Roselio Luis Basei

 

Segue um presente do amigo e pesquisador Douglas Rambor para os amigos cariocas, ofício do Rio Foot-Ball Club fundado em 18/07/902.

 

No dia 18 de julho de 1909, o Grêmio goleava o Internacional pelo placar de 10 a 0. Além de marcar maior goleada da história do clássico, o jogo consagrou o atacante Edgar Booth, de origem inglesa. Com cinco gols marcados, foi o grande nome da partida. Até hoje, nenhum jogador repetiu esse feito.
Booth era o líder do time e considerado o técnico dentro de campo. Também foi destaque nos clássicos subsequentes, se tornando um tormento para o rival. Defendeu as cores do Grêmio de 1909 a 1913. Após deixar o futebol, mudou-se para o Uruguai, onde faleceu na década de 50. Pode ser considerado o primeiro “Homem Gre-Nal”. Há exatos 107 anos.

Fonte: Grêmio FBPA

 

Nome: Grêmio Esportivo Flamengo

Cidade: Santo Antônio da Patrulha(RS)

Fundação: 04/06/1958

Cores: Vermelho/Preto

Situação: Amador extinto

                                                                                       Agradecimentos ao Sérgio Mello pelo desenho 

 

 

Olá amigos!

Encontrado papel timbrado do Fuss-Ball Club Porto Alegre, como já sabido com as cores verde e branca, porém existe a seguinte nota num jornal da época: “Durante a Primeira Guerra Mundial, em 1916, o nome do clube foi mudado para Foot-Ball Club Porto Alegre. As cores também mudaram, trocando o alvi-negro original pelo alvi-verde. Em 1923, inaugurou o maior estádio de Porto Alegre na época: a Chácara das Camélias, que foi depois utilizado pelo Nacional (um clube de ferroviários).” Como podemos notar, este ofício é datado de 1913, ou seja, bem antes da referida nota o clube já era verde e branco. Se alguém tem alguma informação a mais esclarecendo sobre as possíveis cores preta e branca, por favor comentem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Acervo do Memorial da Sogipa

Desenho: Telmo Paravisi Machado

 

Finalmente divulgada a tabela oficial da Segunda Divisão Gaúcha(Terceirona), temos mais uma novidade o Esporte Clube Novo Horizonte de Esteio, resta saber onde o clube vai jogar, pois não existem estádios em condições na cidade de Esteio.

Anteriormente o APAFUT(Associação de Pais e Amigos do Futebol) que era de Caxias do Sul, mas representará Flores da Cunha havia anunciado sua participação na competição.

Chave A:

Apafut(Flores da Cunha)

Associação Nova Prata de Esportes(Nova Prata)

C Atlético Carazinho(Carazinho)

EC Novo Horizonte(Esteio)

SE São Borja(São Borja)

SC Gaúcho(Passo Fundo)

 

Chave B:

EC Igrejinha(Igrejinha)

GA Farroupilha(Pelotas)

GE Bagé(Bagé)

GE Sapucaiense(Sapucaia do Sul)

Guarany FC(Bagé)

SC Rio Grande(Rio Grande)

 

 

 

Olá amigos!

Há algum tempo vinha desconfiando deste escudo do Avenida de Santa Cruz do Sul, pois não via significado nas argolas, ou coisa parecida, que existe entre as letras E e C do escudo, este escudo apesar de estar no site do clube, não consta em nenhum documento ou camisa do clube, consegui a informação com um amigo de Santa Cruz do Sul, que trata-se de um erro gráfico e infelizmente foi espalhado na net. O escudo correto é o que consta na camisa(foto abaixo) onde tem uma bola estilizada. Sugiro que quem tenha o escudo das argolas que o exclua das suas coleções.

 

 

 

 

 

 

 

 

escudo correto, foto da camisa                                                     

 

 

 

 

 

 

              escudo errado 

 

Provavelmente os amigos já tenham, mas só para esclarecer, houve uma mudança no escudo do São Luiz de Ijuí, antes era grafado o “S” abreviado, com o registro da marca do clube em 2012, passou a ser escrito São, cfe. depto. de marketing do clube.

As cores do clube cfe.estatuto são o encarnado sanguíneo e o branco.

 

 

 

Olá amigos!

Estou há algum tempo sem postar, pois estou me dedicando ao meu perfil no facebook, RioGrande Escudos, que alguns aqui já conhecem, mas não pude deixar de compartilhar esta bela novidade, um escudo do Grêmio Atlético 9º Regimento de Infantaria desenhado a partir de um pin pelo amigo Guilherme Paravisi Machado.


Este recorte do jornal Diário Popular mostra a vitória do Regimento sobre o Grêmio, no segundo jogo da final do Campeonato Gaúcho de 1935.

O triunfo garantiu uma terceira partida, também vencida pelo tricolor pelotense, desta vez em Porto Alegre. O Fantasma conquistou o título estadual. Destaque na reportagem, de 20 de outubro de 1935, para o goleiro Brandão e o eterno Cardeal.


 

Corrigindo um erro histórico quanto à data de fundação do SCE Linha Brasil, até hoje estava sendo divulgada a data de 28/05/1955, porém o correto é 28/08/1955, informação confirmada com o SCE Linha Brasil. Seguem os escudos corrigidos. 

 


Foto do escudo atual tirado da camisa, onde podemos comprovar a data correta, o escudo está em preto devido à questões de serigrafia, mas as cores oficiais são somente o azul e branco.

 

Segue mais um escudo do Grêmio Esportivo Flamengo de Caxias do Sul, baseado na bandeira do clube. O detalhe mais interessante é que este é o único modelo em que a faixa diagonal começa descendo da esquerda para a direita.

© 2019 História do Futebol Suffusion theme by Sayontan Sinha