMERI 2008
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA RIOVERDENSE RIO VERDE 2007
GOIÂNIA ESPORTE CLUBE GOIÂNIA 2007
GOIATUBA ESPORTE CLUBE GOIATUBA 2006
GRÊMIO ESPORTIVO ANÁPOLIS ANÁPOLIS 2006
GRÊMIO ESPORTIVO INHUMENSE INHUMAS 2005
REAL CLUBE ITUMBIARA 2004
CALDAS ESPORTE CLUBE CALDAS NOVAS 2001
GOIANÉSIA ESPORTE CLUBE GOIANÉSIA 2001
UNIÃO ESPORTIVA INHUMAS INHUMAS 2001
APARECIDA FUTEBOL CLUBE APARECIDA DE GOIÂNIA 2000
MINAÇÚ ESPORTE CLUBE MINAÇÚ 2000
BOM JESUS ESPORTE CLUBE BOM JESUS 1999
AMÉRICA FUTEBOL CLUBE MORRINHOS 1997
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA APARECIDENSE APARECIDA DE GOIÂNIA 1997
ESPORTE CLUBE RIO VERDE RIO VERDE 1995
INHUMAS SPORT CLUB INHUMAS 1995
ITAPORANGA ESPORTE CLUBE ITAPORANGA 1995
LUZIÂNIA FUTEBOL CLUBE LUZIÂNIA 1995
URUAÇU FUTEBOL CLUBE URUAÇU 1995
ESPORTE CLUBE QUIRINÓPOLIS QUIRINÓPOLIS 1994
PIRACANJUBA ESPORTE CLUBE PIRACANJUBA 1994
PIRES DO RIO FUTEBOL CLUBE PIRES DO RIO 1994
CERES ESPORTE CLUBE CERES 1993
MONTE CRISTO ESPORTE CLUBE GOIÂNIA 1985
NACIONAL FUTEBOL CLUBE ITUMBIARA 1985
IPIRANGA ATLÉTICO CLUBE ANÁPOLIS 1978
INDEPENDENTE ESPORTE CLUBE GOIÁS VELHO 1974
CAMPINAS ESPORTE CLUBE GOIÂNIA 1972
GRÊMIO ESPORTIVO ANAPOLINO ANÁPOLIS 1971
SÃO LUÍS FUTEBOL CLUBE SÃO LUÍS DE MONTES BELOS 1970
BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE BURITI ALEGRE 1966
CLUBE ATLÉTICO FERROVIÁRIO GOIÂNIA 1965
SOCIEDADE ESPORTIVA RIACHUELO GOIÂNIA 1965
ASSOCIAÇÃO CAMPINEIRA DE ESPORTES GOIÂNIA 1963
BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE GOIÂNIA 1963
BURITI ESPORTE CLUBE BURITI ALEGRE 1963
SANTA RITA ESPORTE CLUBE GOIÂNIA 1963
SOCIEDADE ESPORTIVA VILA COIMBRA GOIÂNIA 1963
ESPORTE CLUBE GOIANÁS NOVA VENEZA 1959
SÍRIO LIBANÊS FUTEBOL CLUBE GOIÂNIA 1959
ASSOCIAÇÃO MARIANA DE ESPORTES GOIÂNIA 1957
SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE GOIÂNIA 1957
NOVA VILA FUTEBOL CLUBE GOIÂNIA 1956
UNIÃO ESPORTIVA COMERCIAL E INDUSTRIAL GOIÂNIA 1954
SÃO FRANCISCO ESPORTE CLUBE ANÁPOLIS 1953
FLAMENGO FUTEBOL CLUBE ANÁPOLIS 1951
ARAGUAIA FUTEBOL CLUBE GOIÂNIA 1950
UNIÃO ESPORTIVA OPERÁRIA ANÁPOLIS 1950
ASSOCIAÇÃO BANCÁRIA DE GOIÁS – ABG GOIÂNIA 1948
OPERÁRIO FUTEBOL CLUBE GOIÂNIA 1947

 

BACABAL Esporte Clube Bacabal 2009
IAPE Esporte Clube São Luís 2009
Sociedade IMPERATRIZ de Desportos Imperatriz 2009
ITINGA Esporte Clube Itinga do Maranhão 2009
JV LIDERAL Esporte Clube Imperatriz 2009
MARANHÃO Atlético Clube São Luís 2009
MOTO CLUB São Luís 2009
Sociedade Esportiva NACIONAL Santa Inês 2009
SAMPAIO CORRÊA Futebol Clube São Luís 2009
SÃO JOSÉ DE RIBAMAR Esporte Clube São José de Ribamar 2009
CHAPADINHA FUTEBOL CLUBE CHAPADINHA 2008
SANTA QUITÉRIA FUTEBOL CLUBE SANTA QUITÉRIA 2008
AMERICANO FUTEBOL CLUBE BACABAL 2007
COMERCIÁRIO FUTEBOL CLUBE SÃO LUÍS 2007
CLUBE ATLÉTICO BABAÇU VIANA 2006
SANTA LUZIA ESPORTE CLUBE SANTA LUZIA 2006
SOCIEDADE ESPORTIVA JUVENTUDE CAXIAS 2006
ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA CAXIENSE CAXIAS 2004
ESPORTE CLUBE VIANA VIANA 2004
SÃO BENTO ESPORTE CLUBE SÃO BENTO 2004
ESPORTE CLUBE FALCÃO SÃO LUÍS 2003
ESPORTE CLUBE BOA VONTADE SÃO LUÍS 2002
EXPRESSINHO FUTEBOL CLUBE SÃO LUÍS 2002
TOCANTINS ESPORTE CLUBE IMPERATRIZ 2002
AÇAILÂNDIA FUTEBOL CLUBE AÇAILÂNDIA 2000
FERROVIÁRIO ESPORTE CLUBE SÃO LUÍS 2000
SPORT CLUBE PINDARÉ PINDARÉ MIRIM 2000
CODÓ FUTEBOL CLUBE CODÓ 1996
COROATÁ FUTEBOL CLUBE COROATÁ 1996
DUQUE DE CAXIAS FUTEBOL CLUBE CAXIAS 1995
PORTO FRANCO ATLÉTICO CLUBE PORTO FRANCO 1994
SOCIEDADE ESPORTIVA CAXIENSE CAXIAS 1994
SOCIEDADE ESPORTIVA TUPAN SÃO LUÍS 1994
VITÓRIA DO MAR FUTEBOL CLUBE SÃO LUÍS 1994
PINHEIRO ATLÉTICO CLUBE PINHEIRO 1993
ESPORTE CLUBE COELHO NETO COELHO NETO 1992
ESPORTE CLUBE SÃO JOSÉ SÃO LUÍS 1983
AJAX FUTEBOL CLUBE PINDARÉ MIRIM 1980
CAXIAS FUTEBOL CLUBE CAXIAS 1978
GRAÇA ARANHA ESPORTE CLUBE SÃO LUÍS 1971
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA RENNER SÃO LUÍS 1968
ÍCARO ESPORTE CLUBE SÃO LUÍS 1968
ESPORTE CLUBE NACIONAL SÃO LUÍS 1965
BANGU ATLÉTICO CLUBE COROATÁ 1959
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA CAXIENSE CAXIAS 1959
BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE SÃO LUÍS 1959
GENERAL SAMPAIO FUTEBOL CLUBE SÃO LUÍS 1953
FLAMENGO ATLÉTICO CLUBE SÃO LUÍS 1953
GONÇALVES DIAS ESPORTE CLUBE SÃO LUÍS 1952
JUVENTUDE ESPORTE CLUBE SÃO LUÍS 1950
SANTA ISABEL ESPORTE CLUBE SÃO LUÍS 1949
TUPAN SPORT CLUB SÃO LUÍS 1949
VOLANTE ESPORTE CLUBE SÃO LUÍS 1949
AMÉRICA FUTEBOL CLUBE SÃO LUÍS 1944
SANTOS DUMONT FUTEBOL CLUBE SÃO LUÍS 1944
FABRIL ATLÉTICO CLUBE SÃO LUÍS 1943
SÃO CRISTÓVÃO FUTEBOL CLUBE SÃO LUÍS 1942
VERA CRUZ FUTEBOL CLUBE SÃO LUÍS 1941
AUTOMÓVEL ATHLETIC CLUB SÃO LUÍS 1940
ITARARÉ FOOTBALL CLUB SÃO LUÍS 1935
MONTIVIDEO FOOTBALL CLUB SÃO LUÍS 1935
RECIFE FOOTBALL CLUB SÃO LUÍS 1935
SPORT CLUB SYRIO BRASILEIRO SÃO LUÍS 1935
COMERCIAL SPORT CLUB SÃO LUÍS 1933
UNIÃO FOOTBALL CLUB SÃO LUÍS 1933
LIBERTADOR SPORT CLUB SÃO LUÍS 1931
TUPY SPORT CLUB SÃO LUÍS 1931
ANILENSE FOOTBALL CLUB SÃO LUÍS 1930
DIAMANTE NEGRO FOOTBALL CLUB SÃO LUÍS 1930
VASCO DA GAMA FUTEBOL CLUBE SÃO LUÍS 1928
BANGU FOOTBALL CLUB SÃO LUÍS 1928
GURUPI FOOTBALL CLUB SÃO LUÍS 1928
FENIX FOOTBALL CLUB SÃO LUÍS 1928
SPORT CLUBE LUSO BRASILEIRO SÃO LUÍS 1928
DUBLIN SPORT CLUB SÃO LUÍS 1926
GUARANY FOOTBALL CLUB SÃO LUÍS 1926
SANTA CRUZ FOOTBALL CLUB SÃO LUÍS 1925
GIMNASIUM FOOTBALL CLUB SÃO LUÍS 1924
SÃO LUÍS ATHLETIC CLUB SÃO LUÍS 1924
VIVEIROS ATHLETIC CLUB SÃO LUÍS 1924
FOOTBALL ATHLETIC CLUB SÃO LUÍS 1923
ONZE DO NORTE FOOTBALL CLUB SÃO LUÍS 1923
FABRIL ATHLETIC CLUB SÃO LUÍS 1920
BRASIL FOOTBALL CLUB SÃO LUÍS 1919
CAMBOENSE ATHLETIC CLUB SÃO LUÍS 1918
UNIÃO FOOTBALL CLUB SÃO LUÍS 1918
PAYSANDU DO MARANHÃO ATHLETIC CLUB SÃO LUÍS 1918

 

ARAGUAIA Atlético Clube Alto Araguaia 2009
BARRA DO GARÇAS Futebol Clube Barra do Garças 2009
CACERENSE Esporte Clube Cáceres 2009
CÁCERES Esporte Clube Cáceres 2009
Clube Atlético Recreativo Campoverdense — CRAC Campo Verde 2009
GRÊMIO Esportivo JACIARA Jaciara 2009
LUVERDENSE Esporte Clube Lucas do Rio Verde 2009
MIXTO Esporte Clube Cuiabá 2009
OPERÁRIO Futebol Clube Várzea Grande 2009
PALMEIRAS Esporte Clube Cuiabá 2009
RONDONÓPOLIS Esporte Clube Rondonópolis 2009
SINOP Futebol Clube Sinop 2009
SORRISO Esporte Clube Sorriso 2009
Sport Club TANGARÁ Tangará da Serra 2009
Sociedade Esportiva VILA AURORA Rondonópolis 2009
UNIÃO Esporte Clube Rondonópolis 2009
Sociedade AÇÃO Futebol Cuiabá 2008
Esporte Clube NOVA UBIRATÃ Nova Ubiratã 2008
NOVA XAVANTINA Esporte Clube Nova Xavantina 2008
PARECIS Sociedade Esportiva Campo Novo do Parecis 2008
PRIMAVERA Esporte Clube Primavera do Leste 2008
CUIABÁ ESPORTE CLUBE CUIABÁ 2007
SANTA CRUZ ESPORTE CLUBE BARRA DOS BUGRES 2007
BERGA ESPORTE CLUBE CUIABÁ 2005
ESPORTE CLUBE SÃO JOSÉ SÃO JOSÉ DO RIO CLARO 2005
SOCIEDADE ESPORTIVA E RECREATIVA JUVENTUDE PRIMAVERA DO LESTE 2005
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA SINOP SINOP 2004
CLUBE ATLÉTICO SORRISO SORRISO 2004
CLUBE ESPORTIVO OPERÁRIO VARZEAGRANDENSE VÁRZEA GRANDE 2004
ARSENAL FUTEBOL CLUBE SORRISO 2002
DIAMANTINO ESPORTE CLUBE DIAMANTINO 2002
MATO GROSSO 1999
PALMEIRAS FUTEBOL CLUBE BARRA DOS BUGRES 1999
ESPORTE CLUBE FLÓRIDA SÃO JOSÉ DO RIO CLARO 1996
TANGARÁ ESPORTE CLUBE TANGARÁ DA SERRA 199
UNIÃO GARIMPEIRA ESPORTE CLUBE NORTELÂNDIA 1995
UNIÃO ESPORTE CLUBE VERA 1994
ASSOCIAÇÃO ATLÉTOCA ALTA FLORESTA ALTA FLORESTA 1993
COLIDER ESPORTE CLUBE COLIDER 1993
GREMIO ESPORTIVO GABIROBENSE ALTO ARAGUAIA 1993
UNIÃO ESPORTE CLUBE JUARA 1993
ÁGUIA PEIXOTENSE ESPORTE CLUBE PEIXOTO DE AZEVEDO 1992
CLUBE ATLÉTICO DIAMANTINENSE DIAMANTINO 1992
MIRASSOL ESPORTE CLUBE MIRASSOL DO OESTE 1992
ESPORTE CLUBE INDEPENDENTE POXORÉO 1990
LITRÃO ESPORTE CLUBE TANGARÁ DA SERRA 1990
REAL COLIDER COLIDER 1990
SPORT CLUB INTERNACIONAL CUIABÁ 1989
VASCO DA GAMA FUTEBOL CLUBE TANGARÁ DA SERRA 1989
TUBARÃO FUTEBOL CLUBE RIO BRANCO 1988
CLUBE ATLÉTICO MATOGROSSENSE CUIABÁ 1987
TREMENDÃO FUTEBOL CLUBE CÁCERES 1983
HUMAITÁ FUTEBOL CLUBE CÁCERES 1980
SOCIEDADE ESPORTIVA INDUSTRIÁRIA CAMPO GRANDE 1977
SÃO CRISTÓVÃO ESPORTE CLUBE CUIABÁ 1971
REAL MADRID FUTEBOL CLUBE CUIABÁ 1970
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BOA VISTA CUIABÁ 1969
RIACHUELO ESPORTE CLUBE CUIABÁ 1969
ASSOCIAÇÃO DOS BANCÁRIOS CUIABÁ 1964
BARRO ALTO 1964
CARLOS CARNIZAN 1964
JARDIM 1964
SONAP 1964
AEROVIÁRIOS 1959
AMERICANO FUTEBOL CLUBE CUIABÁ 1959
CAMPINEIRO 1959
SANTO ANTÔNIO ESPORTE CLUBE SANTO ANTÔNIO DO LEVERGER 1959
XV DE NOVEMBRO CUIABÁ 1959
CAMPINAS CUIABÁ 1958
CRUZEIRO DO SUL CUIABÁ 1958
MOTO ESPORTE CLUBE CUIABÁ 1950
PAULISTANO FUTEBOL CLUBE CUIABÁ 1950
ESTADO NOVO ESPORTE CLUBE CUIABÁ 1943

 

AMÉRICA Futebol Clube Belo Horizonte 2009
Clube ATLÉTICO Mineiro Belo Horizonte 2009
CRUZEIRO Esporte Clube Belo Horizonte 2009
Esporte Clube DEMOCRATA Governador Valadares 2009
GUARANI Esporte Clube Divinópolis 2009
ITUIUTABA Esporte Clube Ituiutaba 2009
RIO BRANCO de Andradas Futebol Clube Andradas 2009
SOCIAL Futebol Clube Coronel Fabriciano 2009
TUPI Football Club Juiz de Fora 2009
UBERABA Sport Club Uberaba 2009
UBERLÂNDIA Esporte Clube Uberlândia 2009
VILLA NOVA Atlético Clube Nova Lima 2009
ESPORTE CLUBE DEMOCRATA GOVERNADOR VALADARES 2008
IPATINGA FUTEBOL CLUBE IPATINGA 2008
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA CALDENSE POÇOS DE CALDAS 2007
UNIÃO RECREATIVA DOS TRABALHADORES (URT) PATOS DE MINAS 2006
ESPORTE CLUBE MAMORÉ PATOS DE MINAS 2005
VALERIODOCE ESPORTE CLUBE ITABIRA 2005
CLUBE RIO BRANCO ANDRADAS 2004
NACIONAL FUTEBOL CLUBE UBERABA 2003
IPIRANGA FOOTBALL CLUB MANHUAÇU 2000
MONTES CLAROS FUTEBOL CLUBE MONTES CLAROS 1998
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PARAISENSE SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO 1996
COOPERATIVA MANCHESTER DE FUTEBOL JUIZ DE FORA 1995
ALFENENSE FUTEBOL CLUBE ALFENAS 1994
ATLÉTICO CLUBE TRÊS CORAÇÕES TRÊS CORAÇÕES 1994
CLUBE ATLÉTICO PATROCINENSE PATROCÍNIO 1994
ARAXÁ ESPORTE CLUBE ARAXÁ 1993
CLUBE ATLÉTICO JUVENTUS DIVINÓPOLIS 1993
FLAMENGO ESPORTE CLUBE VARGINHA 1993
TRESPONTANO ATLÉTICO CLUBE TRÊS PONTAS 1993
CLUBE ESPORTIVO DE FUTEBOL PASSOS 1992
POUSO ALEGRE FUTEBOL CLUBE POUSO ALEGRE 1992
ESPORTE CLUBE RIBEIRO JUNQUEIRA LEOPOLDINA 1991
FABRIL ESPORTE CLUBE LAVRAS 1991
MINAS ESPORTE CLUBE BOA ESPERANÇA 1988
XV DE NOVEMBRO FUTEBOL CLUBE UBERLÂNDIA 1986
SOCIEDADE ESPORTIVA GUAXUPÉ GUAXUPÉ 1981
ARAGUARI ATLÉTICO CLUBE ARAGUARI 1980
ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA ATENEU MONTES CLAROS 1980
NACIONAL ATLÉTICO CLUBE MURIAÉ 1980
SPORT CLUB JUIZ DE FORA JUIZ DE FORA 1980
ESAB ESPORTE CLUBE CONTAGEM 1977
ARSENAL FUTEBOL CLUBE FRUTAL 1976
ESPORTE CLUBE TREZE DE MAIO FRUTAL 1976
FLUMINENSE FUTEBOL CLUBE ARAGUARI 1976
SETE DE SETEMBRO FUTEBOL CLUBE BELO HORIZONTE 1976
UNIÃO TIJUCANA DE ESPORTES ITUIUTABA 1976
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA CASEMIRO DE ABREU MONTES CLAROS 1971
ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA E RECREATIVA USIPA IPATINGA 1969
FORMIGA ESPORTE CLUBE FORMIGA 1969
INDEPENDENTE ATLÉTICO CLUBE UBERABA 1969
VILA DO CARMO SPORT CLUB BARBACENA 1969
ESPORTE CLUBE RENASCENÇA BELO HORIZONTE 1966
ESPORTE CLUBE SIDERÚRGICA SABARÁ 1966
PEDRO LEOPOLDO FUTEBOL CLUBE PEDRO LEOPOLDO 1964
BELA VISTA FUTEBOL CLUBE SETE LAGOAS 1962
MERIDIONAL ESPORTE CLUBE CONSELHEIRO LAFAIETE 1961
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ASAS LAGOA SANTA 1957
METALUSINA SPORT CLUB BARÃO DE COCAIS 1957
AEROPORTO SPORT CLUB BELO HORIZONTE 1942
SOCIETÁ SPORTIVA PALESTRA ITÁLIA BELO HORIZONTE 1942
RETIRO SPORT CLUB NOVA LIMA 1937
TUPYNAMBÁS FUTEBOL CLUBE JUIZ DE FORA 1933
ALVES NOGUEIRA FOOTBALL CLUB SABARÁ 1932
FLUMINENSE FUTEBOL CLUBE BELO HORIZONTE 1932
GUARANY FUTEBOL CLUBE BELO HORIZONTE 1932
SANTA CRUZ FOOTBALL CLUB BELO HORIZONTE 1932
SPORT CLUB CALAFATE BELO HORIZONTE 1932
SPORT CLUB CARLOS PRATES BELO HORIZONTE 1932
PALMEIRAS FOOTBALL CLUBE BELO HORIZONTE 1930
SPORT SYRIO HORIZONTINO BELO HORIZONTE 1927
YALE ATHLETIC CLUB BELO HORIZONTE 1925
SPORT CLUB LUSITANO BELO HORIZONTE 1924
SPORT CLUB PROGRESSO BELO HORIZONTE 1922
SPORT CLUB CHRISTOVAM COLOMBO BELO HORIZONTE 1917
CLUB DE SPORTS HYGIENICOS BELO HORIZONTE 1916

 

[img:senaviraiense_ms.gif,full,centralizado]

A Sociedade Esportiva Naviraiense, disputou pela primeira vez um Campeonato Estadual de Profissionais no ano de 1.987 – tendo como Presidente o Advogado Mário Sérgio Rosa, Vice Teobaldo Karlinc e Diretor de Futebol Manoel Pulquério Garcia (Mane João). O time teve uma campanha invicta, até ás oitavas de final realizada no principio de Dezembro de 87. Em dois jogos inesquecíveis a SEN eliminou o CAP ( Clube Atlético Paranaibense). A CBF decidiu pela suspensão do Campeonato que entraria no período de festejos natalinos a fora. A federação adiou para o inicio de 88, a semi-final da Competição e o adversário era o Gianini de Costa Rica.

Houve muita polêmica, atraso na reapresentação e o campeonato voltou em Fevereiro. A SEN perdeu por 1 x 0 em Costa Rica e voltou a perder por igual placar, numa tarde chuvosa e que se transformou num clima “Fúnebre” – Gol de Luis Yamashita, no Segundo Tempo em um chute rasteiro de fora da área. Foi se o sonho do time comandado pelo Técnico Scarpelini chegar a primeira divisão.

No mesmo ano, já no segundo semestre, começou nova batalha. A Diretoria corrigindo erros da primeira incursão, substituiu a Comissão Técnica – Vieram o Técnico Carlos Sidreira (Copeu) velho conhecedor do Futebol Sul-Mato-Grossense e a maioria dos jogadores do Estado. Com ele o Preparador Físico Valdecir Roberto “Mandalho”. O time de Marcão, Paulinho, Mauri, Mauro, Sielmo, Serginho Gaúcho, Edílson, Siri, Jadilson, Reinaldo, Verde, Naldinho e Cia, sagrou se campeão invicto. A temporada de 89 foi conturbada com troca de Presidente no meio da disputa. Uma revolta de Jogadores e com apoio da Imprensa Esportiva (Soares e Silva Jr da Rádio Cultura) Teobaldo Karlinc foi elevado a função de Presidente com a renuncia de Mário Sérgio Rosa. A Semi final foi emocionante contra o Cassilandense (2 x 0 em casa e 2 x 1 fora) e a Final, já assegurada a vaga para a primeirona , disputada e vencida sem atropelos contra o Sidrolandia.

Em 90 com o Técnico Milton Buzetto, o time de Naviraí debutava na série principal do Sul-Mato-Grossense. A Campanha foi irreparável, o time praticamente não venceu nenhum jogo com mais de 2 gols de diferença. A única excessão foi o jogo contra o EASA de Ladário no Virotão por 3 x 0 (Um dos bandeiras foi Severino Ramos Florêncio 0 “Paraíba”). A velha tática da retranca que consagrara Buzetto desde os tempos de EC Corinthians prevalecia por aqui. Estréia contra o time que representava as cidades de Angélica e Ivinhema (ANGIVI) final 1 x 0 para SEN, gol do Tatuzinho Daniel aos 43 do 1º tempo. O time jogou com Bertosa, Luis Dias, Mauri, mauro e Tiquinho; Corina, Edílson (Sérgio Gaúcho) e Jadilson; Daniel, donizete e Marquinhos (Vicente). E já no primeiro ano chegou a final do campeonato, decidindo o título com o Ubiratan. A equipe tinha a melhor campanha, jogava por dois empates. Perdeu em Dourados por 1 x 0 e não saiu do 0 x 0 em casa. Esse jogo ficou na memória da torcida, pelo aparato de segurança trazido para Naviraí pela direção do Leão. Culparam o árbitro Marcos Augusto dos Santos, mas para mim ele foi perfeito. Teve atacante da SEN que errou gol em baixo da trave com o arqueiro Marola batido, um mês depois o referido centroavante já atuava pelo time de Dourados. Sem falar no volante qur jogava com tênis de Suíço (lembram) também amarelou. Perdemos um título que todos consideravam certo.

No ano seguinte, problemas políticos e também financeiros provocaram troca de diretoria. Saiu o grupo de Teobaldo karlinc, assumiu o pessoal da Administração Municipal. O presidente passou a ser o Secretário de Finanças da época João Alberto Giusfred. O time tinha Milton Brancaleão como diretor de Futebol. Foi uma das mais caras estruturas da história do Clube. De novo uma ótima campanha, com vitórias expressivas dentro e fora de casa. Os jogos mais marcantes para mi, foram 2 x 1 contra o Operário no Virotão com roubo e tudo praticado pelo Árbitro que home é meu amigo, por isso foi relevar e não repetir seu nome. Mesmo assim seu Antônio, o ponta Dário cobrou uma falta na gaveta de Paulão e não deu. O outro jogo foi em Paranaíba, ainda chamuscada pela rivalidade entre os times desde a segundona de 87, a SEN ganhou de 1 x 0 gol do ótimo ponta Cido. Com o Técnico João Paulo chegou a final com o Operário de Campo Grande. Uma final que não teve o jogo de volta em casa. Uma invasão de campo fez com que o Virotão fosse interditado. Entre os invasores estava o Pardal com uma cobra jararaca na mão. No Primeiro jogo derrota por 2 x 1 no Morenão e na volta nova derrota por 1 x 0 no Frédis Saldivar “Douradão”. Foi a segunda derrota seguida em final, talvez com um pouco de tristeza a menos porque infelizmente o futebol se misturava com paixões políticas e tinha muitos torcendo contra. Daquela campanha outra grandee lembrança foi a expressão, “ E ai meu Rei” deixada por Edson Moita o Zagueirão indicado pelo competente Médico Dr. Carlos Henrique.

Em 92, nova troca de Presidência. Mane João se torna politicamente ligado a Onevam e postula a Vice na chapa (Para Prefeito) do ex Presidente João Alberto Giusfred (Cabeça branca). Integrante da Assessoria de Imprensa de Onevam, Soares Filho é eleito Presidente e tinha como diretor de Futebol Antônio Marcelino (Gerente do Bamerindus). Como Técnico o consagrado Jogador Paquito (Manoel Martins Manso)e Manoelito como Preparador Físico. Com poucos recursos o time não passou da segunda fase. O resultado da eleição também colaborou. Era o inicio as fase pobre do futebol da SEM. 93 sem recursos o time se licencia do Estadual, para suprir a ausência o Dpto de Jornalismo e Esportes da Karandá promete a 1ª edição da Copa Karandá FM, repetida com sucesso no ano posterior.

No ano seguinte (94) na gestão Lukenczuk, novo Presidente – Elias Construtor, tendo Jaimir José da Silva como Vice e Carlos Talão Domingues (Diretor). Na diretoria ainda Elpidio Bressa como Tesoureiro, Soares Filho Supervisor e Paulo Sampaio, Secretário. A equipe começou com Minuca como técnico, Soares Filho foi interino após a demissão de Minuca, Almeida foi contratado e ficou só um mês e também foi demitido. Soares acabou o certame a frente do time, que a esta altura já não tinha mais presidente nem Vice. Diretores sem apoio abandonaram o Projeto. O Prefeito não cumpriu com o compromisso de apoio. Soares, Bressa e Paulo Sampaio conduziram o time em toda a segunda fase, sem dinheiro e com pouco apoio do comércio. O Futebol Profissional “Agonizava”. Desclassificado com a decepção do grupo trazido por Minuca de Xanxerê, o Naviraiense terminava no final de 2003, sua primeira etapa na história futebolística Sul-Mato-Grossense.

Em 2006, 12 anos depois o futebol voltou a ser motivo da alegria para a fanática massa local. Graças a insistência de Desportistas como Macedo, Zé Roberto e os ex craques Jadilson e Marcão. Apoiados pelo grande entusiasta o Vice Prefeito Ronaldo Botelho, fizeram ressurgir a emoção nas tardes de Domingo nos altos da Av. Dourados, estádio Virotão. O CEN vem até aqui, substituindo com toda galhardia a nossa inesquecível Sociedade Esportiva Naviraiense (SEN) do saudoso Manoel Pulquério Garcia, de Teobaldo, Mário Sérgio Rosa, Onofre Figueiredo, Carlinhos da Madeiral, Pescoço, Diogo da farmácia, Fernando Ramos, Pardal, Onivair e tantos, e tantos outros………………E a história prossegue.

Fonte: Gazeta MS

 

Design melhorado

[img:logo_nova_desenhada_afr_232x300.jpg,full,vazio][img:Kabur__.jpg,full,vazio]

Protegido: ESCUDO DIFERENTE!!!

 04. Eduardo Cacella, Tocantins  Digite sua senha para ver os comentários.
set 062009
 

Este post está protegido por senha. Para vê-lo, digite sua senha abaixo:


Protegido: Novo Escudo!!!

 04. Eduardo Cacella, Rio Grande do Sul  Digite sua senha para ver os comentários.
set 052009
 

Este post está protegido por senha. Para vê-lo, digite sua senha abaixo:


 

ESCUDOS E INFORMAÇÕES FALTANTES

São Francisco Futebol Clube Boa Vista 1975
Rio Branco Boa Vista 1964
Operário Boa Vista 1964
Flamengo Boa Vista 1961
São Paulo Boa Vista 1961

 

Baseado no trabalho realizado no Blog Parte 1, todos os clubes que jogaram a primeira divisão e o ultimo ano de participação

Clube ATLÉTICO Paranaense Curitiba 2009
CASCAVEL Clube Recreativo Cascavel 2009
CIANORTE Futebol Clube Cianorte 2009
CORITIBA Foot Ball Club Curitiba 2009
ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA RECREATIVA ENGENHEIRO BELTRÃO ENGENHEIRO BELTRÃO 2009
FOZ DO IGUAÇU Futebol Clube Foz do Iguaçu 2009
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA IGUAÇU UNIÃO DA VITÓRIA 2009
IRATY Sport Club Irati 2009
J. MALUCELLI Futebol S/A Curitiba 2009
LONDRINA Esporte Clube Londrina 2009
NACIONAL Atlético Clube Rolândia 2009
PARANÁ Clube Curitiba 2009
ATLÉTICO CLUBE PARANAVAÍ Paranavaí 2009
RIO BRANCO Sport Club Paranaguá 2009
TOLEDO Colônia Work Toledo 2009
ADAP GALO MARINGÁ FOOTBALL CLUB LTDA MARINGÁ 2008
ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA LONDRINENSE LONDRINA 2008
REAL BRASIL CLUB FUTEBOL LTDA SÃO JOSÉ DOS PINHAIS 2008
ROMA ESPORTE APUCARANA APUCARANA 2007
ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA ATLÉTICA DO PARANÁ ( ADAP) CAMPO MOURÃO 2006
FRANCISCO BELTRÃO FUTEBOL CLUBE FRANCISCO BELTRÃO 2006
SOCIEDADE UNIÃO ESPORTIVA MARINGÁ MARINGÁ 2006
UNIÃO BANDEIRANTE FUTEBOL CLUBE BANDEIRANTES 2006
CLUBE MALUTRON SÃO JOSÉ DOS PINHAIS 2005
IMPÉRIO TOLEDO DE FUTEBOL TOLEDO 2005
GRÊMIO MARINGÁ S/C MARINGÁ 2004
PRUDENTÓPOLIS ESPORTE CLUBE PRUDENTÓPOLIS 2004
PONTA GROSSA ESPORTE CLUBE PONTA GROSSA 2003
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA BATEL GUARAPUAVA 2000
APUCARANA ATLÉTICO CLUBE APUCARANA 1999
SOCIEDADE ESPORTIVA MATSUBARA CAMBARÁ 1999
CASCAVEL ESPORTE CLUBE CASCAVEL 1997
FOZ DO IGUAÇU ESPORTE CLUBE FOZ DO IGUAÇU 1997
MARINGÁ FUTEBOL CLUBE MARINGÁ 1997
MIXTO BORDÔ FUTEBOL CLUBE TELÊMACO BORBA 1997
SOCIEDADE ESPORTIVA IGUAÇU UNIÃO DA VITÓRIA 1997
SOCIEDADE ESPORTIVA PLATINENSE SANTO ANTONIO DA PLATINA 1997
TOLEDO ESPORTE CLUBE TOLEDO 1997
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ARAPONGAS ARAPONGAS 1996
CORONEL VIVIDA ESPORTE CLUBE CORONEL VIVIDA 1996
JANDAIA ESPORTE CLUBE JANDAIA DO SUL 1996
ESPORTE CLUBE COMERCIAL CORNÉLIO PROCÓPIO 1995
OPERÁRIO FERROVIÁRIO ESPORTE CLUBE PONTA GROSSA 1994
CARAMURU ESPORTE CLUBE CASTRO 1993
GRÊMIO ESPORTIVO E RECREATIVO GOIOERÊ GOIOERÊ 1993
IGUAÇU ESPORTE CLUBE UNIÃO DA VITÓRIA 1993
UMUARAMA FUTEBOL CLUBE UMUARAMA 1993
SPORT CLUB CAMPO MOURÃO CAMPO MOURÃO 1992
ESPORTE CLUBE IX DE JULHO CORNÉLIO PROCÓPIO 1991
MARINGÁ ATLÉTICO CLUBE MARINGÁ 1991
ARAPONGAS ESPORTE CLUBE ARAPONGAS 1990
COLORADO ESPORTE CLUBE CURITIBA 1989
PINHEIROS ESPORTE CLUBE CURITIBA 1989
CLUBE ESPORTIVO AGROCERES SANTO ANTÔNIO DA PLATINA 1980
CLUBE ESPORTIVO UNIÃO FRANCISCO BELTRÃO 1980
GUARAPUAVA ESPORTE CLUBE GUARAPUAVA 1980
CENTENÁRIO ESPORTE CLUBE CENTENÁRIO DO SUL 1979
ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA RECREATIVA MOURÃOENSE CAMPO MOURÃO 1977
RIO BRANCO SPORT CLUB PARANAGUÁ 1977
ASSOCIAÇÃO PONTAGROSSENSE DE DESPORTOS PONTAGROSSA 1973
CIANORTE ASSOCIAÇÃO FÍSICA E ESPORTES CIANORTE 1972
ASTORGA FUTEBOL CLUBE ASTORGA 1971
CAMBÉ ATLÉTICO CLUBE CAMBÉ 1971
CARAMURU ESPORTE CLUBE CASTRO 1971
CLUBE ATLÉTICO SELETO PARANAGUÁ 1971
ESPORTE CLUBE ÁGUA VERDE CURITIBA 1971
GREMIO ESPORTIVO DO OESTE GUARAPUAVA 1971
CLUBE ATLÉTICO FERROVIÁRIO CURITIBA 1970
CLUBE ATLÉTICO PRIMAVERA CURITIBA 1969
LONDRINA FUTEBOL E REGATAS LONDRINA 1969
PARANÁ ESPORTE CLUBE LONDRINA 1969
BRITÂNIA SPORT CLUB CURITIBA 1968
GRÊMIO ESPORTIVO E RECREATIVO APUCARANA APUCARANA 1968
SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE LONDRINA 1967
SOCIEDADE ESPORTIVA E RECREATIVA ARAPONGAS ARAPONGAS 1966
ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA JACAREZINHO JACAREZINHO 1965
CAMBARÁ ATLÉTICO CLUBE CAMBARÁ 1965
CLUBE ATLÉTICO UNIÃO OLÍMPICO IRATI 1965
ESTRELA DO NORTE FUTEBOL CLUBE IBIPORÃ 1965
GUARANI ESPORTE CLUBE PONTA GROSSA 1965
MANDAGUARI ESPORTE CLUBE MANDAGUARI 1965
PALESTRA ITÁLIA FUTEBOL CLUBE CURITIBA 1965
RIBEIRÃO CLARO FUTEBOL CLUBE RIBEIRÃO CLARO 1965
BLOCO ESPORTIVO MORGENAU CURITIBA 1964
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PINDORAMA SIQUEIRENSE SIQUEIRA CAMPOS 1964
BELA VISTA FUTEBOL CLUBE BELA VISTA DO PARAÍSO 1964
ESPORTE CLUBE XV DE NOVEMBRO COLOMBO 1964
VII DE SETEMBRO FUTEBOL CLUBE SANTO ANTÔNIO DA PLATINA 1964
CLUBE ATLÉTICO INDEPENDENTE MANDAGUAÇU 1963
CLUBE RECREATIVO SERTANEJA SERTANEJA 1963
ESPORTE CLUBE ANDIRAENSE ANDIRÁ 1963
SANTA MARIANA FUTEBOL CLUBE SANTA MARIANA 1963
SOCIEDADE DESPORTIVA URAÍ URAÍ 1963
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ARAUCÁRIA SANTO ANTÔNIO DA PLATINA 1962
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA CAMBARAENSE CAMBARÁ 1962
CARLÓPOLIS FUTEBOL CLUBE CARLÓPOLIS 1962
CLUBE ESPORTIVO E RECREATIVO OPERÁRIO CAMBARÁ 1962
CLUBE ESPORTIVO E RECREATIVO TAVORENSE JOAQUIM TÁVORA 1962
NOVA ESPERANÇA ESPORTE CLUBE NOVA ESPERANÇA 1962
CLUBE ATLÉTICO MONTE ALEGRE TELÊMACO BORBA 1956
CLUBE ATLÉTICO ESTIVA ANTONINA 1953
INTERNACIONAL ESPORTE CLUBE CAMPO LARGO 1953
IBAITI FUTEBOL CLUBE IBAITI 1953
JUVENTUS ESPORTE CLUBE UNIÃO DA VITÓRIA 1953
NAKASHI LONDRINA 1953
SOCIEDADE EDUCAÇÃO FÍSICA JUVENTUS CURITIBA 1951
SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS CURITIBA 1950
CLUBE ATLÉTICO COMERCIAL CURITIBA 1945
ESPORTE CLUBE BRASIL CURITIBA 1943
PARANAENSE FUTEBOL CLUBE CURITIBA 1942
SAVÓIA FUTEBOL CLUBE CURITIBA 1941
CLUBE ATLÉTICO FERROVIÁRIO CURITIBA 1940
PALESTRA ITÁLIA FUTEBOL CLUBE CURITIBA 1940
GUARANI REBOUÇAS 1938
IPIRANGA ANTONINA 1938
MATARAZZO ANTONINA 1937
NACIONAL ATLÉTICO CLUBE CURITIBA 1935
SOCIEDADE EDUCAÇÃO FÍSICA JUNAK CURITIBA 1935
OCEANIA PARANAGUÁ 1935
OLINDA ESPORTE CLUBE PONTA GROSSA 1935
NOVA RÚSSIA 1934
UNIÃO CAMPO ALEGRE PONTA GROSSA 1934
AMERICANO SPORT CLUB 1934
AQUIDABAN SPORT CLUB CURITIBA 1931
GUARANY SPORT CLUB CURITIBA 1931
PARANAENSE FUTEBOL CLUBE CURITIBA 1931
POTY SPORT CLUB CURITIBA 1931
BANGU FUTEBOL CLUBE CURITIBA 1929
PARANÁ SPORT CLUB CURITIBA 1925
UNIVERSAL FUTEBOL CLUBE CURITIBA 1925
INTERNACIONAL FUTEBOL CLUBE CURITIBA 1923
AMÉRICA FUTEBOL CLUBE CURITIBA 1922
ESPERANÇA FUTEBOL CLUBE CURITIBA 1922
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ACADÊMICA CURITIBA 1919
AMÉRICA-PARANÁ SPORT CLUB CURITIBA 1918
AMÉRICA FUTEBOL CLUBE PARANAGUÁ 1917
SAVÓIA-OPERÁRIO FUTEBOL CLUBE CURITIBA 1917
SPARTANO SPORT CLUB CURITIBA 1916
PARANAGUÁ FUTEBOL CLUBE PARANAGUÁ 1915

 


Baseado no trabalho realizado no Blog Parte 1, todos os clubes que jogaram a primeira divisão e o ultimo ano de participação

ÁGUIA DE MARABÁ FUTEBOL CLUBE MARABÁ 2009
CLUBE MUNICIPAL ANANINDEUA ANANINDEUA 2009
BRAGANTINO CLUBE DO PARÁ BRAGANÇA 2009
CASTANHAL ESPORTE CLUBE CASTANHAL 2009
PAYSANDU SPORT CLUB BELÉM 2009
PEDREIRA ESPORTE CLUBE MOSQUEIRO 2009
PINHEIRENSE ESPORTE CLUBE BELÉM 2009
CLUBE DO REMO BELÉM 2009
SÃO RAIMUNDO ESPORTE CLUBE SANTARÉM 2009
Sport Club Belém BELÉM 2009
Time Negra Carajás Clube BELÉM 2009
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA TIRADENTES BELÉM 2009
TUNA LUSO BRASILEIRA BELÉM 2009
CLUBE ATLÉTICO VILA RICA BELÉM 2009
ABAETÉ FUTEBOL CLUBE ABAETETUBA 2008
VÊNUS ATLÉTICO CLUBE ABAETETUBA 2008
IZABELENSE ATLÉTICO CLUBE SANTA IZABEL 2006
CARAJÁS ESPORTE CLUBE ICOARACI 2005
INDEPENDENTE ATLÉTICO CLUB MARAMBAIA 2005
SANTA ROSA ESPORTE CLUBE ICOARACI 2001
SÃO FRANCISCO FUTEBOL CLUBE SANTARÉM 2001
MARITUBA ESPORTE CLUBE MARITUBA 1994
ELO MARÍTIMO RECREATIVO CLUBE BELÉM 1990
ESPORTE CLUBE VILA NOVA CASTANHAL 1989
YAMADA CLUBE BELÉM 1987
ATLÉTICO LIBERATO DE CASTRO BELÉM 1980
ATLÉTICO RODOVIÁRIO ABAETETUBENSE ABAETETUBA 1978
ALTAMIRA ESPORTE CLUBE ALTAMIRA 1977
CLUBE MUNICIPAL JÚLIO CÉSAR BELÉM 1977
COMERCIAL FUTEBOL CLUBE BELÉM 1977
ESPORTE CLUBE INTERNACIONAL ALENQUER 1977
ESPORTE CLUBE SANTARÉM SANTARÉM 1977
SACRAMENTA ESPORTE CLUBE BELÉM 1977
CLUBE ATLÉTICO MARABÁ MARABÁ 1976
SPORTING CLUB DO PARÁ BELÉM 1976
GRÊMIO DESPORTIVO DOS COMBATENTES BELÉM 1973
BENEFICENTE AVANTE FUTEBOL CLUBE – SALVATERRA 1967
SOCIEDADE ATLÉTICA UNIÃO ESPORTIVA BELÉM 1963
ESPORTE CLUBE UNIÃO BELÉM 1962
BELENENSE ESPORTE CLUBE BELÉM 1960
ARMAZENADOR ESPORTE CLUBE BELÉM 1957
ASSOCIAÇÃO DOS EX-COMBATENTES DO BRASIL BELÉM 1954
AUTO CLUBE DO PARÁ BELÉM 1954
PAULISTA FUTEBOL CLUBE BELÉM 1951
TRANSVIÁRIO ESPORTE CLUBE BELÉM 1947
MARCO ESPORTE CLUBE BELÉM 1941
NACIONAL FUTEBOL CLUBE BELÉM 1940
UNIÃO SPORT CLUB BELÉM 1940
LUSO-BRASILEIRO BELÉM 1936
BRASIL ESPORTE CLUBE BELÉM 1934
ASSOCIAÇÃO DRAMÁTICA RECREATIVA E BENEFICENTE BELÉM 1932
GUARANI FUTEBOL CLUBE BELÉM 1932
LUSO SPORT CLUB BELÉM 1930
AMAZONAS BELÉM 1927
MAGUARI ESPORTE CLUBE BELÉM 1927
INDEPENDÊNCIA FUTEBOL CLUBE BELÉM 1925
PANTHER CLUBE BELÉM 1924
YOLE CLUBE BELÉM 1918
FENIX BELÉM 1917
ALIANÇA FUTEBOL CLUBE BELÉM 1916
BELÉM ESPORTE CLUBE BELÉM 1914
YPIRANGA ATLÉTICO CLUBE BELÉM 1914
INTERNACIONAL FUTEBOL CLUBE BELÉM 1913
NORTE CLUB BELÉM 1913
ROYAL CLUBE BELÉM 1910
SPORT CLUB DO PARÁ BELÉM 1908

 

Baseado no trabalho realizado no Blog Parte 1, todos os clubes que jogaram a primeira divisão e o ultimo ano de participação

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA CABENSE CABO DE SANTO AGOSTINHO 2009
CENTRAL SPORT CLUB CARUARU 2009
CLUBE NÁUTICO CAPIBARIBE RECIFE 2009
PETROLINA SOCIAL FUTEBOL CLUBE PETROLINA 2009
CLUBE ATLÉTICO DO PORTO CARUARU 2009
SALGUEIRO ATLÉTICO CLUBE SALGUEIRO 2009
SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE RECIFE 2009
SERRANO FUTEBOL CLUBE SERRA TALHADA 2009
SETE DE SETEMBRO ESPORTE CLUBE GARANHUNS 2009
SPORT CLUB DO RECIFE RECIFE 2009
Associação Acadêmica e Desportiva VITÓRIA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO 2009
SOCIEDADE ESPORTIVA YPIRANGA FUTEBOL CLUBE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE 2009
CENTRO ESPORTIVO LIMOEIRENSE LIMOEIRO 2008
VERA CRUZ FUTEBOL CLUBE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO 2008
BELO JARDIM FUTEBOL CLUBE BELO JARDIM 2007
ESTUDANTES SPORT CLUB TIMBAÚBA 2006
ITACURUBA SPORT CLUB ITACURUBA 2005
MANCHETE FUTEBOL CLUBE RECIFE 2005
ASSOCIAÇÃO GARANHUENSE DE ATLETISMO GARANHUNS 2004
RECIFE FUTEBOL CLUBE RECIFE 2004
SERRANO FUTEBOL CLUBE SURUBIM 2004
INTERCONTINENTAL FUTEBOL CLUBE RECIFE 2003
PRIMEIRO DE MAIO ESPORTE CLUBE PETROLINA 2003
FERROVIÁRIO ESPORTE CLUBE SERRA TALHADA 2002
ÍBIS SPORT CLUB RECIFE 2000
UNIBOL RECIFE 2000
FLAMENGO ESPORTE CLUBE ARCOVERDE 1999
SURUBIM FUTEBOL CLUBE SURUBIM 1999
AMÉRICA FUTEBOL CLUBE RECIFE 1998
DESTILARIA ESPORTE CLUBE CABO 1995
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA SANTO AMARO RECIFE 1993
CLUBE FERROVIÁRIO RECIFE 1993
PAULISTANO FUTEBOL CLUBE PAULISTA 1993
ATLÉTICO CLUBE CARUARU CARUARU 1992
ESPORTE CLUBE CARUARU CARUARU 1991
COMERCIAL ESPORTE CLUBE SERRA TALHADA 1981
ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA PITU VITÓRIA DE SANTO ANTÃO 1974
ASAS ESPORTE CLUBE RECIFE 1961
AUTO ESPORTE CLUBE RECIFE 1958
ESTUDANTES FUTEBOL CLUBE RECIFE 1958
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA GREAT WESTERN RECIFE 1954
MOINHO RECIFE FUTEBOL CLUBE RECIFE 1949
SPORT CLUB FLAMENGO RECIFE 1947
ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA DA COMPANHIA PORTELA RECIFE 1945
TRAMWAYS SPORT CLUB RECIFE 1941
TORRE SPORT CLUB RECIFE 1940
ÍRIS SPORT CLUB RECIFE 1938
CENTRO SPORTIVO DA ENCRUZILHADA RECIFE 1935
ATHENIENSE FOOTBALL CLUB RECIFE 1934
FLUMINENSE FOOTBALL CLUB RECIFE 1934
ISRAELITA SPORT CLUB RECIFE 1934
TUYUTY FORÇA ESPORTE CLUBE RECIFE 1934
VARZEANO SPORT CLUB RECIFE 1934
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA DO ARRUDA RECIFE 1931
EQUADOR FUTEBOL CLUBE RECIFE 1929
CLUB SPORTIVO PERNAMBUCANO RECIFE 1926
PEREZ FUTEBOL CLUBE RECIFE 1925
CENTRO SPORTIVO DO PERES RECIFE 1924
CASA FORTE FUTEBOL CLUBE RECIFE 1918
PAULISTA FOOTBALL CLUB RECIFE 1917
COLIGAÇÃO ESPORTIVA RECIFENSE RECIFE 1915

 

Baseado no trabalho realizado no Blog Parte 1, todos os clubes que jogaram a primeira divisão e o ultimo ano de participação

4 DE JULHO ESPORTE CLUBE PIRIPIRI 2009
BARRAS FUTEBOL CLUBE BARRAS 2009
CAIÇARA ESPORTE CLUBE CAMPO MAIOR 2009
COMERCIAL ATLÉTICO CLUBE CAMPO MAIOR 2009
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA CORI-SABBÁ FLORIANO 2009
ESPORTE CLUBE FLAMENGO TERESINA 2009
OEIRAS ATLÉTICO CLUBE OEIRAS 2009
PARNAHYBA SPORT CLUB PARNAÍBA 2009
PIAUÍ ESPORTE CLUBE TERESINA 2009
SOCIEDADE ESPORTIVA DE PICOS PICOS 2009
PRINCESA DO SUL FUTEBOL CLUBE FLORIANO 2009
RÍVER ATLÉTICO CLUBE TERESINA 2009
LUÍS CORREIA ESPORTE CLUBE LUÍS CORREIA 2006
PAYSANDU ESPORTE CLUBE PARNAÍBA 1999
SOCIEDADE ESPORTIVA TIRADENTES TERESINA 1995
AUTO ESPORTE CLUBE TERESINA 1994
BOTAFOGO ESPORTE CLUBE TERESINA 1977
FLUMINENSE ESPORTE CLUBE TERESINA 1977
FERROVIÁRIO ESPORTE CLUBE FLORIANO 1966
RIO NEGRO ESPORTE CLUBE TERESINA 1963
ARTÍSTICO FUTEBOL CLUBE TERESINA 1961
SANTA CRUZ ESPORTE CLUBE TERESINA 1960
COMERCIÁRIOS FUTEBOL CLUBE TERESINA 1959
CRUZEIRO ESPORTE CLUBE TERESINA 1956
SÍRIO BRASILEIRO FUTEBOL CLUBE TERESINA 1951
TERESINENSE FUTEBOL CLUBE TERESINA 1951
INDUSTRIAL ESPORTE CLUBE TERESINA 1949
AUTOMÓVEL TERESINA 1948
OS TERRÍVEIS TERESINA 1948
Artístico Futebol Clube TERESINA 1933
Militar Sport Club TERESINA 1932
Tiradentes Atlético Clube TERESINA 1928
Theresinense Atletico Clube TERESINA 1922
Palmeiras Futebol Clube TERESINA 1918
International Athletic Club PARNAÍBA 1928

 


Baseado no trabalho realizado no Blog Parte 1, todos os clubes que jogaram a primeira divisão e o ultimo ano de participação

ABC FUTEBOL CLUBE NATAL 2009
ALECRIM FUTEBOL CLUBE NATAL 2009
AMÉRICA FUTEBOL CLUBE NATAL 2009
ASSOCIAÇÃO SPORTIVA SOCIEDADE UNIDA(ASSU) ASSÚ 2009
ASSOCIAÇÃO CULTURAL ESPORTE CLUBE BARAÚNAS MOSSORÓ 2009
ATLETICO CLUBE CORÍNTIANS CAICÓ 2009
MACAU ATLETICO CLUBE MACAU 2009
ASSOCIAÇAO CULTURAL E DESPORTIVA POTIGUAR MOSSORÓ 2009
ASSOCIAÇÃO CULTURAL E DESPORTIVA POTYGUAR SERIDOENSE CURRAIS NOVOS 2009
Real S Independente Jardim de Piranhas 2009
SPORT CLUBE SANTA CRUZ SANTA CRUZ 2009
SÃO GONÇALO ESPORTE CLUBE SÃO GONÇALO DO AMARANTE 2009
POTIGUAR ESPORTE CLUBE PARNAMIRIM 2008
GUAMARÉ ESPORTE CLUBE GUAMARÉ 2007
CAICÓ ESPORTE CLUBE CAICÓ 2005
SOCIEDADE ESP. PAUFERRENSE PAU DOS FERROS 2005
VILA NOVA FUTEBOL CLUBE GUAMARÉ 2005
CLUBE ATLÉTICO PIRANHAS (CAP) JARDIM DE PIRANHAS 2004
CLUBE ATLETICO POTENGI NATAL 2004
SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE PARNAMIRIM 2001
AREIA BRANCA FUTEBOL CLUBE AREIA BRANCA 1998
CLUBE ESPORTIVO FORÇA E LUZ NATAL 1997
FLUMINENSE FUTEBOL CLUBE NATAL 1997
PARNAMIRIM FUTEBOL CLUBE PARNAMIRIM 1997
MOSSORÓ ESPORTE CLUBE MOSSORÓ 1996
ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA VALE DO AÇU IPANGUAÇU 1995
ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA EMSERV NATAL 1995
CURRAIS NOVOS ESPORTE CLUBE CURRAIS NOVOS 1995
VÊNUS ESPORTE CLUBE NATAL 1995
CLUBE ATLETICO POTIGUAR NATAL 1993
RIACHUELO ATLETICO CLUBE NATAL 1993
POTYGUAR SPORT CLUB CURRAIS NOVOS 1992
CLUBE FERROVIÁRIO DE NATAL NATAL 1988
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA COSERN NATAL 1971
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA MONTE CASTELO NATAL 1971
RACING SPORT CLUB NATAL 1969
SANTA CRUZ ESPORTE E CULTURA NATAL 1965
GLOBO ESPORTE CLUBE NATAL 1963
GRÊMIO FUTEBOL CLUBE NATAL 1957
ASAS ESPORTE CLUBE PARNAMIRIM 1956
SPORT CLUB UNIÃO PARNAMIRIM 1950
UNIÃO FUTEBOL CLUBE NATAL 1949
JUVENTUS ESPORTE CLUBE NATAL 1948
BAEPENDI FUTEBOL CLUBE NATAL 1943
FORÇA E LUZ SPORT CLUB NATAL 1941
PAISSANDU SPORT CLUB NATAL 1941
CENTRO ESPORTIVO NATALAENSE NATAL 1940
SPORT CLUB DE NATAL NATAL 1936
SPORT CLUB NATALENSE NATAL 1935
BAIXA VERDE SPORT CLUB NATAL 1934
CLUBE TUIUTY NATAL 1924
IPIRANGA FUTEBOL CLUBE NATAL 1921

 

Baseado no trabalho realizado no Blog Parte 1, todos os clubes que jogaram a primeira divisão e o ultimo ano de participação

Clube ESPORTIVO Bento Gonçalves Bento Gonçalves 2009
Esporte Clube AVENIDA Santa Cruz do Sul 2009
Esporte Clube INTERNACIONAL Santa Maria 2009
Esporte Clube JUVENTUDE Caxias do Sul 2009
Esporte Clube NOVO HAMBURGO Novo Hamburgo 2009
Esporte Clube SÃO JOSÉ Porto Alegre 2009
Esporte Clube SÃO LUIZ Ijuí 2009
Esporte Clube YPIRANGA Erechim 2009
Futebol Clube SANTA CRUZ Santa Cruz do Sul 2009
Grêmio Esportivo BRASIL Pelotas 2009
Grêmio Esportivo SAPUCAIENSE Sapucaia do Sul 2009
GRÊMIO Foot Ball Porto Alegrense Porto Alegre 2009
Sociedade Esportiva e Recreativa CAXIAS DO SUL Caxias do Sul 2009
Sport Club INTERNACIONAL Porto Alegre 2009
Sport Club ULBRA Canoas 2009
VERANÓPOLIS Esporte Clube Recreativo e Cultural Veranópolis 2009
CLUBE 15 DE NOVEMBRO CAMPO BOM 2008
GUARANY FUTEBOL CLUBE BAGÉ 2008
ESPORTE CLUBE GUARANI VENÂNCIO AIRES 2007
GRÊMIO ESPORTIVO GLÓRIA VACARIA 2007
GRÊMIO ESPORTIVO SÃO JOSÉ CACHOEIRA DO SUL 2007
SPORT CLUB GAÚCHO PASSO FUNDO 2007
ESPORTE CLUBE PASSO FUNDO PASSO FUNDO 2006
GRÊMIO ATLÉTICO FARROUPILHA PELOTAS 2006
SÃO GABRIEL FUTEBOL CLUBE SÃO GABRIEL 2005
SOCIEDADE ESPORTIVA E RECREATIVA SANTO ÂNGELO SANTO ÂNGELO 2004
ESPORTE CLUBE PALMEIRENSE PALMEIRA DAS MISSÕES 2003
SPORT CLUB SÃO PAULO RIO GRANDE 2002
CLUBE ESPORTIVO LAJEADENSE LAJEADO 1999
GRÊMIO ESPORTIVO BAGÉ BAGÉ 1999
GRÊMIO ESPORTIVO TAQUARIENSE TAQUARI 1999
GRÊMIO ESPORTIVO TORRENSE TÔRRES 1999
SOCIEDADE ESPORTIVA RECREATIVA E CULTURAL BRASIL FARROUPILHA 1999
SPORT CLUB RIO GRANDE RIO GRANDE 1999
GRÊMIO ATLÉTICO GUARANI GARIBALDI 1998
GRÊMIO DE FOOTBALL SANTANENSE SANTANA DO LIVRAMENTO 1998
SOCIEDADE ESPORTIVA SÃO BORJA SÃO BORJA 1997
CLUBE ATLÉTICO CARAZINHO CARAZINHO 1996
CLUBE ESPORTIVO AIMORÉ SÃO LEOPOLDO 1996
ESPORTE CLUBE 14 DE JULHO SANTANA DO LIVRAMENTO 1996
GREMIO ESPORTIVO PRATENSE NOVA PRATA 1996
SPORT CLUB GUARANY CRUZ ALTA 1995
SOCIEDADE ESPORTIVA E RECREATIVA DÍNAMO FUTEBOL CLUBE SANTA ROSA 1993
TABAJARA GUAÍBA FUTEBOL CLUBE GETÚLIO VARGAS 1993
ARMOUR FUTEBOL CLUBE SANTANA DO LIVRAMENTO 1981
CACHOEIRA FUTEBOL CLUBE CACHOEIRA DO SUL 1979
ESTRELA FUTEBOL CLUBE ESTRELA 1979
GRÊMIO ESPORTIVO E RECREATIVO 14 DE JULHO PASSO FUNDO 1979
RIOGRANDENSE FUTEBOL CLUBE SANTA MARIA 1979
ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA SANTO ÂNGELO SANTO ÂNGELO 1978
ESPORTE CLUBE CRUZEIRO PORTO ALEGRE 1978
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA ALEGRETE ALEGRETE 1976
ASSOCIAÇÃO SANTA ROSA DE ESPORTES SANTA ROSA 1976
CLUBE ATLÉTICO PRADENSE ANTÔNIO PRADO 1976
CLUBE ESPORTIVO E RECREATIVO ATLÂNTICO ERECHIM 1976
ESPORTE CLUBE FERROCARRIL URUGUAIANA 1976
SÁ VIANA FUTEBOL CLUBE URUGUAIANA 1976
SPORT CLUB INTERNACIONAL SÃO BORJA 1976
TUPY FUTEBOL CLUBE CRISSIUMAL 1976
ASSOCIAÇÃO CAXIAS DE FUTEBOL CAXIAS DO SUL 1975
FOOTBALL CLUB RIOGRANDENSE RIO GRANDE 1975
LAJEADO ASSOCIAÇÃO DE ESPORTES LAJEADO 1975
ESPORTE CLUBE ENCANTADO ENCANTADO 1974
FLUMINENSE FUTEBOL CLUBE SANTANA DO LIVRAMENTO 1973
GRÊMIO ESPORTIVO FLAMENGO CAXIAS DO SUL 1972
TAMOIO FUTEBOL CLUBE SANTO ÂNGELO 1972
ESPORTE CLUBE 14 DE JULHO PASSO FUNDO 1971
ESPORTE CLUBE FLORIANO NOVO HAMBURGO 1967
ESPORTE CLUBE NACIONAL CRUZ ALTA 1960
ESPORTE CLUBE CRUZEIRO SÃO GABRIEL 1959
GREMIO ESPORTIVO VERONESE CANOAS 1958
ESPORTE CLUBE URUGUAIANA URUGUAIANA 1957
GRÊMIO ESPORTIVO FORÇA E LUZ PORTO ALEGRE 1954
NACIONAL ATLÉTICO CLUBE PORTO ALEGRE 1954
GRÊMIO ESPORTIVO RENNER PORTO ALEGRE 1954
GRÊMIO ESPORTIVO ESPERANÇA NOVO HAMBURGO 1953
GUARANY FUTEBOL CLUBE CACHOEIRA DO SUL 1953
RIOGRANDENSE FUTEBOL CLUBE PASSO FUNDO 1941
BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE SÃO GABRIEL 1936
GRÊMIO ATLÉTICO 9º REGIMENTO PELOTAS 1935
GRÊMIO RIOGRANDENSE FUTEBOL CLUBE CRUZ ALTA 1934
UNIVERSAL FUTEBOL CLUBE QUARAÍ 1933
ESPORTE CLUBE XIV DE JULHO ITAQUI 1932
GUARANY FUTEBOL CLUBE ALEGRETE 1931
AMERICANO PORTO ALEGRE 1928
ESPORTE CLUBE NACIONAL SÃO LEOPOLDO 1928

 

Baseado no trabalho realizado no Blog Parte 1, todos os clubes que jogaram a primeira divisão e o ultimo ano de participação

ARIQUEMES Futebol Clube Ariquemes 2009
Esporte Clube ESPIGÃO Espigão d’Oeste 2009
Sport Club GENUS Rondoniense Porto Velho 2009
Associação Desportiva JARUENSE Jaru 2009
Clube Atlético PIMENTENSE Pimenta Bueno 2009
ROLIM DE MOURA Esporte Clube Rolim de Moura 2009
Sport Club SHALLON Porto Velho 2009
Vilhena Esporte Clube – VEC Vilhena 2009
Sport Clube ULBRA Ji-Paraná Ji-Paraná 2008
Sociedade Esportiva UNIÃO CACOALENSE Cacoal 2008
JI-PARANÁ Futebol Clube Ji-Paraná 2007
CRUZEIRO Esporte Clube Porto Velho 2005
GUAJARÁ Esporte Clube Guajará Mirim 2004
CFA – Clube de Futebol da Amazônia Porto Velho 2003
Associação Pinheiros Futebol Clube Rolim de Moura 2003
AJAX Futebol Clube Vilhena 2001
Sociedade Esportiva ARIQUEMES Ariquemes 2001
Grêmio Recreativo e Esportivo Espigão d’Oeste 2000
Jaru Futebol Clube Jaru 1999
Ouro Preto Esporte Clube Ouro Preto do Oeste 1999
Porto Velho Futebol Clube Porto Velho 1999
Esporte Clube Vila Nova Ji-Paraná 1997
Esporte Clube Operário Colorado d’Oeste 1995
Sociedade Esportiva Rondoniense Porto Velho 1995
Clube de Regatas Flamengo Porto Velho 1994
Sociedade Esportiva Palmares Porto Velho 1994
Associação Atlética Cerejeiras Cerejeiras 1993
Cacoal Esporte Clube Cacoal 1993
Esporte Clube Colorado Pimenta Bueno 1992
Esporte Clube Industrial Ouro Preto 1992
Santos Futebol Clube Jaru 1992
Clube Atlético Vilhenense Vilhena 1991
Ferroviário Atlético Clube Porto Velho 1991
Rio Branco Futebol Clube Ariquemes 1991
GUAJARÁ-MIRIM ESPORTE CLUBE GUAJARÁ-MIRIM 1989
MIXTO ESPORTE CLUBE PORTO VELHO 1985
SÃO DOMINGOS ESPORTE CLUBE PORTO VELHO 1983
BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE PORTO VELHO 1976
CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA PORTO VELHO 1976
ESPORTE CLUBE RONDÔNIA PORTO VELHO 1976
IPIRANGA ESPORTE CLUBE PORTO VELHO 1976

Protegido: Novidades na segundona de GO

 04. Eduardo Cacella, Goiás  Digite sua senha para ver os comentários.
ago 272009
 

Este post está protegido por senha. Para vê-lo, digite sua senha abaixo:


ago 252009
 

Este post está protegido por senha. Para vê-lo, digite sua senha abaixo:


Protegido: ESCUDO ATUAL DO EUNÁPOLIS

 04. Eduardo Cacella, Bahia, Escudos  Digite sua senha para ver os comentários.
ago 172009
 

Este post está protegido por senha. Para vê-lo, digite sua senha abaixo:


© 2017 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha